[Ajuda] logar como sudoer

RahMan

Banido
Boas,

Alguem me pode ajudar, a logar no mandriva como sudo ? ou seja, eu quero instalar um programa, mas ele diz que eu n tenho os privilegios necessarios.. no kubuntu ele pede me a pw do root.. mas no mandriva nao.. como faco ??

Cumps e obrigado
 
Última edição:
hmm eu já consegui entrar como root, porque fazendo sudo , ele diz na mesma que não pertenço aos sudoers files, portanto tive mesmo de logar como root, ou seja fiz su e meti a password do root, so que agora a minha path passa de $ para # certo? e quando faço o comando pretendido:

$ sudo aptitude install build-essential autoconf automake libxmu-dev

ele diz, que não reconhece o comando.. =/ eu penso que seja por estar a trabalhar como root em # em vez de $... certo ??
podem dar uma dica?

desde ja obrigado, RahMan
 
Se não tás a conseguir usar o sudo então adiciona o teu username ao grupo admin...

Caso já faças parte do grupo admin então usa o visudo para permitir aos admin usar o sudo ;)
 
Se estás como root, não precisas de fazer sudo, basta fazer aptitude ...

O $ e o # apenas representam o tipo de utilizador que estás a utilizar. Se tiveres um #, quer dizer que és root, um $ és outro utilizador qualquer que não root. Não tem nada a ver com paths.

Estando como root fazes, portanto:
Código:
aptitude install build-essential autoconf automake libxmu-dev
 
Se não tás a conseguir usar o sudo então adiciona o teu username ao grupo admin...

Caso já faças parte do grupo admin então usa o visudo para permitir aos admin usar o sudo ;)

ja entrei no visudo.. e depois "i" para entrar no insert mode, mas dps n sei o que fazer.. nem como sair e gravar o ficheiro :S podes dar alguma dica sobre como editar o sudoers files ?

Se estás como root, não precisas de fazer sudo, basta fazer aptitude ...

O $ e o # apenas representam o tipo de utilizador que estás a utilizar. Se tiveres um #, quer dizer que és root, um $ és outro utilizador qualquer que não root. Não tem nada a ver com paths.

Estando como root fazes, portanto:
Código:
aptitude install build-essential autoconf automake libxmu-dev

obrigado, vou exprimentar hj e ja venho dar feedback:D
 
ja entrei no visudo.. e depois "i" para entrar no insert mode, mas dps n sei o que fazer.. nem como sair e gravar o ficheiro :S podes dar alguma dica sobre como editar o sudoers files ?



obrigado, vou exprimentar hj e ja venho dar feedback:D

continua a n dar =/ diz command not found ! n percebo..

o tutorial que eu estou a seguir é este:

http://arthurfurlan.org/blog/2007/09/15/instalando-o-ns2-no-ubuntu-710/

eu já consegui fazer tudo bem, mas foi num pc com ligacao a internet.. agora sem ligação nao estou a conseguir.. pra alem de ter instalado com o ubuntu e agora estar a tentar com o mandriva.. será disso !?

já agora, depois de instalar o ns é preciso adiciona-lo as paths , para que a chamada do script seja reconhecida em qualquer pasta.. como posso fazer isso sem ligacao a internet ?

$ wget http://arthurfurlan.org/dotfiles/.ns2rc
$ echo "[ -f ~/.ns2rc ] && source ~/.ns2rc" >> ~/.bashrc

saco o ficheiro,http://arthurfurlan.org/dotfiles/.ns2rc, e depois ? faco igual:

$ echo "[ -f ~/.ns2rc ] && source ~/.ns2rc" >> ~/.bashrc

já tentei, mas nao aparece nenhuma msg e se chamar o ns , diz not found =/

cumps e obrigado pelas ajudas
 
Diz command not found porque precisas por mais cenas no teu path:

Código:
PATH=$PATH:/sbin:/usr/sbin

Mete isso no ~/.bashrc do teu user.

Para o sudo funcionar, tenho no /etc/sudoers a linha:


Código:
%wheel  ALL=(ALL)       ALL

e estou no groupo wheel (no teu SO poderá ser outro grupo)
 
hmm eu já consegui entrar como root, porque fazendo sudo , ele diz na mesma que não pertenço aos sudoers files, portanto tive mesmo de logar como root, ou seja fiz su e meti a password do root, so que agora a minha path passa de $ para # certo? e quando faço o comando pretendido:

$ sudo aptitude install build-essential autoconf automake libxmu-dev

ele diz, que não reconhece o comando.. =/ eu penso que seja por estar a trabalhar como root em # em vez de $... certo ??
podem dar uma dica?

desde ja obrigado, RahMan

Mas estás a usar Mandriva ou Ubuntu? É que lendo os teus posts parece que estás a usar Mandriva e a executar comand tipo de Debian/Ubuntu, tipo esse sudo aptitude...

Para instalar e configurar o sudo no Mandriva lê isto, nomeadamente a secção "su" Made Convenient: "sudo".
 
Mas estás a usar Mandriva ou Ubuntu? É que lendo os teus posts parece que estás a usar Mandriva e a executar comand tipo de Debian/Ubuntu, tipo esse sudo aptitude...

Para instalar e configurar o sudo no Mandriva lê isto, nomeadamente a secção "su" Made Convenient: "sudo".


eu no pc de casa tinha net e instalado a versao do ubuntu, e consegui na perfeicao seguir aquele tutorial de como instalar o ns2 no ubuntu, mas agr no pc da faculdade, n tenho internet.. e estou a usar o mandriva ..!

eu penso que o meu problema seja este:
One important thing to keep in mind are the different $PATH settings for users and root

eu quando faco log com su, estou a ir para uma path diferente certo ?

mas eu vou exprimentar o que o ld50 disse.. :)


Diz command not found porque precisas por mais cenas no teu path:

Código:
PATH=$PATH:/sbin:/usr/sbin
Mete isso no ~/.bashrc do teu user.

Para o sudo funcionar, tenho no /etc/sudoers a linha:


Código:
%wheel  ALL=(ALL)       ALL
e estou no groupo wheel (no teu SO poderá ser outro grupo)

fica assim entao $ echo "[ -f ~/.ns2rc ] && source ~/.ns2rc" >> ~/PATH=$PATH:/sbin/rahman/sbin ?? e nao tenho de ter em atencao a localizacao do ficheiro txt que saco do site do homem do tutorial ??

é que embora aquela linha de codigo :

aptitude install build-essential autoconf automake libxmu-dev

n esteja a funcionar.. o ns2 parece instalar correctamente.. so me falta mesmo adicionar as paths.. ! ( penso eu.. de qualquer maneira vou sacar o novo mandriva 2009 powerpack.. pode ser que traga o ns2.. :O )
 
Última edição:
Back
Topo