[Ajuda Please] Resistencia

JPAB

Power Member
O meu projecto é ligar um comando do carrinho telecomandado que funciona com duas pilas de 1.5V ou seja 3V no total. E vou liga-lo a porta paralela (LPT) do computador, ela transmite 5V.
Logo percizo de comprar uma resistencia para "chupar" 2V... mas qual??
deram me esta formula...Vo=Vi*R1/(R1+R2) esta correcta a formula??
Eu sou novo nisto da eletronica pesso desculpa pela ignorancia..
o "Vo" e o "Vi" correspondem a Vi=3V e Vo=5V ??
____________________________________________________________________
se sim dá:

R1=1000(numero dado ao acaso)
R2=X=?


3=5*r1/(r1+r2) 3=5*1000/(1000+X) 3=5000/(1000+X)
3(1000+X)=5000 3000+3X=5000 3X=5000-3000
3X=2000 X=2000/3 X=666,6666667

Conclusao: perciso de uma resistencia de 1000 ohms e outra da mais aproximada de 666,6666667 ohms, ou basta uma da mais aproximada de 1666,6666667.
_____________________________________________________________________

Esta certa a forma a aplicaçao e a conclusao?
agradecia que respondessem é mesmo importante para mim

obrigado


é isto?
 
Vi (tensão de entrada) e Vo (tensão de saída) estão trocados.
Essa fórmula é para criares um divisor de tensão

voltage-divider.gif


NOTA: As resistências R1 e R2 nesta imagem estão trocadas em relação á fórmula que forneceste, mas qualquer delas está correcta, bastando considerares na fórmula que a resistência que se encontra como dividendo (em cima) tem que corresponder á que se encontra aos terminais de Vo.

Depois de fazeres os cálculos, convém teres valores para R1 e R2 o mais próximo possível do que consegues adquirir na realidade. As resistências mais comuns têm uma tolerância de 5% (pertencem á série E24), mas é possível obteres com relativa facilidade resistências com 2% (E48) ou 1% (E96) de tolerância.

Tens aqui uma tabela para saberes que valores de resistências é que há disponíveis de acordo com a tolerância (ou série) pretendida.
http://www.logwell.com/tech/components/resistor_values.html

Por outro lado, poderias talvez usar um conversor DC-DC (ou regulador de tensão) em vez de usares um divisor de tensão feito com resistências.

Abraço
 
Última edição:
hey Mortymore obrigado pela ajuda mesmo :D
se eu bem entendi R1=niveis de tensao da porta paralela ne?
o pior é que eu nao tenho multimetro nem amperimetro :'(
ou seja nao posso determinar o R1... nao sabes nenhum site que diga entao o nivel de tensao da porta paralela.. ja andei a procurar e nada.. se alguem tivesse um amperimetro ou um multimetro em casa e pudesse disponiblizar 5 min do seu tempo agradecia muito mesmo, mas eu vou continuar a procurar...
se eu tiver novidades ou algum tiver avisem pelese
 
Porta paralela (LPT) do computador transmite 5V = Vin (tensão de entrada) = 5 V;
Comando do carrinho telecomandado que funciona com 3V = Vout (tensão de saída) = 3 V;

R1 e R2 são resistencias que vais ter que usar para criar aquele esquema que o Mortymore postou. Das um valor a uma e depois calculas a outra. Não percisas de voltimetros, nem amperimetros.

Outra coisa, quase de certeza que podes mandar os 5v da porta paralela para o comando, mas pelo sim pelo não espera que alguem confirme isto.
 
Hey metRo_ thanks pela tua participaçao no topico...XD
ya eu sei que R1 e R2 sao as resistencias mano, mas ele disse "a resistência que se encontra como dividendo (em cima) tem que corresponder á que se encontra aos terminais de Vo" logo acho que tenho de saber quantos amperes transmite a porta acho que é isso posso muito bem tar enganado.. :S
quanto a ligar directamente nao sei mas se alguem confirmasse isso eu esprimentava :-)
tnhanks pela ajuda até agora
 
Última edição:
tambem encontrei a seguinte formula
f6cda470e0dda83a09efbbbc84c9ee66.png

onde:
V é a diferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em VoltsR é a resistência elétrica do circuito medida em OhmsI é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampèresentao R=2/I
consideranto o poste que fiz anterior como I=20

entao dá R=2/20= 0.1 ohms

estara isto certo???
 
Considerando o esquema que coloquei em anexo...

Vin=5v
Vout=3v


Então aos terminais de R1, temos a queda de tensão Vr1 que é igual a Vin-Vout ou seja 5-3=2V

Até aqui creio que chegaste.

Então, se pretender-mos que R1 seja percorrida por uma corrente de 20mA máximo (Ir1), temos:

R1 = Vr1/Ir1

Não esquecer que 20mA = 0.02A = Ir1

R1 = 2 / 0.02 <=> R1 = 100 ohm

Então se R1=100, Vin=5 e Vout=3 temos:

Vout=R2/(R1+R2)*Vin <=> Vout*(R1+R2) = R2*Vin <=> 3*(100+R2) = R2*5 <=>

<=> 300+3*R2 = 5*R2 <=> 300 = 5*R2-3*R2 <=> 300 = R2*(5-3) <=>

<=> 300 = R2*2 <=> R2 = 300/2 <=> R2 = 150 ohm

De notar que estou a considerar que corrente que se "extrai" do lado da porta paralela (Vin) são 20mA, apenas pelo que foi sugerido num post anterior. O que pretendo é apenas exemplificar como poderão ser feitas as contas, de acordo com os dados que me foram fornecidos, ou considerados para o exemplo. Se os dados do problema são ou não os correctos ou previstos, isso não confirmei.

Contudo, convinha saber também quais as impedâncias típicas a aplicar ás portas, pois estou em crer que os valores das resistências obtidas como resultado, são um pouco baixos. Á cautela, considerava antes Ir1=6mA, o que dá R1=333ohm e R2=500ohm

Abraço
 
Última edição:
Mortymore obrigadao pela ajuda foi muito importante acredita... :-)
quando acabar o trabalho estou a pensar escrever um artigo sobre como desenvolve-lo passo a passo e ate destribuir o codigo fonte do programa que controla o carro. depois posto a qui no forum :-).
Eu acho que é mesmo 20mA pelo que tive a ver noutros sites dizem que é o"tipico"... a resistencia mais perto de 100 ohms é 120 ohms sera que nao vai intreferir :S do tipo o resistor "chupar" depasiada energia e aquilo nao funcionar??

Mais uma vez obrigado ;)
 
Se pretendes considerar os 20mA, então tens R1=100 ohm e R2=150 ohm

Tens disponíveis os 2 valores (100 e 150 ohm) na série E24 (5% de tolerância) que são as resistências mais comuns no mercado, por isso não terás qualquer problema em arranjar resistências com valor real igual ao calculado.

Já te tinha enviado o link anteriormente para poderes ver que valores há disponíveis em cada uma das séries: http://www.logwell.com/tech/components/resistor_values.html

Se preferires, podes sacar do link a seguir um PDF com uma tabela semelhante e com a indicação da correspondência de cores nas resistências.

http://rapidshare.com/files/112437686/Resistor_series.pdf.html

Fiz esta tabela, imprimi-a e tenho-a colada na parede, pois se não tenho problemas em perceber imediatamente os valores para as resistências com 5% de tolerância (4 riscas), já com as resistências de 1% e 2% de tolerância com 5 riscas é mais complicado, tanto mais que normalmente o corpo dessas resistências é costuma ser azul e as cores não se distinguem tão bem como nas tradicionais com corpo creme.

Bom trabalho
Abraço
 
É favor um moderador apagar este mesmo post foi uma repetição do anterior.
É o que dá andar para a frente e para trás no browser.
As minhas desculpas pelo sucedido.
 
Última edição:
Tem varias lojas onde encontras essas resistências. És de que zona?

Mortymore - Achas que fazia mal aquilo que eu disse de ligar directamente? Digo isto por normalmente estes circuitos como comandos e assim funcionam até 5V, ou estou muito enganado?
 
Mortymore - Achas que fazia mal aquilo que eu disse de ligar directamente? Digo isto por normalmente estes circuitos como comandos e assim funcionam até 5V, ou estou muito enganado?

Não faço ideia. Não sei de que circuito se trata, por isso não me posso pronunciar sobre isso.
Limitei-me a ajudar nas contas de acordo com os dados que forneceram. Só isso.

Abraço
 
Sou de braga...
eu vou ver se ainda hoje passo por uma loja de eletronica para comprar algumas resistencias e tambem alguma solda xD
vou estprimentar com as resistencias de 100ohms espero nao queimar nada :P
Abraço
 
Se as ligações que pretendes fazer, não são no sentido de ir buscar alimentação á porta paralela do PC, para alimentar um pequeno circuito externo, e são apenas um adaptador de níveis de sinal de dados entre a LPT do PC e o circuito externo, então, uma forma que há para evitar potenciais problemas, é usar isoladores ou acopoladores ópticos (opto-coupler, opto-isolator, opto-transceiver, opto-buffer... variantes cujo nome depende da aplicação dada aos isoladores ópticos).

Exemplos:
http://www.epanorama.net/circuits/parallel_output.html
http://www.automotsys.com.au/comport.html
http://www.robh.nl/art/s88lptw.gif - http://www.robh.nl/electro.php
http://www.rafaelquines.com/blog/2007/04/protegendo-a-porta-paralela-com-acoplador-optico/
http://www.eletronica24h.com.br/cursoEI/cursoEI2/aulas/Aula11.htm

Mas claro que isto é mais complexo do que um cricuito passivo com mera aplicação de resistências a criar divisores de tensão. Mas pelo menos ficas com a ideia.

Abraço
 
Última edição:
eu quero é fazer mais ao menos o seguinte:


achas que deixe tar as pilhas no comando do carrinho?
eu hoje ao fim do estagio vou comprar resistencias de 100, 150, 333, e 500 ohms...

isso dos acopoladores ópticos parece muito para mim xD e eu nao tenho muito tempo porque quero testar o softwere e percizo disto pronto... obrigado pela ajuda
 
so pude ir a loja hoje de manha e comprei resistencias de 100, 150, 330 e 460 ohms...
estava a pensar esprimentar deixar estar as pilhas ligadas ao comando e fazer o 1º teste apenas com uma resistencia de 100 ohms...
sera que posso queimar o comando ou a porta fazendo este teste? :S
 
Tu tás a atacar que circuito? não é alimentando o comando?

Tb acho essas resistencias um pouco baixas.
Se a porta tem 5V e consegue fornecer de 6 a 20 mA, tu com essas duas resistencias em série tens uma equivalente de 250 ohm. Ora, I = V/R = 5/250 = 20 mA. Ou seja, toda a potência que consigas sugar da porta, vai para as resistencias e não para o teu circuito, acho que assim nunca irá funcionar como deve ser. Sobe as resistencias para valores superioes a 1k ohm pelo menos...
 
Back
Topo