Ajuda - Portatil PC ou Mac/powerbook - Urgente

getysburger

Power Member
Boas, estou decidido a comprar um portatil, o que me vai dar bastante jeito para os trabalhos da universidade (curso de Design Multimedia), mas mesmo apos ter lido uma quantidade consideravel de posts ainda continuo indeciso, e queria pedir a vossa opinião, de modo atentar fazer a escolha acertada e ficar satisfeito.

Embora eu goste de jogar, o portatil nao vai ter como uso principal jogos, vai ser praticamente apenas para trabalho. Queria um portatil que aguentasse satisfatoriamente os seguintes programas:
Flash, Dreamweaver, Photoshop, After Effects, Ilustrator e 3DS Max/Maya, e alem de se "dar bem" com estes programas, que tivesse umamaior perfomance/desempenho que o sistema que uso actualmente (desktop P4 2,533 com 512 ram e R9700 pro).

Estou tentado a fazer mais umas horitas por semana no trabalho e comprar um Powerbook 15" G4 1,5 GHz /1,63 GHz, mas ao mesmo tempo ao pensar que iria gastar à volta de 2000€ no minimo mais alguns € para por pelo menos 1GHz de ram, tanbem pensei em manter me nos pc´s e comprar por esse preço um pc portatil com um centrino a 2,0 GHz, com 1/2 Gigas de ram e uma GeForce 6600.

Gostave que me ajudassem e dessem as vossas opiniões, e ja agora se eu com o G4 1,6 ou com um centrino entre os 1,8/2,0 e com 1giga de ram irei ter bastante diferença em relação oa meu desktop actual.

Comprimentos (desculpem o "testamento").
 
Vai para um portatil normal!

Se quizeres podes depois por-lhe o OS_X versao X86 :D :D
Ja há ai people no forum com ele nos portateis!
 
Mac foi feito para isso...mas sabendo como sao as faculdades, e como sao os estudantes desses cursos (ao inicio querem é experimentar programas que depois nao fazem falta a ninguem) aconselho-te um pc. Se vais apenas correr esses programas que disseste...entao um Powerbook nao é mal pensado, apesar da Apple se estar a virar para processadores Intel.

Queres um portatil por ser portatil, ou para meter na secretaria e substituir o desktop ?

ps: eu tenho um powerbook 15'' e tirei um curso de design visual...por isso nao penses que é uma opiniao biased :)
 
Última edição:
Pentium M, sem dúvida. No mínimo 1.8ghz, melhor seriam 2Ghz ou mais.
E com uma gráfica decente, tipo Geforce 6600 ou Radeon X700, no mínimo -prefere 128MB como base-. É à vontade mais potente do que qlqr P4 (talvez excluíndo os ultra-caros e ultra-exclusivos Extreme Edition)
Memória RAM em SO-DIMM é sempre mais barata para PC's, 1GB como mínimo, 2GB seria o ideal.

Mac's G4 seria bom se só quisesses usar em apps gráficas 2D (let's face it, mac in 3D sucks -especialmente os G4 desktop e os laptops).
Mas todos esses programas existem e correm mto rápido em PM's com windows (ou linux, ou Tiger ;)), pq pagar mais por um mac agora ? Só pelo design ou pelo ***** (que a Apple vai descontinuar e deixar de suportar mais tarde ou mais cedo) ?
Até já existem pessoas com o Tiger em x86 a correr *agora* na boa, mais outra desculpa para evitar PPC's.

Eu tirei um curso de Design Industrial. (embora não tenha portátil recente e nunca o tenha usado mto na escola, todos os que tinham, no meu curso, andavam de Pentium M)
Só no curso de Comunicação se viam alguns Powerbooks's e iBook's nas mãos dos alunos, a maior parte até trabalhava nas aulas com PowerMac's G5 e G4, e depois faziam o resto em Centrinos na boa.
 
Última edição:
O portatil vai ser tanto para uso como portatil como para usar como desktop, em principio o uso que lhe vou dar vai ser andar comigo quase todos os dias, mas tanbem ira ter que servir como desktop, visto que vou ficar sem o meu desktop actual (vai passar pro meu irmao). O meu orçamento limite são 2000€, agora nao sei se compensaria em termos de performance em relaçao aos programas que mencionei, comprar um powerbook ou centrino, embora agora depois de andar a ver uns preços, o centrino tem a vantagem de como se encontra um pouco mais barato, da sempre para tentar comprar um com um minimo de 1Gb de ram, ou mais, mas continuo com a duvida se a diferença ira ser muita em relaçao ao powerbook.

Comprimentos
 
God_Himself disse:
Powerbook e ponto final.

PC é pra jogar, Mac é pra trabalhar, venha lá quem vier.

Eu bulo no meu toshiba (desde novembro que nao toco no desktop) e ainde nem lhe instalei um joguito que fosse ... ;)

Photoshop , 3dmax , etc etc ... :P

É assim , Tudo o que há pra MAC há pra PC , queres + alguma coisinha e com o bonitinho do PowerBook ficas agarrado ... a não ser que lhe metas linux em cima. cof cof.

Se for "só" para o que dissestes ai em cima ... escolhe o que tenha o emblema do teu clube na tampa que ficas bem servido.

discos rápidos (foge dos de 4200rpm), muita ram , placa grafica decente , bom monitor... acho que faltam aqui uns conselhos ... 8)
 
Ainda estou indeciso, mas se calhar vou para um pc portatil, por causa de pelo mesmo preço que um powerbook devo ficar com algo equivalente em processador e trazer mais memoria ram.

Um aparte - ontem um colega meu instalou um jogo de futebol(pes 4) num HP (centrino 1,8 Ghz, 1Giga de ram, placa grafica intel "qq coisa") e aquilo a jogar atrofia bues os olhos, tem muito arrastamento da imagem, alem de atrofiar cança. Isso e normal?é so monitor que nao serve para jogos ou e da placa grafica nao prestar?
 
placa gráfica intel "qq coisa" <-- isto explica tudo :D
as placas da intel normalmente usam memória partilhada e não têm um desempenho minimamente decente nos jogos... para jogos no portatil só mesmo com placa dedicada
 
É de certeza uma Intel extreme grafics... :confused: Bem de extreme é que isso não tem nada...
Essas são mesmo as piorzinhas
Arghhhh INTEL SUCKS
puke11td.gif
:x2: Rotfl


Cumprimentos
 
Alguem me sabe dizer sites com preços de portateis com Turion 64 para eu comparar preços e specs? E ja agora qual o que se porta melhor, Turion ou centrino?
 
getysburger disse:
Alguem me sabe dizer sites com preços de portateis com Turion 64 para eu comparar preços e specs? E ja agora qual o que se porta melhor, Turion ou centrino?

Finally, some wise words...
Bem, turion p centrino é como a3 1.9 sport p fiat uno...
Lol.
Cumps
 
O ultimo Targa tem um Turion 25w com uma X700 128mb e 1gb de ram por 1300 euros ;)
Sobram-te 700 euros para mais 1gb de ram e 1 semana de ferias pro algarve :D
 
E portateis com Turion mas sem ser Targa(nao tenho nada contra a marca, mas uma colega tem um e nao sei porque, nao gostei muito dos plasticos nem da forma) e com 2 gigas (ou com um pente de 1giga e um slot disponivel para postriormente por o outro giga)?

E ja agora alguem tem links de benchmarks entre Tution e centrino? ja andei a procura e nao encontrei grande coisa.

Uma ultima pergunta (pergunta super noob) os centrinos novos (os de ~2Ghz) ja são a 64 bits ou continuam a 32?Nao e melhor ter um pc ja a pensar nos 64 bits?

Thanks in advance
 
Um amigo meu sabendo que estou de olho num portatil fez me uma oferta pelo meu desktop actual, estou a considerar vender visto que ja tem 3 anitos (P4 2,533, 512 Ram, R9700 Pro). Eu quando pensei na compra do portatil, era para o portatil ser quase exclusivamente para trabalhar em casa e na universidade, e estava a pensar fazer upgrade ao desktop para o usar mais para jogar e por vezes tanbem trabalhar.

Só que se eu vender o desktop fico sem maquina para jogar, logo o powerbook que mencionei no inicio do topico seria excluido pois nao e o indicado para jogar. Caso eu caia na tentação de vender o desktop, existe algum bom portatil que tenha um bom desempenho nos programas que mencionei no inicio do topico e que aguente com jogos tipo doom 3 com grficos ja ssim pro bonzitos?
Falaram me de um fijitsu siemens com ecran 17" (carote po meu bolso, passa dos 2000€, custa 2300€ penso eu) que tem 2Gb e uma GeForce 6800 e processador centrino 2Ghz (nao e turion a 64 bits.....estou de momento mais inclinado para algo com 64 bits, a pensar no futuro).

Este portatil por exemplo (o fujitso siemens) teria um desempenho em jogos e edição de video perto do nivel de um desktop com specs +ou- equivalentes?

Caso eu fique com um portatil a servir tanbem de desktop, ele ira ficar uma media de pelo menos entre 6h - 8h ligado diariamente, quase todos os dias, seria saudavel pa um portatil?

Thanks in advance
 
Última edição:
eu dou-te a minha opinião...

estudo tecnologias da comunicação audiovisual e trabalho com software de edição de som, imagem e vídeo, a toda a escala...
decidi comprar um portátil e optei pelo PB 15" (última revisão) e estou completamente satisfeito... vale todos os cêntimos que paguei por ele... utilizar o PB é utilizá-lo mesmo, para fazer algo produtivo... e não para estar sempre preocupado com a manutenção daquilo... simplesmente funciona ao mais alto nível... e toda a gente sabe que a qualidade paga-se...

se optares por ficar no mundo microsoft, e para a tua linha de trabalho, opta por um vaio que na linha de preço é semelhante ao PB mas tem o senão de ter o windows instalado...

quanto a essa de comprar um pc e instalar-lhe o OS X... treta... instalas mas n tens suporte para nada... pelo menos ainda não... ainda por cima para utilizar ferramentas gráficas...
 
Back
Topo