Ajuda sobre AMD's...

RiK

Power Member
Oi ppl!

Tive há uns dias um "problema eléctrico" na máquina e, por consequência, estou a pensar em comprar novo cpu, board e mems... Como desde há uns anos que não seguia o novo hardware com atenção, gostaria que me esclarecessem umas dúvidas:

Irei, em princípio, comprar uma Asus A7N8X Deluxe 2.0 (parece-me a mais completa de todas e não penso em fazer oc's). Gostaria de saber a diferença entre os AMD's disponíveis actualmente no mercado.

Tenho encontrado desde o 2000+ (era este que eu tinha desde Dezembro de 2002) até ao 2400+ com fsb's a 266mhz. Corrijam-me se estiver enganado!
Depois, 2600+ a 2800+ c/ fsb a 333mhz e, finalmente, o 3000+ e o 3200+ c/ fsb a 400mhz. Mais uma vez corrijam-me pois estou a escrever de memória, penso até que o 3000+ será de 333mhz.

Tenho ouvido falar em Thoroughbred's e Barton's, no dual-ddr, diferenças de cache L2 e afins.... Como tb sei que a AMD deu um passo atrás em clock speed quando lançou os primeiros 333mhz isto anda-me a fazer um bocado de confusão. Já sei que o "tal" 2500+ que não encontro por aqui em Coimbra ou Figueira da Foz era a resposta para os meus problemas.

Gostaria de lêr umas opiniões sobre o que comprar, porquê e, se possível um esclarecimento sobre a amálgama de informação que tenho registado nos últimos dias a lêr tabelas de preços e a consultar sites de benchmarks.

Obrigado!
 
boasq

em relaçao á board, e como referiste k nao pensas em overclocks, a board é perfeita entao, em relaçao ao processador, o~um 2500+ ou mesmo o 2800+ a 333mhz d fsb(bartons) sao bons processadors, confirmo porque o meu 2500 ja vai a 2900+, dual channel, significa 2 dimms d memoria ddr, ou seja, uma largura d banda em duplicado, acelera as tranfsrencias em muito,

mais alguma coisa, poderei tentar esclarecer, axo k nao relatei nenhuma asneira
 
não podes arranjar algum t-bred, a diferença reside no tamanho da cache de segundo nivel ( l2 ) os t-bred têm 256kb e os bartons tem 512kb
 
quanto ao processador axo k vais bem com um entre o barton 2500+ até ao 2800+, a tua escolha para board é bastante boa tb, eu tenho uma A7V600 da ASUS e tb é bastante boa (pelo menos eu estou bastante satisfeito) mas é um pouco mais lenta k A7N8x, um conselho compra uma caixa boa com espaço para montar umas ventoinhas para manter as temperaturas num bom nivel e tb com uma fonte de 2 ventoinhas k é o recomendado pela amd.

Fika.

Edit:
PS: Tambem há bartons com fsb a 400 são o 3000+ e o 3200+ no caso do 3000+ existem 2 versões uma com fsb a 333 e outra com fsb a 400.
 
Obrigado rapazes!

Já tenho umas luzes para a compra do processador, graças a voçês...

Também já ando a pensar, de facto, na fonte. Vou mesmo optar por uma com duas fan's, thermaltake talvez. Quanto à caixa, a minha não tem grande espaço para muitas ventoinhas, costumo tê-la sempre aberta... não estou a pensar em trocá-la (é tããão linda...), mas se me quiserem convencer, força! Talvez mude de ideias.

Só mais uma coisa; tenho um Thermaltake 7+, já vai fazer agora um ano. Aguento-me com ele ou troco tb?
 
cuidado com o alcu....

quer dizer aluminio + cobre...

O cobre retira mais o calor do processador...

existem tb zalman's com dissipadores exclusivamente a cobre....
 
Originally posted by SwimmerBoy
cuidado com o alcu....

quer dizer aluminio + cobre...

O cobre retira mais o calor do processador...

existem tb zalman's com dissipadores exclusivamente a cobre....

O todo em cobre face ao alcu tem a diferença (por reviews que li) de 1 ou 2 graus de arrefecimento e o preço passa de €35 para quase €50... Eu tenho um alcu e consigo fazer OC extremo (air cooling, claro!) na boa e com temps da ordem dos 44º (1700+ @ 2200 Mhz) e ainda n o puxei ao topo...



Hugs.
 
Originally posted by SwimmerBoy
dá uma vista de olhos no Silent Boost....

28€ com capacidades excelentes....

Concordo plenamente o Silent Boost faz pouco ruido e não tem uma performance má, pelo contrário, pelas reviews k já li até é bom.
 
Back
Topo