1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Nova Motherboard em conflito com o Windows XP

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Cooki3, 30 de Junho de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 1214)

1. Cooki3

Cooki3 Power Member

Boas!

Montei hoje um computador novo (MB, CPU e rams) e mantive o disco, a placa grafica e a placa de som. O que acontece agora é que ao entrar no windows, o rato e o teclado não funcionam. Na verdade, NENHUMA porta USB está a funcionar. Nem USB nem PS2. Apenas na BIOS está ligado, mal passar para o boot up do windows, desliga-se o teclado e o rato.

Eu reinstalei o windows sem formatar, mas o problema persiste, tanto que agora nao consigo instalar o windows porque preciso do rato e do teclado!!!

Por favor ajudem! :mad:

2. rustyballzz

rustyballzz Power Member

se o chipset das boards for diferente, tens de formatar isso e instalar o chipset da board nova que vem no respectivo CD.

cumps.

3. Cooki3

Cooki3 Power Member

Tenho de formatar o disco? Não queria perder nada do que tinha no disco... nada mesmo.

Quando dizes chipset, é o tipo de processador? É que esta board é nova, com suporte para dual core da intel. E a outra era para um AMD.

Estou tentado a ir comprar um disco, se isso resolver...

Última edição: 30 de Junho de 2008
  4. kikofra

kikofra Power Member

fazes isto... arranjas um live cd do linux, tiras as coisas que queres, e depois format c:

5. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

mete o cd de instalação do xp e faz reparar..

6. JFOA22

JFOA22 Power Member

Chipset penso ke se esteja a referir ao chip dela se é p35,p45,x38 ou outros......penso ke teras mesmo de formatar ou arranjar um live do linux para tirares o k tens..

cumpz

7. rustyballzz

rustyballzz Power Member

Chipset é so o mais importante na board, se tiveres um instalado que nao seja da board vais ter imensos BSODs

cumps.

8. Cooki3

Cooki3 Power Member

Comprei um disco. Estou agora a montá-lo e já digo se está tudo bem.

Obrigado pela ajuda.

9. rodrigocosta

rodrigocosta Power Member

Esperimenta usar um conversor PS2 to USB.

Instala as drivers chipset que o problema resolve-se.

Tipo de chipset:
    Intel
    SIS
    VIA

Última edição: 1 de Julho de 2008
  10. Cooki3

Cooki3 Power Member

O problema do windows está resolvido. Tudo instalado mas...

A minha GeForce 8800GT está a dar problemas. A motherboard é uma Asus P5KSE/EPU, e agora quando tento correr o GRID por exemplo, ou até o 3DMark, os graficos ficam passados, completamente doido e por vezes encrava-me o computador..

Já instalei os drivers que vinham com a gráfica, instalei os últimos da nvidia, e nada... Alguem me pode dizer o que poderá ser?

Edit: Bump!

Edit2: Esqueci-me de dizer que as temperaturas estão normais, e procedi sempre à desinstalação dos drivers antes de instalar os outros, até com o DriverCleaner Pro.

11. Cooki3

Cooki3 Power Member

Pus agora uma 7600GT, e em vez de crashar e ficar com os graficos bué marados, simplesmente os jogos e o 3D mark correm muito mal, por vezes até param.

A minha fonte é uma de marca branca, 520W. A MB é uma P5K-SE/EPU, tenho 2 discos ligados e tenho um Core 2 Duo e8400.

Por favor, preciso mesmo de ajuda, não faço a minima ideia do que se passa!

12. RahMan

RahMan Banido

Tens o windows instalado de forma limpa ? (mudar a board e manter o mesmo disco com o SO anteriormente instalado noutra board.. e coisa que, no minimo, nao e aconselhavel..)

(verifica tb se tens os cabos da fonte bem ligados a board, encaixados mesmo ate baixo..!! por vezes ficam mal encaixados e passa energia suficiente, para o computador arrancar, e ficar em idle, mas kq puxas.. ele da problemas !)

ps: a fonte por ser marca branca, pode nao ter amp. suficientes nas linhas dos 12volts, k se nao estou em erro sao extremamente importantes para a alimentacao do computador, e devido a graficas potentes cmo a tua, pode causar problemas..( as fontes XPTO costumam ter por volta dos 20amp para cima, uma boa fonte, com 18amp nas linhas de 12volt ja xega.. verifica kt tem a tua fonte..!!)

13. rustyballzz

rustyballzz Power Member

a 8800 GT precisas de ligar um cado de 6 pinos PCI-E , essa fonte aguenta?
    mudaste as drivers quando trocaste pela 7600?

cumps.

14. Cooki3

Cooki3 Power Member

Neste momento voltei a formatar o disco (um disco novo, nao o antigo), instalei o Windows XP, instalei os ultimos drivers NVidia, o DirectX, corri o 3DMArk 06, e o problema persiste... Artefactos na imagem, e uma performance muito pobre. Estou neste momento a utilizar a 7600GT, pois a outra ja a mandei arranjar.

Agora não sei se pifei as duas placas, ou se é da motherboard... ou mesmo da fonte.

Quantos mais conselhos vierem melhor, eu estou completamente à nora...

Edit: A fonte tem 21AMP na zona onde diz +12v, presumo que seja isso...

15. RahMan

RahMan Banido

Ou seja, so tem uma linha de 12v com 21amp? penso que os minimos para placas como a 8800gt seja 2 linhas de 12v, de kkl maneira, essa 7600gt nao puxa assim tanto cmo a 8800.. nem sei se essa tem alimentacao de 6pins pci-express.. tem?? as tuas temps estao normais.. hmm a placa grafica esta bem encaixada na board ? bom estes problemas sao por partes.. comeca por correr o memtest nas rams, pede uma fonte emprestada e ve no que da.. etc.! e complicado descobrir o problema..!! eu apostava na fonte.. mas cmo dizes que tens essa graf, e com artefactos.. e estranho ! normalmente os artefactos aparecem em OC com temps fora do normal..!!

16. Cooki3

Cooki3 Power Member

A temperatura atinge os 70 ºC quando corro a 3DMArk.. e estou a falar da 7600GT. Na 8800 GT nem sequer corria o 3D mark, simplesmente a imagem ficava toda marada, cheia de artefactos, ou simplesmente texturas e encravava-me o pc, chegando mesmo a aparecer uma das vezes um BSOD.

A 7600GT não tem nada de pinos, é apenas para encaixar na MB...

Edit: Será que me falhou alguma coisa ao montar o computador? Montar algo mal ou assim? Ou mesmo a instalar o software?
    Edit2: Obtive na volta dos 2500 marks no 3DMark 06... Desconfio que seja WAY too low :P

17. RahMan

RahMan Banido

ja verificas.t com toda a certeza, se tens os cabos de alimentacao bem ligados a fonte nao ja ??

Eu sinceramente nao me vejo mais dicas pra t dar..

pode ser mesmo a board.. com a entrada pci avariada.. nao tem mais entradas ? nem que seja uma pci express mais lenta.. se tiver mete noutra e ve..!!

ya tem duas

[FONT=arial, helvetica][FONT=arial, helvetica][FONT=Arial,Helvetica] • 1 x PCI Express x16 Port
    • 1 x PCI Express x1 Port

liga na outra porta pci.. e ja ves se o problema e da entrada de x16..!!( ve tb se nao estas a ligar ja, na porta x1 !!)

algumas boards tem a possiblidade de ligar 3 cabos de alimentacao.. normalmente o 3 cabo so se liga em sistemas sli ou crossfire.. mas se a tua tiver a entrada para o 3 cabo, liga so para ver se , se trata de uma questao de energia..(k eu duvido, visto essa grafica puxar mt pouco..)
    [/FONT]
    [/FONT]
    [/FONT]

18. Cooki3

Cooki3 Power Member

Foi uma boa sugestao, mas infelizmente isto só tem mesmo uma porta... Já tinha pensado que podia ser da porta PCI.
    Parece-me que os cabos da fonte estão todos bem ligados. A fonte, apesar de ser marca branca (LPQ12-30 520W), acho que não dá problemas.

Notei um novo sintoma: a imagem tem flashes pretos de menos de um segundo (no windows e no 3Dmark).

Obrigado pela ajuda.

19. rustyballzz

rustyballzz Power Member

qual é a data da tua bios?
    isso ja começa a ser problemas a mais.

cumps.

20. Cooki3

Cooki3 Power Member

Tirei uma das memórias e desliguei o 2º disco e consegui correr uma sessão de 3Dmark sem nenhum artefacto.
    Estou a testar também a segunda memória sozinha no mesmo slot e também não tive problemas até agora.

Vou experimentar todas as possibilidades (duas memórias sem disco, duas memórias mais disco, uma memória num slot e no outro, etc.).

Mas será que isto indica um problema nas memórias ou de fonte de alimentação insuficiente?

Bios: v0304 2008/03/28

Partilhar esta Página