Ajuda - Macbook

carbono

Power Member
Boa noite, ha poucos dias falava com ums dos poucos amigos meus que tem mac, e ele disse que eu fazia mal em desligar o meu macbook qd tava na universidade, mais valia fexar a tampa e andar com ele em repouso, desligar so mm dum dia para o outro...Acontece que eu fiz o que ele disse, comecei soh a fexar a tampa do macbook qd andava de um lado para o outro...Mas reparei que o gasto da bateria começo a ser do tipo 1 ou 2 por cento por cada hora que passava em repouso....isto é normal?ele tem um powerbook 12', serah por isso que pra ele compensa e pra mim nao?Além disso, depois disto comecei a ver que a bateria do meu macbook gasta-se "rapido", tipo estando carregado a 99% ele dá-me 2 hrs e meia de trabalho em que soh uso word,excel,pouco mais...eh natural?já nao sei se estou a ficar paranoico....
Desculpem as perguntas um bocado parvas, mas onde estudo ha pc gente com mac, ou quase nenhuma,e pela pesquisa que fiz no forum nao encontrei ajuda para este tipo de newbie paranoico,lol...
Obrigado
 
Pela logica, acho que é natural gastar um pouco mais, porque apesar de estar em repouso e o ecra desligado, o macbook continua ligado, e natural que gaste um poucozito de bateria, eu ja tive o meu fechado durante um dia ou 2 e claro gasto-me muita bateria, mas mesmo assim a bateria ainda se aguentou bem...
CumpZ
 
O modo Sleep do MacosX faz com que tudo o que esteja carregado e a trabalhar seja chutado para a memoria do computador, que carece de alimentação electrica para não se apagar... Assim tudo o resto é desligado excepto a luz e a memória e sua alimentação, que como é obvio consomem mais do que estando desligado...

As vantagens prendem-se com o reinício imediato do computador (2 segundos+-) já com as últimas aplicações em que estavas a trabalhar abertas... o que poupa ainda mais tempo...

Quanto ao viciar a bateria, o tipo de gasto é mínimo não havendo "viciação" da bateria

Quanto à segurança dos dados... bem... se acontecer alguma coisa e não gravaste os ficheiros antes de entrar em sleep... estes estão em risco... mas é uma prática obvia de quem usa meios informáticos.

Existe ainda uma outra função que não tem uma forma "directa" via menu de activar que é o hibernate, que escreve no disco (em vez da memória) o estado das tuas aplicações, e assim já pode fazer o shutdown completo... mas demora mais tempo a re-iniciar, pois o disco rígido é bastante mais lento do que a memória.

Esta função é imediatamente activada caso a bateria se esgote enquanto em sleep mode.
 
@[PT]Latrine, deixa-me te corrigir só um ponto. Com a nova geração de MacBooks Intel (pelo menos) o Mac OS X vêm vom uma função chamada "Safe Sleep", ao fechar a tampar do portatil ele não só entra em suspensão como hiberna ao mesmo tempo, caso por qualquer motivo a energia acabe, os dados já estão salvos.
Quem quiser testar basta fechar a tampa do Mabook e esperar que a luzinha a frente comece a piscar (é o sinal que salvou tudo pro disco), depois tirem a batéria e voltem a pôr. Quando ligarem o portatil não vai ser tão rápido como um sleep normal, mas não iram perder dados nenhum.
Eu sei que os Macbooks já vem com isso, só não sei se os iBooks e PowerBooks também o fazem.
 
Mas ao entrar em sleep ele para as aplicações, certo? Ou seja, imaginem que estou a sacar, e fecho a tampa... ele para-me o download, certo? e corta me a ligação da net, certo?
 
Mas ao entrar em sleep ele para as aplicações, certo? Ou seja, imaginem que estou a sacar, e fecho a tampa... ele para-me o download, certo? e corta me a ligação da net, certo?

sleep é sleep, o pc fica a dormir, todos os programas param. É possível fazer com que ele continue a funcionar mesmo com a tampa fechada, mas não recomendo, porque o teclado também serve como uma via de ventilação.
 
Mas ao entrar em sleep ele para as aplicações, certo? Ou seja, imaginem que estou a sacar, e fecho a tampa... ele para-me o download, certo? e corta me a ligação da net, certo?

A ligação à net é interrompida. A aplicação retomará o seu funcionamento no ponto em que ficou quando levantares novamente a tampa.
 
sleep é sleep, o pc fica a dormir, todos os programas param. É possível fazer com que ele continue a funcionar mesmo com a tampa fechada, mas não recomendo, porque o teclado também serve como uma via de ventilação.


Sim, mas imagino que quero tar a sacar durante as aulas, em que tenho sinal de rede mas nao posso tar com ele aberto... qual eh a melhor solução? e como eh que faço isso de ele continuar ligado mesmo com a tampa fechada?
 
Back
Topo