Ajuda! novos virus e trojans no pc.

Hartsink

Power Member
Bons dias,

Tenho tido problemas com o pc.
- Vão aparecendo montes de pop ups do IE,
- Sempre que reinicia o pc copia-se automaticamente um ficheiro "freeprodtb.exe" para o ambiente de trabalho,
- Há montes de ficheiros no disco e nos meus documentos (tipo ntuser.dat, defender25.exe, setup.exe, etc...) que não consigo eliminar pq diz que o acesso foi negado pq o ficheiro está protegido contra escrita ou está em utilização.
- Na pasta de arranque estão 2 ficheiros (taskmgr.exe e msconfig.exe). Pelos vistos este ficheiros são do windows mas devem estar infectados.
- Copiam-se milhares de ficheiros .zip todos com 198kb para a pasta "C:\Documents and Settings\David\Complete". todos estes ficheiros .zip têm o mesmo ficheiro dentro "setup.exe" Ontem tinha mais de 24 mil ficheiros com nomes todos diferentes (tipo pamela screensaver, lost episode 2x22, paris hilton video, etc...) o que dá 5gb. Caso estes ficheiros tenham sido sacados em trafego internacional tou lixado.

Sempre que corro o ad-aware ou o spybot (nem que seja de 5 em 5 minutos) encontram sempre lixo novo.

Alguém me sabe dizer o que pode ser ou como resolver?

Obrigado.
 
desligar da net e reinstalar costuma resolver. se não podes fazer backup agora, cria uma partição e instala windows noutra partição. depois vês como salvar os ficheiros que tens infectados...
 
Sim, desliguei o cabo de rede da internet, reiniciei e não deu problema. Mas estás a dizer para reinstalar o quê?

Já estou a fazer backups dos meus ficheiros caso tenha de formatar, o pior são os emails, não sei como os guardar.
 
suponho que usas uma aplicação tipo outlook... deve dar para fazer export dos emails para um ficheiro, que depois poderás importar noutra instalação do mesmo programa.

eu estava a dizer para reinstalares o sistema operativo, ou então para o instalares novamente numa segunda partição, enquanto tentas resolver esses problemas... assim usavas o windows "sem virus" enquanto tentas curar a instalação anterior...
 
podes eliminar certos ficheiros com o killbox , quem sabe ajuda para não teres de reinstalar .

os mails manda para conta hotmail
 
324

Meu..vou ser sincero contigo... eis o que eu fazia se fosse a ti..

1) salva os documentos + importantes
2) formatava o pc..(limpar tudo limpinho)
3) instalar o windows novamente com SP"
4) meter após a instalação o software essencial que abrange o seguinte: Antivirus (metes avast ou kapersky), firewall (mete zone alarm free), antyspyware (mete zone alarm pro, ou spybot ou outro)
5) definir actualizações autom+aticas ou periodicamente faze-las..
6) mandar o IE pro lixo e meter algo de jeito, como o firefox ou o Opera (nestes dois dá para bloquear popups, jokes, dialers, etc..e etc..)
7) verificar de vez em quando como anda o sistema... para monitorizar as coisas..


fazes isto e o teu pc fica um oásis...livre de problemas....

Acredtia que como tens o pc não há remédio eficaz senão um formatezinho
 
Format e reinstal all needed...

Quanto aos mail's:
Se usas o outlook express vai a ferramentas->opções->pasta de arquivo e copia o endereço para o executar. abres a pasta e gravas os ficheiros *.dbx. depois de reinstalares o windows é copiar pra pasta do OE outra vez...
No outlook, vais a ficheiro->importar e exportar->exportar para ficheiro->ficheiro de pastas pessoais... e por aí fora... gravas tudo num ficheiro pst pra depois importares... (não te esqueças de seleccionar a opção incluir subpastas...)
 
Sheesshhh, é isto que dá mau nome ao Windows... Mal a coisa corre pró torto, é logo "format/install". Vão lá sugerir disso pra outros OS's a ver como são tratados...

@Hartsink:

Sinceramente, se tivesses as ferramentas e a prática necessária dizia-te para ires para uma limpeza antes de pensar no format. Sem umas nem outras não vai ser fácil nem doce, e no estado em que isso está, talvez nem um backup em condições dê para fazer.

Se quiseres realmente tentar, ajuda não vai faltar por aqui, mas a decisão é obviamente tua.

Como sugestão, se tiveres acesso a outro PC, ia já preparando um BartPE com pelo menos os plugins do Spybot S&D/AdawareSE/McAffee/Stinger,e Nero se tiveres ou DeepBurner se não tiveres. Não é a 100%, mas é um começo. No pior dos casos, dá para fazeres backup do que quiseres para CD/DVD sabendo que não tens virus a correr, na melhor, é o suficiente para uma limpeza completa, mas duvido. E dá sempre jeito ter um destes por perto.
 
Vais ao IE e apagar os cookies/ficheiros temporarios.. e isso

Arranja o Ad-Aware ou outro qq anti- spyware..
actualiza o antivirus...

Corre os 2!

Se não resolver.. arranja e AV gratuito, por exemplo o AVG e corre-o!
 
ShadeX disse:
Sheesshhh, é isto que dá mau nome ao Windows... Mal a coisa corre pró torto, é logo "format/install". Vão lá sugerir disso pra outros OS's a ver como são tratados...

Noutros S.O's.. não aconteçeria isto..... a culpa é dele usar o I.E (pior browser no mercado responsável por 35% dos bugs do windows) + não ter antivirus nem antispyware...

combinação brutal...
 
E a solução obviamente é a táctica da terra queimada... Formata, reinstala e continua sem perceber o que aconteceu nem porquê. Brilhante...

Ou então pode ir informa-se (aparentemente apanhou um spywarezito da treta), arranja ferramentas e aprende a usá-las (Spybot S&D + Kaspersky deve chegar) e no processo percebe o que aconteceu, porque aconteceu e como não voltar a acontecer. Hmmm, não é por nada, mas parece melhor que a opção anterior.
 
ShadeX disse:
E a solução obviamente é a táctica da terra queimada... Formata, reinstala e continua sem perceber o que aconteceu nem porquê. Brilhante...

Ou então pode ir informa-se (aparentemente apanhou um spywarezito da treta), arranja ferramentas e aprende a usá-las (Spybot S&D + Kaspersky deve chegar) e no processo percebe o que aconteceu, porque aconteceu e como não voltar a acontecer. Hmmm, não é por nada, mas parece melhor que a opção anterior.


E o que é que eu disse ??

4) meter após a instalação o software essencial que abrange o seguinte: Antivirus (metes avast ou kapersky), firewall (mete zone alarm free), antyspyware (mete zone alarm pro, ou spybot ou outro)
5) definir actualizações autom+aticas ou periodicamente faze-las..
6) mandar o IE pro lixo e meter algo de jeito, como o firefox ou o Opera (nestes dois dá para bloquear popups, jokes, dialers, etc..e etc..)
7) verificar de vez em quando como anda o sistema... para monitorizar as coisas..

disse ou não ao rapaz como se deve proceder a uma boa instalação..se ele mantiver estes passos não precisa de formatar tão cedo
 
Obrigado pela vossa ajuda!

Instalei o AVG 7.1 plus firewall (demo 30 dias) e corro o Spybot e o Ad-aware várias vezes. Os problemas continuam lá mas pelo menos não chateiam. O taskmgr.exe e o msconfig.exe ainda estão na pasta de arranque e não consigo eliminar nem desinfectar.

De qualquer maneira acho que vou formatar o disco. Há 3 anos que não o faço, nem sei como aguentou tanto tempo! Nunca uso antivirus mas tenho cuidado com os ficheitos e sites que abro.

ec99031, uso o OE e estou a pensar fazer como disseste. Tens a certeza que depois dá para copiar para a mesma pasta? É que tem uma pasta com um nome muito comprido (\Identities\{F64E5A58-51A4-495C-9CC2-5DE68D9D8882}\Microsoft\Outlook Express) e depois de formatar essa pasta pode não ter o mesmo nome e logo o outlook não vai buscar os ficheiros .dbx necessários. Acho que já tentei fazer isso uma vez e não resultou.
 
Hartsink, muda para o Thunderbird ou outro qqr. Por muito mau que seja e problemas que tenha, nunca vai ser tau mau como o OE ou ter tantos problemas. E sempre é menos um buraco no sistema.

Quanto ao outro problema, isso tem de ser feito em modo de segurança. E se, como é costume, não tens passwords nas contas, é uma boa altura para começar...
 
Hartsink disse:
Obrigado pela vossa ajuda!

...
ec99031, uso o OE e estou a pensar fazer como disseste. Tens a certeza que depois dá para copiar para a mesma pasta? É que tem uma pasta com um nome muito comprido (\Identities\{F64E5A58-51A4-495C-9CC2-5DE68D9D8882}\Microsoft\Outlook Express) e depois de formatar essa pasta pode não ter o mesmo nome e logo o outlook não vai buscar os ficheiros .dbx necessários. Acho que já tentei fazer isso uma vez e não resultou.

Depois de teres os *.dbx gravados e depois quando iniciares o outlook (sem as pastas que gravaste, crias as pastas com o nome exacto dos ficheiros *.dbx que gravaste. fechas o outlook e verificas se ele criou uns dbx com esses nomes na directoria... se sim, gravas os antigos dbx por cima dos novos senão abres novamente o outlook abres as pastas, fechas novamente o outlook e verificas se já aparecem.

Exemplo: Tens uma pasta com 100msg com o nome «meu_correio»
- no directório do outlook copias o ficheiro que se chama meu_correio.dbx (imaginando que ocupa 20MB)
- depois de teres o "novo" outlook, já não te aparece no directório do outlook nenhum ficheiro meu_correio.dbx (com 20MB)
- Abres o outlook e pedes para criar uma pasta, dás o nome de meu_correio
- carregas na pasta (só para ele saber que estás a usar a pasta)
- Fechas o outlook e vais ao directório.
- Deve-t aparecer um ficheiro com o nome meu_correio.dbx, mas ocupando muito menos espaço (prai 100kb)
- copias o meu_correio.dbx (com 20MB) para esta pasta, subsituindo o existente (de 100kb)
- abres novamente o outlook, e quando carregares na pasta meu_correio, vão estar lá as mensagens....


Também acho que daria para exportar as mensagens, mas acho que assim é mais "fácil"...

Desculpa o testamento...
 
Back
Topo