Ajuda na compra - Reflex

Pguerreiro

Membro
Viva, estou a pensar em dar um passo mais à frente no que respeita a fotografia e pretendia a vossa ajuda :p

1. Qual o orçamento disponível?

Até 500€.

2. Qual o tipo de equipamento? (Máquina, lente, flash, etc)

Máquina

3. Qual o fim a que se destina? (Casual, aficionado, profissional)

Sou amador, gosto de fotografia, apesar de ter poucos conhecimentos gostava de aprender mais e ter uma base que me permita isso mesmo. Gosto de tirar fotos de paisagens, de pessoas, de dia, de noite, etc. (Um pouco de tudo).

4. Quais as características pretendidas nesse equipamento?

Venho de uma compacta (Canon Ixus 105), portanto gostava algo que me permitisse mexer e "brincar" um pouco mais com as opções abrangendo um pouco de tudo. No fundo algo melhor e abrangente que a Ixus 105.

5. Quais os acessórios a comprar em conjunto? (ex: cartões de memória)


Cartão de memória, tripé, mochila. Mas isso ficará em 2º plano para já.


6. Qual o local da compra? (Online, loja física, etc)

Indiferente.



Tenho visto boas referências relativamente à Nikon D3000, portanto queria a vossa opinião da mesma e/ou alternativas.



Cumprimentos,

PGuerreiro
 
Deduzo que também queiras uma lente, isto porque nas DSLR é possivel comprar apenas a maquina sem ***** lente :)

Assim de repende por menos de 500€ so estou a ver a 1000D + 18-55IS, ainda te sobra uns trocos para mochila ou cartao de memoria

PS: a D3000 ja foi descontinuada, mas talvez a encontres em restos de stock aqui e ali.
 
Deduzo que também queiras uma lente, isto porque nas DSLR é possivel comprar apenas a maquina sem ***** lente :)

Certo ;)

Agora a dúvida coloca-se também se por este valor se encontra algo que realmente valha a pena. Tenho noção de que o "plafond" é curto para esta categoria, e também dada a inexperiência, será que não fico bem servido com uma all-arounder, como por exemplo uma Lumix DMC-FZ38?

Como referi é apenas um hobbie no qual gostava de evoluir, melhorando a qualidade das fotografias que tiro.

Não tenho pressa em aprender e num futuro próximo ou longínquo não excluo a hipótese de entrar em loucuras (se assim achar necessário) e investir um pouco mais do que estou disposto actualmente.

Obrigado pela ajuda desde já.


Cumprimentos,

PGuerreiro
 
Ok.

Então e entre ambas, qual a melhor opção:

Canon EOS 100D: Pack ***** VS Nikon D3000: Pack ***** qual é preferível?


EDIT: Para já a Canon tem 2 vantagens para mim... tou habituado ao tipo de interface Canon (tive uma ixus 85 is e tenho actualmente uma ixus 105) e tem também live view.


Cumprimentos,

PGuerreiro
 
Última edição:
E já agora quanto à lente, geralmente costumam dizer que a lente de kit não é muito famosa (mesmo sem falar do IS).

3 questões:

- Este tipo de lente (18-55) não permite grandes zoom's, certo?

- Permite tirar fotos tipo grande angular (sei que há máquinas que apesar da lente em si não o permitir, a máquina permite fazer montagem de 3 fotos sequenciais e ter um efeito idêntico, sem ter que andar no corte e costura no pc)

- Vale a pena na compra trocar a lente de origem por uma mais versátil?


Cumprimentos,

PGuerreiro
 
equivale a uma compacta com 3x de zoom

existem lentes ultra grande angulares (UGA) que permitem numa unica foto capturares tudo. caso contrario, usas o software de montagem de panoramicas (a canon traz um). essa e a das vantagens das DSLR, podes usar lentes especificas para o que queres.

existem lentes mais versateis mas: as boas sao mt caras (so a lente é mais do que o teu orcamento), as mais baratas acabam por ter uma qualidade inferior a lente de kit.

com esse orçamento sugiro que comeces com a lente de kit com IS e depois vejas se sentes mais faltra de uma grande angular ou de uma tele objectiva.
 
comparativamente com a 1000D ganhavas o modo video, mais fps em raw, viewfinder maior, etc

se a diferenca nao for muita, sim vale, mas se o video nao interessa a 450D tb e uma boa alternativa (tem tds as vantagens da 500D menos o video)
 
comparativamente com a 1000D ganhavas o modo video, mais fps em raw, viewfinder maior, etc

se a diferenca nao for muita, sim vale, mas se o video nao interessa a 450D tb e uma boa alternativa (tem tds as vantagens da 500D menos o video)

Sim de facto o video não me interessa minimamente...

Outro ponto a favor (para além das especificações) é ser mais fácil de encontrar (lojas/fornecedores).



Cumprimentos,

PGuerreiro
 
Acham uma boa compra?

CanonEOS 500D + lente EF-S 18-55IS c/ oferta de Cartão SD 8GB + Saco 100EG + Pano para Lentes

670€


Comprada em loja nacional.


Cumprimentos,

Paulo Guerreiro
 
isso é subjectivo, ambas teem pontos a favor e contra, a 500D tem por exemplo compatibilidade com muito mais lentes que a D3100, faz bracketing, tem grip oficial, mais FPS, lcd melhor, etc
 
cada uma tem vantagens e desvantagens, o que é o melhor para ti pode não ser o que é melhor para mim, por isso ao comparar maquinas de entrada de 2 marcas, salvo raras excepcoes se pode dizer que X é bem melhor que Y, porque acaba por ser redundante (Y também é bem melhor que X em outras coisas).

Se X fosse melhor em tudo, então quem ia comprar Y?

A 500D aparece no produtos mais vendidos da worten durante ambas as quinzenas de setembro:

http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/top_de_vendas_tek_os_mais_vendidos_na_primeir_1094960.html
http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/top_de_vendas_tek_os_mais_vendidos_na_segunda_1098028.html

vamos concluir que a D3100 não presta? claro que não. mas logo ai se pode levantar duvidas na afirmação do JudasTadeu :)
 
Back
Topo