Ajuda na Candidatura ao Ensino Superior 2017

Boas pessoal, este post pode ser "enorme" mas estou mesmo a precisar de ajuda e qualquer uma é bem-vinda.
Como sabem as candidaturas estão aí à porta e os resultados dos exames da 1a fase já sairam e os exames não correram como esperei.

Tenho média de secundário de 13, posso usar prova de ingresso FQ e MAT A (no entanto tive 10 valores às duas...) o que faz com que a minha média de candidatura desça um bom bocado (dependendo da fórmula de candidatura).

A minha opção mais favorável é o curso de Engenharia de Desenvolvimento de Jogos Digitais no IPCA, o problema é que eu queria ir para Engenharia Informática e não ficar apenas com os conhecimentos no mundo dos jogos (corrigam-me se estou errado) e também disseram-me que este ano o curso não correu lá muito bem o que me deixou um bocado preocupado.

Também estou a pensar em candidatar-me em Engenharia Informática no ESTG do IPP em Felgueiras mas nunca ouvi falar do curso, ambiente, forma como é abordado o ensino, professores, etc...

Ou então tento fazer a 2a fase a Matematica A (não estudei na primeira fase porque necessitava de passar a FQ para ter a disciplina completa) e pode ser que até tenha a sorte de ter uma nota razoável (pelo menos 15) mas para a minha média ser algo de razoável teria de tirar entre 18/20 no exame o que é quase missão impossível mas vou tentar.

Como é que as universidades/institutos fazem a seleção dos alunos? Eles colocam por ordem decrescente as médias de candidatura das mais altas para as mais baixas? E selecionam conforme as vagas? E se houver dois alunos com a mesma média para a última vaga? Eles vão selecionar qual aluno?

Gostaria IMENSO de ir para a UMINHO mas a média aumentou imenso e muito provavelmente não vão baixar quase 2/3 valores

Se não poder entrar em Engenharia Informática, terei de optar por cursos que talvez sejam semelhantes. Eu estive a observar alguns e não sei bem a diferença entre eles:
- Engenharia Eletrotécnica e de Computadores;
- Engenharia de Telecomunicações e Informática;
- Engenharia de Sistemas Informáticos;

Resumindo, gostaria que alguém me podesse indicar algumas faculdades para me poder candidatar e onde tenho ou ainda poderei ter algumas hipóteses.

Agradeço desde já se perdeste imenso tempo a ler este post
 
Bem, vou tentar responder a algumas questões.
Primeiro tem cuidado ao tentar repetir o exame da 2ª fase, porque caso não subas a média vais ficar ainda numa situação pior porque por norma as notas da segunda fase são sempre mais altas do que na 1ª fase e fica mais dificil entrar.
Quanto ao curso do IPCA não consigo ajudar, mas quanto aos cursos da Uminho tens eletronica que muita gente diz ser dificil e tens que gostar um bocado de eletronica porque tens muito disso no curso, quanto a telecomunicações é basicamente programar mobile e sistemas informáticos penso que te estejas a referir a sistemas de informações que é o curso que frequento e tens bastantes cadeiras de programação, mas tambem tens uma parte de gestão.

Basicamente o teu problema resume-se muito ao que queres e ai não foste explicito, queres só programar ou queres aprender algo mais? Já alguma vez programas-te?

Cumprimentos
 
Bem, vou tentar responder a algumas questões.
Primeiro tem cuidado ao tentar repetir o exame da 2ª fase, porque caso não subas a média vais ficar ainda numa situação pior porque por norma as notas da segunda fase são sempre mais altas do que na 1ª fase e fica mais dificil entrar.
Quanto ao curso do IPCA não consigo ajudar, mas quanto aos cursos da Uminho tens eletronica que muita gente diz ser dificil e tens que gostar um bocado de eletronica porque tens muito disso no curso, quanto a telecomunicações é basicamente programar mobile e sistemas informáticos penso que te estejas a referir a sistemas de informações que é o curso que frequento e tens bastantes cadeiras de programação, mas tambem tens uma parte de gestão.

Basicamente o teu problema resume-se muito ao que queres e ai não foste explicito, queres só programar ou queres aprender algo mais? Já alguma vez programas-te?

Cumprimentos

Olá, obrigado pela resposta.

Eu basicamente queria aprender algo mais do que apenas programar jogos ou desenvolve-los. Não gosto de saber apenas um bocado mas sim um pouco de tudo.

O que me estraga a minha média é mesmo o 10 ano e Biologia, senão estaria com 14/15 valores de média. Eu gosto muito de Matemática e embora não me considere um génio nem um aluno de topo a esta disciplina, ela é realmente a minha disciplina favorita do secundário.

Nesta primeira fase ou passava a FQ ou então não me podia inscrever na 1 fase de candidatura por não ter o secundário concluído. Estudar para as duas ia ser impossível porque a FQ tinha mesmo de passar e já andava à 2 anos a tentar passar à disciplina.

Dito isto, acho que vou concorrer para Engenharia Informática porque realmente é a que mais me identifico e sinto que aprendo mais.

Sendo assim, vou tentar o ISEC, UBI, IPLeiria e IPPorto e em última opção Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais no IPCA.

Se não entrar na 1 fase espero que o exame de Matemática me corra uma maravilha, senão o McDonald's terá um novo membro a trabalhar para eles.

P.S: Poderias me dizer mais ou menos o que achas do teu curso (e suponho que estejas em Guimarães), ambiente, o modo como os professores ensinam, se há muita competitividade, etc?

Cumprimentos
 
Quanto ao meu curso, existe como em todo o lado bons professores e maus professores, quanto ao espírito de Guimarães, digo que para mim aquilo é o mal do curso, ser em Guimarães, porque na tem nada a ver com Braga.
Mas tirando isso é um curso com muita procura, todos os anos temos a semana do curso em que vão lá empresas como KPMG, primavera, Bosh, PrimeIT, ou seja tem mesmo muita procura assim como lei.
É um curso que te dá bases em algumas linguagens de programação, possivelmente não tantas como em engenharia informática.

Que linguagens estas a pensar fazer os cursos?
 
@Cocas Sapo Não sei se já é tarde, mas eu se fosse a ti consideraria também ciências da computação, eu acabei agora a licenciatura em ciências da computação na Uminho e candidatei-me para o Mestrado em Engenharia Informática e quando entrei estava na mesma situação que tu, tinha média de 13 e pouco e meti Engenharia Informática na UM como 1ª opção e Ciências da Computação como 2ª Opção.
Na UMinho ambos os cursos são parecidos, temos várias aulas juntos inclusivé, as cadeiras de programação dos dois cursos são as mesmas praticamente, a diferença entre os dois é que Ciências da Computação é mais virado para matemática que Engenharia Informática, mas mesmo assim várias cadeiras de matemática dos dois cursos coincidem, EI tem cadeiras que física, ecónomia, etc, coisa que ciências da computação não tem.
Lembro-me que na altura também me candidatei a engenharia informática na universidade de aveiro e de coimbra.
 
Boas
Alguem me sabe dizer se a licenciatura em engenharia eletrotecnica e computadores tem muita matematica?
Obrigado

Eu tirei mestrado integrado na FEUP de engenharia electrotecnica e de computadores e aquilo que te posso dizer é apesar de não teres muitas cadeiras de matemática em si (eu tive análise matemática 1 e 2, álgebra, probabilidade e estatística e métodos numéricos), sem matemática não fazes o curso. É a base para tudo. Vais ter muitas cadeiras que apesar de não ser ensinado matemática precisas dela (física, electromagnetismo, teoria de sinal, teoria de controlo, circuitos, eletrónicas, etc. etc.) para entenderes os seus conteúdos. Por isso, matemática levas com ela o curso todo e toda a tua vida profissional.
 
Pois eu sei que a matematica é a base para tudo,mas o meu problema sempre foi a matematica e por isso estou indeciso se hei de tirar o Curso ou não.
 
Eu tirei mestrado integrado na FEUP de engenharia electrotecnica e de computadores e aquilo que te posso dizer é apesar de não teres muitas cadeiras de matemática em si (eu tive análise matemática 1 e 2, álgebra, probabilidade e estatística e métodos numéricos), sem matemática não fazes o curso. É a base para tudo. Vais ter muitas cadeiras que apesar de não ser ensinado matemática precisas dela (física, electromagnetismo, teoria de sinal, teoria de controlo, circuitos, eletrónicas, etc. etc.) para entenderes os seus conteúdos. Por isso, matemática levas com ela o curso todo e toda a tua vida profissional.
Boas,
Estou a escrever aqui para ser mais rapido.
Não fazes ideia como será mesmo numa universidade o tempo de aulas e isso?
E depois de se acabar quer seja uma licenciatura ou mestrado é se obrigado a inscrever na ordem dos engenheiros?
 
Boas,
Estou a escrever aqui para ser mais rapido.
Não fazes ideia como será mesmo numa universidade o tempo de aulas e isso?
E depois de se acabar quer seja uma licenciatura ou mestrado é se obrigado a inscrever na ordem dos engenheiros?

O tempo de aulas foi aquilo que te disse na mensagem. Depende dos semestres/cadeiras que tens. Tive dias com 4h de aulas ou até menos, como tive dias de aulas de manhã e tarde seguidas.
E ordem dos engenheiros não te precisas de inscrever. Isso compensa apenas se tiveres que assinar documentos, tirando isso não vejo vantagens para pagar as cotas daquilo
 
O tempo de aulas foi aquilo que te disse na mensagem. Depende dos semestres/cadeiras que tens. Tive dias com 4h de aulas ou até menos, como tive dias de aulas de manhã e tarde seguidas.
E ordem dos engenheiros não te precisas de inscrever. Isso compensa apenas se tiveres que assinar documentos, tirando isso não vejo vantagens para pagar as cotas daquilo
Tu nas aulas práticas,ou seja,no laboratório montavas carrinhos sensorizados e inventavas coisas certo?

Abraço
 
O que é que tu gostas mais nessa área da engenharia?

Gosto de tanta coisa... Programação, Automação, Electrónica. Áreas de energia (redes eléctricas, transporte de energia, etc.) já não gosto tanto. As cadeiras que tive disso achava um pouco secantes. Eu depois no meu 3º ano tinha que escolher o ramo que queria (Automação, Energia e Telecomunicações) e quis seguir Automação mas se não fosse para esta ia para Telecomunicações.
 
Muito bem,eu também gosto de eletrónica,automação ainda nao tive tanta mas parece ser porreiro,por isso parece-me ser o curso de engenharia ideal para mim.
Mas tu quando ias para o explicador de matemática e FQ quanto é que pagavas mais ou menos?
 
Back
Topo