1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AJUDA por favor

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por sabi, 7 de Janeiro de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 940)

  1. Boas. Sou um novato em Linux. Mas depois de algumas procuras na net decici fazer a instala;ao do UBUNTU (cd do qual estou a correr agora). O problema surgiu quando carreguei o partition manager. Mandei criar uma particao de linux swap com dois gigas e outra de 4 gigas onde iria instalar o linux. Apos o pc reiniciar comecou a fazer a particao. Mas depois surgiu um erro e agora o xp nao arranca. quando aparece a barra de arranque do xp aparece um ecra azul por milesimos de segundos e depois volta a reiniciar sozinho. O que devo fazer. Alguem me de uma ajuda por favor.
    Obrigado antecipadamente.
     
  2. LnxSlck

    LnxSlck Power Member

    Em 1º lugar 2 gigas para swap ???? 500 MB chegam e sobram.

    Agora, devias ter usado algo com HirenBootCd sempre é mais seguro, tenta entrar em modo de segurança e faz restauro do sistema, ou assim.. Em Windows não te posso ajudar muito
     
  3. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Se te está a dar erros no windows, é porque mexes-te onde não devias ... Uma instalação linux nunca mexe na instalação windows (a não ser que tenhas feito algo mal nas partições ...)

    E 2 gigas de swap? omg ...
     
  4. Hav0c

    Hav0c Power Member

    Bom, o windows não se estragou sozinho. Talvez por causa da *excessiva* quantidade de memoria usada para o swap...
    Tenta ver se é alguma coisa na BIOS. Ou reinicia em modo de segurança.

    Se nada funcionar, talvez tenhas de formatar o disco rigido.
     
  5. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    2 gigas de swap pode não ser assim tão absurdo...se ele tiver um portátil com 2 gigas de RAM e quiser suspender para o disco convém ter uma swap com o mesmo tamanho da RAM ;)
     
  6. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Nada disso ... 1 giga chega e sobra para a suspensão/hibernação, independentemente da ram que tenha (512 podem não chegar, muitas vezes ...)
     
  7. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Sim, chega tendo em conta que é raríssimo suspender com a memória completamente cheia e o suspend também faz a compressão do conteúdo da RAM se for preciso, mas tendo em conta que não há um valor certo para isso (a velha fórmula swap = 2* RAM está bastante desactualizada) e hoje em dia espaço em disco é coisa que não falta, acho que não vem mal ao mundo em por o mesmo valor. Aí tens 100% de certeza que chega no pior caso ;)
     
  8. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Sim, verdade ... Mas 1 Giga costuma ser suficiente. No fedora so me faz hibernação com 1 giga, por exemplo ..
     
  9. eyeliner

    eyeliner Power Member

    Com tanta coisa, é fácil de ver que flipaste a partição NTFS. Tentaste fazer um resize, não?
    Tenta pôr o sistema como estava com o Partition Magic. Ou então, tenta arrancar com o cd do XP
    e vais à consola de reparação e fazes um chkdsk.

    Não será nada de grave. Voltas a pôr as partições no sítio e ele volta ao que estava.
     
  10. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    O partition as vezes passa-se dos cornos, assim como (penso eu) todos os programas de partiçoes! Eu faço sempre backups, mas nunca me aconteceu nada desse estilo. Agora acho que a soluçao mais rapida e facil é formatares
    Ja agora, quando se hiberna o PC limpa-se a ram? Pensei que era so ao reiniciar. Outra coisa a swap nao serve so para quando a memoria ta cheia?
     
  11. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Em linux podes hibernar (suspender) de duas formas, ou para a RAM ou para o disco (normalmente para a swap). Daí que sim, a RAM fica limpa no 2º caso. Aliás, quando suspendes para o disco o portátil nem consome energia e é como se o tivesses desligado, com a diferença que quando o ligares outra vez tudo o que ficou na swap e restaurado para a RAM e voltas ao ponto em que estavas...

    Tirando isso, a swap só é usada mesmo quando há falta de RAM (o disco é bem mais lento como é óbvio) :P
     

Partilhar esta Página