ajuda na compra de maquina fotografica!!!!

Destin

Power Member
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento?

+- 700€


2) Que tipo de máquina queres?

  1. SLR
3) Quais os teus conhecimentos fotográficos?


muito poucos


4) Qual será a utilização?
  1. Indicar aqui o tipo de fotografias que vais tirar
todo o género

5) Preferes alguma marca? canon

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?

onde for mais barato

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

nada em especial

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?


cartao, lente, saco de transporte
9) Pilhas ou bateria?

bateria
 
Canon 1000D + 18-55IS + 55-250IS ou Canon 450D + 18-55IS + 55-250IS

A segunda é mais cara, mas tem algumas vantagens, como o ecrã maior, viewfinder melhor, 3.5fps em RAW, etc.

Com o que sobra juntas-lhe um par de cartões Sandisk Extreme 2 ou 4Gb e uma mochila para o material, estilo Lowepro Slingshot.

Canon 1000D + 18-55IS - 410€
Canon 55-250IS - 255€
Sandisk 4Gb Extreme III com Leitor - 27€
Slingshot 200AW - 82€

Total - 774€
 
Última edição:
Canon 1000D + 18-55IS + 55-250IS ou Canon 450D + 18-55IS + 55-250IS

A segunda é mais cara, mas tem algumas vantagens, como o ecrã maior, viewfinder melhor, 3.5fps em RAW, etc.

Com o que sobra juntas-lhe um par de cartões Sandisk Extreme 2 ou 4Gb e uma mochila para o material, estilo Lowepro Slingshot.

Canon 1000D + 18-55IS - 410€
Canon 55-250IS - 255€
Sandisk 4Gb Extreme III com Leitor - 27€
Slingshot 200AW - 82€

Total - 774€

Se ele não tem conhecimentos de fotografia presumo que não vá entender metade do que disseste.
 
O que se passa é o seguinte, experimentei uma canon eos 450D e gostei muito da qualidade das fotos mesmo em modo automatico. O que eu queria era uma máquina que me desse para explorar um pouco a fotografia mais profissional mas que tambem me permitisse tirar fotos com boa qualidade em modo automatico. Estou a iniciar nesta área pelo que ainda percebo pouco do assunto mas, do que ja pesquisei a opiniao parece ser concensual no que diz respeito a canon. É mesmo? :007:
Obrigado
 
Provavelmente o melhor era ficares-te pela Canon 1000D. O resto penso eu que já são voos demasiado altos. O problema é que tens que estar disposto a aprender. Caso contrario vais ficar frustrado por as fotos não ficarem como queres. No entanto se fosse a ti poupava para umas lentes e futuramente quem sabe se fores mesmo para a frente com a fotografia, já podes comprar um corpo melhor.
 
O que se passa é o seguinte, experimentei uma canon eos 450D e gostei muito da qualidade das fotos mesmo em modo automatico. O que eu queria era uma máquina que me desse para explorar um pouco a fotografia mais profissional mas que tambem me permitisse tirar fotos com boa qualidade em modo automatico. Estou a iniciar nesta área pelo que ainda percebo pouco do assunto mas, do que ja pesquisei a opiniao parece ser concensual no que diz respeito a canon. É mesmo? :007:
Obrigado

hj em dia quase todas as máquinas dão para usar modos manuais (até as compactas) e que servem perfeitamente o proposito de aprender fotografia.
comprar uma slr sem saber como se deve usar é como comprar uma mota para ficar no transito.

n estou com isto a dizer que n deves comprar uma slr, apenas que deves ponderar se vale mm a pena gastar 2 ordenados minimos em algo que tv n tires total partido e/ou acabe num armário
 
O que se passa é o seguinte, experimentei uma canon eos 450D e gostei muito da qualidade das fotos mesmo em modo automatico. O que eu queria era uma máquina que me desse para explorar um pouco a fotografia mais profissional mas que tambem me permitisse tirar fotos com boa qualidade em modo automatico. Estou a iniciar nesta área pelo que ainda percebo pouco do assunto mas, do que ja pesquisei a opiniao parece ser concensual no que diz respeito a canon. É mesmo? :007:
Obrigado

As SLRs são máquinas que invariavelmente têm boa qualidade de imagem. No entanto, na minha opinião, não deixa de ser um exagero dar 700€ por uma máquina que não se sabe usar (e sim, usar em auto é não saber usar e subaproveitar bastante as capacidades da máquina, mesmo ao nível de qualidade de imagem).

Não digo que não venhas a aprender e tirar todo o partido dela, mas isso, para mim, é como tirar a carta: Faz-se antes. Até porque o saber usar uma SLR é decisivo para as escolhas que fazes em relação aos corpos e às lentes.
 
A partir do momento em que estas novas SLR's têm Live View, não vejo o porquê de um iniciado não as saber utilizar, assim como sabería (ou não) utilizar uma compacta.
 
A partir do momento em que estas novas SLR's têm Live View, não vejo o porquê de um iniciado não as saber utilizar, assim como sabería (ou não) utilizar uma compacta.

Não tem nada a ver. O que é que o live-view trouxe de novo? O veres a exposição antes de tirar a foto? Não é por obteres uma exposição tecnicamente correcta que tiras uma boa foto ou sabes utilizar uma SLR.
 
ajuda ao que?
se n sabe o que é a abertura e o que influencia ou a velocidade e como se conjugam, n é por ter a imagem no lcd que vai saber tirar boas fotos
 

Ou dificulta.

Uma SLR não é uma compacta, não funciona da mesma forma, nem é para ser usada como tal.
Já basta o que perdes por usar a máquina em automático, ainda lhe juntas o que perdes por ter o Live-view ligado.

No fim, se a única coisa que estás a fazer é carregar no botão, estás a fazer um mau uso de uma SLR, logo isso é entendido como não saber usar.
 

Do ponto de vista prático.. sim. Sem a teoria.. não.

Não se tratar de reprimir quem usa uma SLR em automático, trata-se da linha de evolução que uma SLR tem e permite dar ao utilizador. Agora há que meter a mão na consciência e ver se com uma compacta e com metade do €, menos, se faz o mesmo serviço. Porque ter uma SLR por ter, não dar uso às potencialidades dela, é mau... mas hey, cada um sabe de si :)
 
Há uma coisa que me ultrapassa.. Se uma pessoa vem expressamente dizer que quer comprar uma SLR (independentemente se tem ou não conhecimentos fotográficos), aquilo que se tem de fazer é aconselhar a melhor SLR/lentes dentro do orçamento que a pessoa apresenta e ponto final. Questionar o uso da mesma e se é bom ou mau para ele, é um juízo que só a ele cabe e diz respeito e concerteza já terá ponderado essa questão antes de vir para aqui pedir uma opinião quanto à SLR a comprar. Se são 2 ordenados mínimos, só a ele lhe diz respeito. Não considero que o Zé ou a Maria vão gastar 2 ordenados mínimos sem poderem em algo fútil, especialmente quando vêm pedir uma opinião num fórum, o que já demonstra que têm noção do que estão a fazer.

Quanto ao Live View, é claro que ajuda um iniciado. Uma boa exposição PODE resultar numa foto razoável (enquadramento/profundidade de campo/composição à parte). O resto vai-se aprendendo com leitura e trial & error. O meu 1º livro ensinou-me tudo sobre velocidade, abertura e ISO. O meu 2º livro deu-me luzes sobre composição. O meu 3º livro deu-me luzes de luz e composição mais avançada e por aí além. O Live View sempre foi de grande ajuda para conseguir uma boa exposição durante o processo de aprendizagem (ainda que isto tenha sido numa bridge, mas tería sido a mesma coisa numa SLR com Live View - esta é a minha opinião).

Assim, e respondendo à questão que abre este tópico: Canon 1000D + 18-55 IS + 55-250 IS. Vais bem servido com este equipamento, especialmente para começar. Agora o que te aconselho é juntares-lhe um bom livro de fotografia, especialmente exposição (velocidade, abertura, ISO e luz): Se souberes inglês, aconselho-te a juntar à SLR o Understanding Exposure do Bryan Peterson. E outro que te vai ajudar imenso: Photography: The New Complete Guide to Taking Photographs
 
Última edição:
Back
Topo