Comparação Ajuda na escolha de um repetidor WIFI

gansoiino

Power Member
Boas.

Tenho Fibra NOS mas não consigo ter um sinal de wifi decente em algumas divisões da casa. Ou não apanha mesmo rede ou apanha fraca.
Aquilo para que uso o wifi que mais puxa pela largura de banda é o Remote Play da PS4 para a PSVita (PS4 ligada à rede por cabo).

Estive a pesquisar e pensei em comprar um repetidor, mas não consigo perceber o que justifica as diferenças de preço de uns repetidores para outros. Os dois que estive a ver são:

D-LINK DAP-1520 - Repetidor Dual Band WiFi-AC750 - 40€:
  • Taxa de transferência de dados : 750 Mbps
  • Protocolo de Ligação de Dados : IEEE 802.11b, IEEE 802.11a, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n, IEEE 802.11ac (projecto)
  • Banda de frequência : 2.4 GHz, 5 GHz
  • Características : Wi-Fi Protected Setup (WPS)
  • Algoritmo de encriptação : 128-bit WEP, WEP 64 bits, WPA, WPA2
  • Padrões de Conformidade : IEEE 802.11b, IEEE 802.11a, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n, IEEE 802.11ac (projecto)
  • Antena : Interna, integrada
  • Qtd antena : 2
  • Padrões de Conformidade : UL, C-Tick, EMC, IC, FCC, EMI

E o
TP-LINK TL-WA854RE - Repetidor WiFi-N 300 Mbps - 25€:
  • Taxa de transferência de dados : 300 Mbps
  • Protocolo de Ligação de Dados : Ethernet, Fast Ethernet, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n
  • Banda de frequência : 2.4 GHz
  • Características : Auto-negociação, filtro de endereços MAC, firmware actualizável, apoio de Multimédia Wi-Fi (WMM), Wi-Fi Protected Setup (WPS)
  • Algoritmo de encriptação : 128-bit WEP, WEP 64 bits, WEP 152 bits, WPA-PSK, WPA2-PSK
  • Padrões de Conformidade : IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.11b, IEEE 802.11g, IEEE 802.11n
  • Formato de código de linhas : DBPSK, DQPSK, CCK, 64 QAM, 16 QAM, OFDM
  • Método de propagação do espectro : DSSS
  • Protocolo de transporte/rede : TCP/IP, DHCP
  • Indicadores de estado : Potência, LAN, sem fios, WPS
  • Antena : Interna, integrada
  • Qtd antena : 2
  • Padrões de Conformidade : Plug and Play, RoHS
  • Interfaces : 1 x 100Base-TX - RJ-45
  • Consumo de potência em modo operacional : 3 Watt

Quais as principais características que fazem a diferença?
O mais caro, para o que vou utilizar, justifica a diferença de preço?

Obrigado!
 
Já agora, continuei a pesquisar e quanto mais leio, mas dúvidas tenho...



Eu tenho um PC que não tem placa wifi e li uma "bridge" é um dispositivo que permite ligar por wifi um dispositivo que não tenha placa. Se não tiver a dizer nenhum disparate, algum destes dispositivos funciona igualmente como bridge (ligado junto desse pc e ligado por cabo)?
 
Repetidor é totalmente desaconselhado. Agora, se tivesses pesquisado verias que a questão já é imensas vezes discutida, daí que ninguém esteja interessado em discutir sempre a mesma coisa, digo eu.
 
Repetidor é totalmente desaconselhado. Agora, se tivesses pesquisado verias que a questão já é imensas vezes discutida, daí que ninguém esteja interessado em discutir sempre a mesma coisa, digo eu.

Eu pesquisei. O que encontrei foi sempre discussão de repetidor vs outro sistema (powerline, por exemplo), e nenhum sobre a escolha entre 2 ou mais repetidores.

O tp-link serve perfeitamente,no entanto se quiseres mesmo mesmo uma coisa mais fiável opta por um powerline

Entretanto tive mais informações de quem tem efetivamente repetidores em casa e que resolveram o problema. Optei pelo mais barato dos dois uma vez que percebi que a diferença entre repetidores não é significativa. Caso não consiga resolver a questão lá terei de investir mais mas para a instalação de uma powerline e não para um repetidor melhor.

Depois de comprado, instalado e testado, deixo aqui o meu feedback.

Obrigado a todos.
 
Eu pesquisei. O que encontrei foi sempre discussão de repetidor vs outro sistema (powerline, por exemplo), e nenhum sobre a escolha entre 2 ou mais repetidores.



Entretanto tive mais informações de quem tem efetivamente repetidores em casa e que resolveram o problema. Optei pelo mais barato dos dois uma vez que percebi que a diferença entre repetidores não é significativa. Caso não consiga resolver a questão lá terei de investir mais mas para a instalação de uma powerline e não para um repetidor melhor.

Depois de comprado, instalado e testado, deixo aqui o meu feedback.

Obrigado a todos.

Tudo depende do que entendes como resolver o problema. Se a ideia é só estar ligado à Internet, não interessando a velocidade, desde que bem posicionado (quando possível) costuma dar para esse efeito, agora que queres tirar partido do serviço que tens (neste caso serviço de 100mbps ou 200mbps) não é a solução a adoptar.

Eu próprio tenho aqui um repetidor encostado que me devolveram porque era muito inconstante.
 
Já experimentei o repetidor e cumpre o objetivo. Nas zonas da casa onde tinha muito pouca ou nenhuma net, já tenho sinal quase no máximo.
Pelos testes de velocidade que fiz, tenho, no entanto, uma quebra de cerca de 10% da velocidade de download face à ligação "original" (comparando locais em que ambas estão no máximo).
Na PSVita, no entanto, não noto grande melhoria apesar de no tablet, no mesmo local, agora ter a rede no máximo de forma constante e bons resultados nos testes de velocidade que tenho feito...
 
Eu tenho esse tplink nao tenho nenhum problema com ele, so tenho pena mesmo nao ser 5ghz, pois uso para ajudar no sinal do chromecast (netlix hd) e funciona perfeitamente.
 
Aproveito o tópico para tirar a minha dúvida. No meu quarto apanho 3/4 barras de net, no entanto necessito de ter cobertura total, 5 barras. Comprando um repetidor consigo apanhar todo o sinal?

EDIT: Sou Vodafone
 
Aproveito o tópico para tirar a minha dúvida. No meu quarto apanho 3/4 barras de net, no entanto necessito de ter cobertura total, 5 barras. Comprando um repetidor consigo apanhar todo o sinal?

EDIT: Sou Vodafone
O numero de barras não significa muito em termos de velocidade, isso de " necessito de ter cobertura total, 5 barras" é relativo.
Seja como for um repetidor ajuda, claro que se meteres o repetidor no teu quarto, vais ter "5 barras" no teu aparelho" mas o repetirdor vai ter 3/4 barras em relação ao router.
 
Back
Topo