Ajuda escolha / recomendação máquina

rjafonso

Power Member
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina fotografica que filme decentemente em interior e "pouca luz" (festa aniverarios, uma ou outra musica num concreto, momentos do dia-a-dia - a limitacao de 30mnts em algumas máquinas nao é problema para mim). Esta necessidade surge porque minha maquina de filmar já não tem qualidade necessária. Além disso a minha RX100 Mk1 agora tem pó no sensor (ponto escuro na imagem). Pretendia idealmente uma maquina que fizesse a função destas duas.
  2. POR QUANTO: Até 1.500 ... se for necessário ir até 1600~1700 maximo para puder comprar também acessórios.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Todo tipo de foto mas que as fotos de interiores ou à noite fiquem decentes, retratos, paisagens, crianças em festas e no dia-a-dia
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Geralmente de dia, por vezes em interiore mas que tenha bom desempenho de noite e em interiores mal iluminados
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Entre aficionado e o entusiasta.
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Tenho RX100 com pó sensor, Tive Fujifilm 6500sf que tem erro focus, tenho Olympus e-400 DLSR com 2 lentes, tenho maquina filmar Sony SR90 ja ultrapassada e pretendia idealmente uma que fosse multifacetada e fizesse desde foto a videos.
  7. COMO É A TUA "REDE": Não aplicavél.
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja online.

Agradecia alguma ajuda e aconselhamento sendo que tenho algumas máquinas em mente.

A primeira é a Sony RX10 MK IV uma bridge tal como a minha antiga fujifilm finepix s6500fd e que adorava usar. Já tive algums máquinas e a 6500fd sem duvida deixa-me saudades.

Vi a Canon M50 (MkII) que está a valores interessantes e existem uns kits para video. Talvez optasse por kit de video com a 15-45 e comprava lente 55-200 à parte.

Vi também a Sony A6500 num pack com a 18-105.

Por fim a ZV-1 que é um produto interessante mas tenho reservas que me vá servir como desejo.

Minha prioridade é facilidade de utilização (bom focus, rápido) para não perder muitas fotos, boa qualidade fotografica, bom flash embutido. Depois a melhor qualidade de filmar possivél de preferencia 4K e que permita slow motion.

É importante que a bateria dure pelo menos para 50 fotos e que aguente os tais 30 minutos de video.

Também que tenha saidas de video e facilidade em ligar a TVs.

Estou algo inclinado para a RX 10 porém tenho nocão que existem alterantivas melhores e até mais em conta.

Que me recomendam?

Se puderem indicar alguma loja online (por msg privada) também agradeço.

Também aceito sugestoes de alternativas de outras maquinas ou até de uma maquina filmar "jeitosa" e em conta e parte fotografica fico com a olympus e-400. Quanto ao po no sensor da Rx100 se puderem recomedar algum reparador também agradeço.

Obg e continuacao boas festas.
 
Última edição:
Se queres algo bastante virado para o video, sugiro a Sony ZV-E10 com a lente Tamron 17-70mm f/2.8 Di III-A VC RXD para maior versatilidade. Se quiseres performances fantásticas em baixa luz, então sugiro optares por lentes prime (a Sigma tem várias f/1.4 muito boas). Uma sugestão para video e fotografia, é optares pela Sony A6400... não tão orientada para video, mas melhor para fotografia do que a ZV-E10.

A RX-10 é brutal, um tudo em um, mas para situações de pouca luz vai ser igual ou pior que a tua RX100.

Em alternativa, tens a Fuji X-S10 que também é uma boa opção tanto para video como foto. Não sugiro a Canon pois o futuro do sistema M é uma incógnita.
 
Obrigado miguelbarroso.

Não conhecia a A6400 que ja percebi nao ter estabilizador mas em compensação o ecran vira 180º e não tem limite de gravacao de video alem da bateria ser melhor.

Alguma recomendação de gimbal "em conta" para ajudar gravacao de video?

Quanto às lentes é sempre a questão mais dificil neste tipo de máquina e que nas bridges não se coloca.

Achei interessante um pack A6400 e lente Sony E 18-135mm F3.5-5.6 com OSS no valor 1150 euros. A lente é compacta e parece ser versatil para ter como lente unica porém julgo não ser tão luminosa quanto isso!

Entre este pack A6400+Sony E 18-135 e a RX 10 MK IV qual terá maior qualidade em fotos pouca luz?

Obg
 
A A6400 sem dúvida. O sensor é muito maior APS-C vs 1-inch da RX10

d3a365f6bfc11e79c33f677e7ad923b2.jpg


A grande vantagem da RX10 IV é a lente com distância focal equivalente a uma 24-600mm f/6.5-11. A 18-135 como é APS-C é equivalente a 28-200mm f/5.4-8.6) - tens aqui um artigo sobre "equivalencia". Como podes ver pelas aberturas equivalentes, o conjunto A6400+18-135 terá uma performance ligeiramente superior com pouca luz. Mas se lhe colocas por exemplo uma lente SIGMA 30mm F1.4 (equiv. a 45 f/2.1) a performance em baixa luz é estupidamente superior. Na RX10 nunca poderás melhorar aquilo que tens. Na 6400 para teres uma teleobjectiva equivalente aos 600mm, tens de investir num zoom do género da 100-400 (caríssima e enorme) ou pelo menos a 70-350 (mais compacta e mais barata)

Já tive esse conjunto (A6400+18-135) e é um combo muito porreiro. A isto junta depois uma prime com abertura 1.4 ou 1.8 com uma distância focal adequada ao que precisas, e tens um setup fantástico. Mas há inúmeras opções no mercado de lentes para a Sony - eventualmente poderá fazer mais sentido comprares com a lente de kit 16-50 e depois gastares dinheiro noutras lentes que te sirvam melhor - ou não. Isso irá depender muito dos usos que pretendas ter com a máquina.

Comparando ainda a A6400 com a ZV-E10, tens aqui um artigo que explica bem as diferenças. https://mirrorlesscomparison.com/sony-vs-sony/zv-e10-vs-a6400/

Quanto a uma gimbal porreira e não muito cara para usares com a A6400, desde que uses lentes até às 320gr (mais as 400gr da maquina - 720gr no total segundo o fabricante) a Zhiyun Crane M2 é uma boa escolha e económica (tens aqui uma review precisamente sobre o seu uso com a A6400, e outra que testa os limites da mesma: spoiler, aguenta mais do que 720gr)
 
Boa tarde,

Mais uma vez agradeço miguelbarroso pelas recomendações acima e pelo tempo dispendido.

Vou tentar conseguir o melhor preço possivél num pack 6400 e depois é como diz, vai se comprando uma ou outra lente ou acessorio.

Quanto a filtros, nunca comprei filtros, mas quais serão os básicos principalemnete para proteger lente e um anti-reflexos?

Obg
 
Eu ainda hoje fico um bocado dividido com a questão de "filtros de protecção" e pessoalmente não uso.
Conheço dois casos que deixaram cair a lente da altura da cintura, num partiu o elemento frontal, no outro o filtro estilhaçou e estragou o elemento frontal na mesma. Em ambos os casos acho que terem um pára-sol teria feito 10x mais para salvar a lente. Mesmo que parta, sempre absorve um bocado o impacto para os componentes internos e pode evitar que o vidro toque no chão.
Depois há a questão de perda de qualidade se o filtro não for bom. Meh.

Para reflexos tens os polarizadores circulares ou CPL. Não recomendo comprar barato porque muitas vezes afectam a qualidade de imagem, particularmente as cores (podem ficar magenta ou amareladas). Eu optei por um Marumi Super Digital, pareceu-me dos melhores em qualidade/preço.
 
Eu tenho sempre os filtros colocados, e só os tiro em estúdio. Já me valeram pela protecção. Uma vez um dos meus sacos caiu dum armário a cerca de 1 metro de altura, com a 70-200 f/2.8 no interior...e amassou o filtro, em vez de amassar a zona frontal da objectiva. Tirei-o com a ajuda dum alicate e "assunto resolvido". A objectiva não cabe dentro do saco com o pára-sol virado para fora, portanto não podia fazer mais do que já estava a fazer.

Para UV e CPL sempre comprei Hoya, e continuo a comprar quando surge a necessidade.

E sim...mais um voto para a a6400.
 
Tenho a mesma opinião do @Rui Marto , não uso filtros de "proteção", e uso sempre para-sol (até com as lentes dentro do saco, só a 70-180 quando não está na máquina é que tem o para-sol virado para dentro, mas aí coloco sempre a tampa)
 
Back
Topo