Ajuda: Garantia em caso de reparação portátil Insys (

zexzen

Power Member
Boas malta,

Preciso de ajuda.

Em setembro de 2022 o meu filho recebeu da escola um computador portátil marca INSYS 14p GW1-W149.

Na última semana de aulas antes das férias de verão de 2023, entregou o computador à escola devido a não carregar.

Hoje recebo este seguinte email da DT:

"
informação vinda da escola:
O orçamento em anexo refere-se ao computador do aluno xxxxxxxx. O ano passado deixou para arranjar porque não carregava e houve troca de carregadores que não resolveu o problema. Quando levantaram o computador para diagnóstico, repararam que havia um dano físico na porta (img1 e img2 em anexo).
Este ano, ao repararmos que não tínhamos informações da assistência,pedimos informações e enviaram o orçamento para a reparação (orçamento em anexo).
Precisamos saber a resposta do EE para darmos resposta. A reparação não tem garantia, por isso, o aluno se preferir pode arranjar fora.
Da parte da assistência recebemos o seguinte email:

Exmos. Senhores,
Segue em anexo o orçamento para o RMA – TTxxxxxx, mencionado em assunto, para V/ adjudicação, tendo este uma validade de 30 dias.
Relembramos que em caso de recusa do orçamento, terá um custo no valor de 30€ (1)
Caso seja para emitir a fatura em nome do EE, informamos que deverá de indicar ao Diretor de Turma, os dados abaixo:
Caso os dados do EE não sejam indicados atempadamente, informamos que não será possivel proceder à alteração dos dados de faturação.
NIF:

Nome:

Morada:

Contacto:



(1) Taxa de recusa de Orçamento não aplicável à Fase 2.



Com os melhores cumprimentos,



Diogo Pereira

Suporte Técnico INSYS



***** S. A. - www.*****.pt"


Resumindo:
- Não repararam a não conformidade.
- Porta USB danificada (material barato). A meu ver, se o material se desgasta antes dos 3 anos -como se pode ver nas imagens, por ser material de fraca qualidade, o mesmo não terá que ser garantido o seu funcionamento pelo período legal de 3 anos? Sendo uma porta USB, é natural que conecte periféricos para o efeito

- Não repararam nem assumem a falha: defeito do produto ao não carregar.

Sempre teve o máximo cuidado com o equipamento.

- A porta USB NADA tem a ver com o carregamento, pois este é efetuado na respectiva entrada (ao lado da porta usb).

- Ainda para mais, querem que pague 181,95€ de reparação!


S806152 NB MotherBoard p/ GW1-W149 1 105.35 23.0 105.35

S806159 NB Frame Bottom D-Cover p/ GW1-W149 1 14.12 23.0 14.12

120001 ServiÁo - Assist. TÈcnica-M‰o Obra-1hora 1 28.46 23.0 28.46

============================================= ================================================
| INCIDENCIA IVA | IVA | | | VALOR ILIQUIDO | 147.93 |

|------------------|-----|------------------| | DESCONTO PARCIAL | 0.00 |
| | | | |------------------------|---------------------|

| | | | | SUBTOTAL | 147.93 |
| 147.93 | 23.0| | | VALOR DO IVA | 34.02 |
| | | | | V A L O R T O T A L | 181.95 |



Tenho direito a reclamação?
Obrigado
vBChAEn.jpg

aQvgv9I.jpg

6b4nqKV.jpeg
 
Aqui a questão não será se o material é de boa ou má qualidade. Se não houver cuidado, as portas USB podem partir (vê-se isso em todo o tipo de portateis e não só). Se houver cuidado, elas nao partem.
Quanto à questão de não ligar e orçamentarem uma nova board é que é estranho. Provavelmente poder ser apenas um conector partido e isso substitui-se, não a board toda.
De certeza que haverá lojas que reparam isso, fora da *****.
 
@Larbac Obrigado pela resposta.

Em relação às portas usb, elas são de má qualidade. Mal soldadas e mau material.
"Se houver cuidado, elas nao partem." - Conforme referi, ele sempre teve cuidado com o portátil. Repara, tenho lá por casa um Acer de 2010 e... as portas funcionam (funcionavam porque entregou a alma ao criador, mas aguentou até 2022...portas usb idem!) e como comparação posso assegurar que tiveram MUITO mas muito mais uso do que este Insys. A porta usb do Insys era unicamente para ligar o rato... Ora se nem para ligar essas "meia dúzia" de vezes ela aguenta, coitadinho do material.

A minha dúvida é eles não repararem a avaria, pois não carrega - e tentarem imputar no utilizador (o computador é do estado) e sim, assinei um termo de responsabiidade - uma troca da board por causa da "porta usb"?!

Cá para mim, deve haver por aí muito aluno com problemas similares: portas usb que "descolam", portátil que deixa de carregar, etc., e a responsabilidade passa para o encarregado de educação que estupidamente assinou um documento por material fraco e propenso a avarias. Avarias essas imputadas ao EE...

Deveriam sim, soldar a porta usb e reparar a falha do carregamento. A garantia serve para isso ou não? Agora, reparar como se a culpa de não carregar fosse deste lado e espetar com uma conta absurda... Ainda não passaram os 3 anos da garantia. Ou estarei errado?

Infelizmente, teve que usar aquele portátil. Ficou sem o poder utilizar até o fim do ano letivo.
Agora já tem outro (comprado por nós) e em caso de avaria: garantia. Isto se for falha do hardware e não de má utilização.
 
Duvido que em alguma garantia de portátil soldem portas USB ou de carregamento. Tenho um Lenovo que tb tinha problemas de carregamento e trocaram a board por isso.
É o normal hoje em dia.

O que não é normal é não repararem a falha de carregamento, isso tem que reparar, mesmo que tenham que trocar a board, isso ja é com eles
 
O problemas das garantias é que se eles quiserem dizer que foi mau uso, as garantias nao cobrem isso...
Mas no teu caso, poderiam era orçamentar uma substituição de conector ou coisa parecida (claro que sem ver não posso afirmar 100% que seja apenas isso). Mas esses gajos vão sempre pela forma mais simples: troca material e cobra ao cliente.
 
Pela foto, o metal da porta amassado e o plástico em falta que está por cima, dá a entender que a falha não foi por andar a introduzir o cabo mas algum impacto que tenha sofrido..
 
Boas
Vou-vos contar umas quantas historias de quem tem lidado de perto com as situaçoes dos portateis do Projeto Escola Digital. Trabalho numa escola 2º ,3º ciclo e dou alguma assistencia a esses portateis e outros e as historias do genero que conta o autor do post repetem-se sem fim.
Para começar,a historia do CUCo,que dá trabalho que fazer à escola, por constantemente termos que estar a desbloquear portateis bloqueados.
Depois,ainda quando os portateis estavam na garantia, ecrans partidos, teclados avariados,portateis que nao carregam,isto para referir os problemas mais serios,porque felizmente os carregadores ainda é facil encontrar, sao devolvidos à escola e quando os pais sao confrontados com ,por exemplo quase 300€ para troca de ecra,nao querem(e muitos nao podem) pagar o arranjo. E o portatil acaba por ficar arrumado numa arrecadaçao na escola,com dezenas de outros na mesma situaçao. E mesmo os problemas que a garantia cobre, vao para reparaçao para a In********,casa mae e perdem-se no tempo por lá.Ora estes portateis fazem falta à escola para serem redestribuidos.
Depois da garantia, a escola informa que podem reparar onde quiserem,interessa é vir reparado. E surge outro problema,a falta de peças. Ecrans ,ainda se arranja,mas teclados(principalmente para o modelo 149,o mais abundante) nao ha,e os que há custam 70€,teclado mais portes,quando um teclado para portateis desta gama,anda normalmente por 25,30€. E é das avarias mais frequentes.
Contactada a In******,casa mae para a venda de peças,a resposta foi esta:
"No seguimento da vossa solicitação e, após análise do número de série do equipamento, constatámos que se trata de um equipamento do Projeto Escola Digital, cuja reparação deverá ser gerida através do Agrupamento de Escolas ou diretamente junto dos nossos serviços.Lamentamos não poder aceder ao solicitado." Nao vendem peças para fora do circuito escolas.
E é isto, reparado por eles, é uma eternidade ,é caro,e nao fornecem peças. E quem as tem para venda,vende-as a peso de ouro porque sabe que há procura e pouca oferta.
O que até é pena,que os portateis ate sao escapatorios,8 gb ram ,nvme de 256 gb,ecra full hd.
Depois temos na escola para uso interno nas aulas uns HP 250,que andam por la aos trambolhoes,dentro de carrinhos,usados vezes sem conta por varios alunos e estao rijos que nem aço. E se for preciso peças,ha a montes porque é um modelo que ha para venda ao publico.

Quanto à questao do autor,eles nao trocam dc jacks ou portas usb,trocam boards e siga. Há mais lojas a trabalhar assim. E alegam mau uso.
 
Isto foi uma grande negociata para eles. Venderam as maquinas (a carne) e ainda roem os ossos (manutenção e avarias).
 
Obrigado pelas respostas,

Então, recuso a "reparação" e fica assim (além de ter de comportar os 30€ do diagnóstico) e fica o computador entregue na escola?
 
@ff1esta Isso de perder o direito a outro é o menos - dado que já tem um dele - mas, o que não quero é pagar por algo que não é meu, além de que não o repararam. Computadores da escola digital, não obrigado. O que até é pena, pois as specs não eram más, mas este suporte e a quem entregaram a pasta... :facepalm:
 
Estou numa situação idêntica. Primeiro quase que obrigam as pessoas a aceitar os portáteis, pois dizem que os professores vão pedir que os alunos os levem para as aulas. O meu garoto entrou em setembro de 2023, para o 5º anos e foi-lhe cedido um portátil já bem usado, tanto que quando a Maria chegou com ele a casa, tirei fotos e enviei para a DT com a descrição dos vários problemas detetados. Até agora o miúdo levou o PC 3 ou 4 vezes para a escola, em casa não o usa pois tem PC fixo e é aí que trabalha. Ontem veio dizer que tinha que levar hoje o portátil, liguei para ver se tinha bateria e estava com 6%, apesar de na última utilização este ter ficado a carregar toda a noite. Coloquei a carregar novamente toda a noite e de manhã liguei para ver qual a percentagem da bateria, continuava com 6%, voltei a colocar à carga com ele ligado e ao fim de um minuto aquilo deixa de carregar.
Ao que me parece, após uma rápida pesquisa pela NET, estes portáteis são de qualidade sofrível, mesmo quando novos, o que me leva a questionar o motivo pelo qual o estado insiste em continuar a adquirir equipamentos desta marca... Pior ainda, quando os impinge já usados, sem qualquer tipo de controlo sobre a sua real condição.
Vou reportar a situação à DT do miúdo e esperar a resposta, que não deve destoar muito daquilo que já aqui foi dito.
Cumprimentos.
 
É mais um daqueles negócios.... O problema maior é que para além da venda, a marca fica com a assistência, não vende peças nem se arranjam facilmente no mercado, levando algumas pessoas a pagar "fortunas" por peças que normalmente custam bem menos do que aquilo que eles cobram.
 
É mais um daqueles negócios.... O problema maior é que para além da venda, a marca fica com a assistência, não vende peças nem se arranjam facilmente no mercado, levando algumas pessoas a pagar "fortunas" por peças que normalmente custam bem menos do que aquilo que eles cobram.
oh yess. já coloquei aqui algumas das minhas experiencias.AInda hoje um professor(os professores,se quiserem tambem teem direito a um destes portateis) me contou que teve que gastar 60 paus na troca do teclado do dele,teclados esses que sao uma grande merd@. E a prova disso é que modelos identicos,mas que nao estao no projeto Escola digital, os teclados sao ao preço normal de 20 e poucos euros e encontram-se facilmente à venda.
 
oh yess. já coloquei aqui algumas das minhas experiencias.AInda hoje um professor(os professores,se quiserem tambem teem direito a um destes portateis) me contou que teve que gastar 60 paus na troca do teclado do dele,teclados esses que sao uma grande merd@. E a prova disso é que modelos identicos,mas que nao estao no projeto Escola digital, os teclados sao ao preço normal de 20 e poucos euros e encontram-se facilmente à venda.

Mas os portáteis são da Marca Insys?
O problema desses, é que são impressos na infor landia. E é difícil de arranjar.
Ecrãs e baterias, é mais tranquilo.
Já agora 60€ não é muito, ainda mais se o teclado for cravado, mão de obra também se paga.
 
Nao sei a quem ele pagou a reparaçao.e sim 60€ até escapou. Mas como ja disse algures mais acima no post, ja vi so o teclado,sem mao de obra,ultrapassar os 70€. E se os teclados fossem,digamos ,de um portatil gaming,com leds e assim,ainda se justificava esses preços,mas o lixo que vem naqueles portateis?

Acrescentando mais algo,daqui a dias a barraca ainda vai ser maior,vai haver provas de aferiçao feitas em computador,e uma boa percentagem desses portateis,ja estao avariados. Nao ha ninguem pras manutençoes(os profs de TIC,muitos deles sabem as coisinhas de Office pra ensinar aos miudos e pouco mais,nao sao tecnicos para resolver problemas de hardware,e nem faz parte das obrigaçoes deles) as escolas nao teem wifi capaz de aguentar dezenas ou mesmo centenas de portateis ligados ,etc etc. Isto li num artigo algures num jornal.
 
Como uma empresa vai aceitar um concurso destes,se depois a empresa que fabrica os portáteis não fornece peças. É tudo uma anedota
 
Na minha ótica a resposta seria de agradecimento pela profunda preocupação e análise do tema não exposto, resolvam por favor a questão do carregamento ao abrigo da garantia e a porta USB será reparada externamente...
 
Back
Topo