Ajuda sobre tema para trabalho

mpLopes

Power Member
"Pretende-se desenvolver duas aplicações informáticas que operem sobre bases de dados relacionais, sobre um tema à escolha dos diferentes grupos. A primeira aplicação deverá ser desenvolvida para funcionar em ambiente WINDOWS usando Visual Basic, Delphi ou Java. A segunda aplicação deverá ser desenvolvida usando o formato ASP, ASPX, Perl ou PHP. A ligação das aplicações às bases de dados deverá ser feita via ODBC."

Já vi gente a pedir para fazer trabalhos (LOOLOL), não é isso que eu pretendo.
O meu principal problema é decidir o que fazer.
Quero fazer algo que seja util, e que não sirva apenas para mostrar os professor e ter nota.

Opiniões?ideias?..serão bem-vindas.. ;)
 
Aplicação em windows faz algo tipo base dados de filmes/livros qualquer coisa do genero, videoteca/biblioteca tb com um log in e cada pessoa tem os seus videos/livros..

- lidos
- a ler
- preferidos
- detestados
- etc..

Em relacção à vertente web faz algo que implique log in's..e updates de informações..tambem..
tipo carrinho de compras ou assim..

espero que tenha dado alguma dika
 
A minha sugestão vai para o all in one,

Plataforma windows (aplicação) carregamento de produtos, emissão de recibos, contas.

Plataforma web para os PDA dos funcionarios

Na minha optica, as aplicações não necessitam de ser independentes, podes por a web e o a App a conectar à mesma base de dados, agora imagina as potencialidades :P

Imagina uma gestão de um restaurante, no que toca a gestão do restaurante a parte web são os PDA , e a Parte APP windows é akela maravilha do winrest tipo programa q vemos quando vamos pagar a conta, podes tb aproveita esta vertente para criar os produtso etc.

claro que uma cena basica, para mim isto a parte do restaurante é mto didática e mto facil de desenvolver principalmente porque podes ter as duas partes Win e web .


depois diz qq cena.
 
A minha sugestão vai para o all in one,

Plataforma windows (aplicação) carregamento de produtos, emissão de recibos, contas.

Plataforma web para os PDA dos funcionarios

Na minha optica, as aplicações não necessitam de ser independentes, podes por a web e o a App a conectar à mesma base de dados, agora imagina as potencialidades :P

Imagina uma gestão de um restaurante, no que toca a gestão do restaurante a parte web são os PDA , e a Parte APP windows é akela maravilha do winrest tipo programa q vemos quando vamos pagar a conta, podes tb aproveita esta vertente para criar os produtso etc.

claro que uma cena basica, para mim isto a parte do restaurante é mto didática e mto facil de desenvolver principalmente porque podes ter as duas partes Win e web .


depois diz qq cena.

Tabém achei uma boa ideia. :victory:

E não te esqueças que muitas das vezes nesse tipo de trabalhos o que também é muito importante é a originalidade e apresentação. Porque quem os avalia muitas vezes tá tão farto de olhar para trabalhos enfadonhos que quando algo salta à vista por ser soft vale logo a pena olhar c/ outros olhos para esse trabalho.
 
Eu tive de apresentar um trabalho identico no ano passado.
Como aplicação web desenvolvi em ASP uma pagina que era tipo um portal de varias lojas, onde o comprador pode pesquisar os diversos artigos, ver a dsponibilidade deles em todas as lojas, comprar os artigos on-line.
Como aplicação visual basic desenvolvi um programa para gerir, por parte dos administradores, todas as lojas.
 
E que tal na tua zona procurares um estabelecimento comercial que precise e fazeres uma coisa mais em concreto e com uma base mais "real".
Acaba por ser mais fácil por não teres que andar a inventar um trabalho que depois acaba por ser desnecessário porque nunca vai ter uma utilização prática.
 
ora bem.
continuo a recolher ideias, mas ainda nenhuma me encheu o olho, e me deu "vontade" de meter as mãos na massa.

a ideia do restaurante é boa, obviamente. a questão passa pelo tempo a disponibilizar para fazer isso. o ano lectivo em que me encontro não permite esse tempo,e não me parece que a cadeira precise de algo tão bom.
desta forma e se alguem tiver ideias mais simples, não na forma de implementar, mas sim um sistema menos complexo, que diga alguma coisa.

obrigado a todos pelas ideias.;)
 
Back
Topo