Ajuda técnica

manji

Power Member
Pessoal,

Na tomada onde sai o sinal para a box, que tem a imagem perfeita, sai também um cabo que liga a uma outra tomada que dá sinal para a cozinha.

Na cozinha, a imagem tem imensa chuva. Será isto uma questão de sinal? Preciso de um amplificador?

Não sei se dará para diagnosticar a coisa assim. [emoji16][emoji16]
 
Passo a explicar.

A tomada da cozinha tinha TDT do prédio. Como estão a fazer obras devem ter desligado a antena do prédio ou assim.

Como em casa há NOS, mas nunca tivemos na cozinha, estive a ver e, se ligar um cabo da tomada da box a uma outra tomada (injetando sinal), já tenho sinal da NOS na cozinha. Tem é imensa chuva.
 
Estás portanto a injetar sinal da NOS num cabo que recebe sinal TDT de antena!!???

Se assim é normal que recebas sinal com chuva, tens que tentar retirar o sinal de antena, e continuo a dizer para veres as fichas de ligação, pois por vezes basta um fio da malha para isso acontecer!!!
 
Ok, vou ver.

Tenho de descobrir onde entra a TDT aqui em casa. Acho que os técnicos nunca descobriram, daí terem passado cabos extra para cada divisão através de tubos na parede.
 
Última edição:
Mas tens a certeza que a TDT foi desligada ?

Estás a injetar o sinal NOS na rede de casa ou apenas em cabo que vai á cozinha ?

Talvez seja bom fazeres um esquema, simplificando e objectivando o problema!!!
 
O mais provável é o cabo que vai para a cozinha estar mal ligado na tomada da sala, e isso se esse cabo não tiver algum desvio (que tem haver com a tdt) entre a sala e a cozinha.
 
Deve começar por descobrir por onde se faz a chegada dos sinais Cabo e Antena Coletiva.
Em construçoes recentes deve existir um ATI. Em construçoes antigas uma simples caixa de passagem.
Se foram instalados cabos extra pelo operador de cabo, esta explicada a situaçao...
Resta descobrir se a antena coletiva entra pelo mesmo local do Cabo... se for o caso e querendo ligar apenas o sinal do operador para todas as tomadas, desligue a antena coletiva e instale um splitter para dividir o CATV...

Nao deve é misturar os dois sinais (CATV e MATV) na mesma instalaçao da forma como o fez, ligando uma tomada a outra...
 
Última edição:
Outra coisa que deve ter em conta é, se a box na sala tem imagem perfeita, probkema de sinal tdt injectado nos cabos NOS não deve ser, porque ao contrário, nao seria so na cozinha que ia ter problema na imsgem.
 
Afirmativo!

A entrada da TV por cabo sei onde fica, mas nesse local é apenas TV cabo. Estou ainda por descobrir a entrada da Antena Coletiva! A casa é de 2000.
 
Afirmativo!

A entrada da TV por cabo sei onde fica, mas nesse local é apenas TV cabo. Estou ainda por descobrir a entrada da Antena Coletiva! A casa é de 2000.
Veja a tomada na sala para ver se o cabo q vai para a cozinha está bem ligado, e na tomada da cozinha também, e ate a ficha do cabo que liga à tv.
 
Existe ainda a possibilidade da instalação do prédio ser a moda antiga, isto é, a distribuição da rede coletiva ser feita por prumadas. Nestes casos, os cabos descem o prédio vindos da fracção no piso superior e seguem para a fracção do piso inferior.
Nas instalações feitas nessa altura (2000) era suposto usarem já outro método de distribuiçao, por coluna montante e distribuição para cada fracção a partir das respectivas caixas em cada piso (zona das escadas e/ou corredores).

Devido a dificuldade relatada em encontrar a chegada da rede coletiva e por o operador ter optado por passar cabo até ao local de instalação do serviço (sala) aposto na hipótese de distribuição da coletiva por prumadas e não por coluna montante.
 
Viva DMCV,

Mas nesse caso, o facto de injetar sinal na sala não deveria afetar a cozinha, certo? Nessa teoria seria uma prumada independente vinda de cima?

Isto dos cabos é algo muito complexo[emoji23][emoji23]
 
Sim, tem alguma logica o seu raciocínio. Mas repare, sem sabermos de que forma é feita a distribuiçao nao podemos mais do que aventar possibilidades...
Imagine que para cada prumada de fraçoes existe apenas uma passagem entre pisos, p.ex. as tomadas das cozinhas de uma prumada, recebem do piso superior, passam para o inferior e distribuem para as restantes tomadas dentro da fraçao... da para perceber a ideia?
Tera que descobrir que cabos existem no interior de cada tomada e tentar perceber de onde veem e para onde vao... com cuidado para nao desligar o sinal aos vizinhos de baixo...
Outras hipoteses (se tiver acesso) sera perceber como é feita a distribuiçao a partir do topo do predio, se existe ou nao coluna montante e respetivas caixas em cada piso.
 
Entretanto, falei com o vizinho que tem tvcabo em toda a casa. Incluido a cozinha. Não me soube explicar mais.

The plot thickens. [emoji23]
 
Consegue especificar melhor a entrada do CATV , so para se tentar perceber melhor a trabalho realizado...
Entrou em casa por onde? caixa existente? Fizeram furo? Que tubagem usaram? A mesma onde estao os cabos da coletiva?
Normalmente, nas instalaçoes executadas a data dessa construçao, deveria existir a entrada de casa uma caixa de passagem com ligaçao ao exterior da fraçao por dois tubos independentes: um ligado a rede coletiva do predio e outro ligado a rede dos operadores.
 
Obrigado pela ajuda.

Existe uma caixa no corredor do prédio onde estão vários cabos de CATV. A partir dessa caixa, seguem para cada apartamento.

Dentro do apartamento, na dispensa, existe uma caixa na parede onde entra um cabo de CATV vindo do corredor do prédio. Nesta caixa apenas existe CATV.

Esse cabo depois divide-se em 4 e vai para quarto, quarto, escritório e sala usando tubos no interior da parede. Em todas estas divisões existem na parede duas "tomadas" de TV. Uma onde há sinal NOS e outra onde existe sinal TDT - portanto, chego às conclusão que deveria existir também uma caixa com o sinal Coletivo, correto?

Acontece que nunca a descobri! Poderá ser uma ligação como diz vinda de cima, mas então como tem o vizinho CATV na cozinha?

Eu sei que é difícil ajudar através da NET, mas às vezes ajuda a organizar as ideias. :)
 
Sim, deveria existir também uma caixa para a antena coletiva (MATV). Pelo menos nas áreas comuns de cada piso deveria existir uma caixa da coluna montante a partir da qual se faria a distribuição para cada fração, ainda que dentro da fração o cabo da coletiva possa ir diretamente a primeira tomada sem passar por caixa alguma. Nao sera muito normal mas considerando que existe dentro da fração tubagem independente para CATV, até se aceita...As caixas da coluna montante de CATV têm regra geral fechadura com chave. As da coluna montante de MATV regra geral têm uma tampa aparafusada, pois por norma carecem de menos visitas do que as de CATV.

Tente encontrar a tomada terminal do circuito MATV. Deverá estar localizada num dos extremos da habitação e deve ter apenas um cabo coaxial ligado.

Depois, seguindo a lógica, as tomadas instaladas em divisões entre os extremos, devem ser tomadas de passagem com dois coaxiais ligados.

Finalmente, na divisão do extremo oposto a localização da tomada terminal, deve encontrar-se a primeira tomada desse circuito, também com dois coaxiais (in e out). Desligando o IN desta tomada, ja nao devera ter TDT em nenhuma delas…

Estará assim encontrada a origem do sinal dentro de casa, venha ele de onde vier...

Para ajudar com as tomadas, aqui tem dois videos…



Depois veremos a melhor forma de ter CATV em todas as divisões.
 
Muito obrigado pela ajuda! Hoje já dou um olho!

Quanto à CATV, apenas me falta na cozinha. O resto da casa já está servida pela tal tubagem adicional.
 
Back
Topo