Ajuda para escolher resistência!

nribeiro

Power Member
Não sei se posso colocar aqui esta questão mas cá vai:
Tenho 4 IR led's para montar mas preciso de saber qual a resistência a usar. Ora, tenho lido sobre a lei de Ohm e existem calculadoras na net mas entre os cálculos que faço no papel e o resultado nessas calculadoras vai uma grande diferença. No papel deu-me que tinha de usar uma resistência de 230 e na calculadora que usei deu-me 150 ou com mais 10% de margem!! No que devo confiar?! A voltagem que irei usar para todos os leds é de 9v.
 
Queres ligar em paralelo ou em série?

Assumindo que os vais ligar em paralelo e que cada LED é de 3V, vai cair 6V em cada resistência. Se a corrente ideal dos LEDs for 30mA, vais ter de usar uma resistência de 200 ohm (R=U/I desprezando a resistência interna do LED). Tens é de saber a corrente ideal dos LEDs e a sua tensão para teres o valor da resistência a utilizar.

As resistências não são valores exactos mas sim um valor indicativo +- uma tolerância indicada pelo fabricante. Dai a calculadora te dar os 150 ohm +- 10%. Tu se fores comprar uma resistência de 200 ohm tás a comprar 200 ohm +- x% em que x te é indicado pelo codigo de cores (podes ve-lo neste link http://w3.ualg.pt/~jmariano/introelec/cod_cores.htm)
 
Vou ligar em série, assim só necessito de uma resistência para todos os led's não é? Alguém sabe onde posso comprar os led's IR aqui em Lisboa? A Dimofel deve ter mas no site não sei onde ver as specs dos led's para ter já uma idéia.
 
Vou ligar em série, assim só necessito de uma resistência para todos os led's não é? Alguém sabe onde posso comprar os led's IR aqui em Lisboa? A Dimofel deve ter mas no site não sei onde ver as specs dos led's para ter já uma idéia.

Vais ligar em série por alguma razão especial?

Olha que se os LEDs forem de 3V cada, ligando em série ias precisar de uma fonte de 12V (4x3V=12V). As contas para a resistência também não são as mesmas pq já não vão cair 6V na mesma.
 
A razão e segundo o que tenho estudado pela net sobre ligar Led´s é que só necessito de uma resistência para os 4 Led´s. Não está correcto? É assim, os Led's IR são a 3v?! Pensava que eram a 1.5... Enfim, vou tratar de ir á Dimofel e talvez pergunte lá aos amigos do meu pai qual a resistência a ser usada neste tipo de sistema.
 
Back
Topo