1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda temperaturas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por JCRS, 1 de Setembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 797)

  1. JCRS

    JCRS Power Member

    boas, n sei se tou a postar no sitio certo, mas aqui vai:
    no final de junho, comprei o meu portatil, a200-1vo, o problema e que ele era de exposiçao, provavelmente com muito po, ele ele sempre teve excesso de temperatura, mas eu sempre me preocupei mais com o cpu, ao qual fiz undervolting, e as temps, nunca passam dos 55ºa jogar algo como crysis.
    A minha duvida e se n existe algo como isto, mas para o disco rigido, pois ja começo a ouvir alguns barulhos metalicos, q pelo q sei e sinal de sobreaqecimento do disco....
    cumps,
     
  2. bzoiro

    bzoiro Power Member


    Procura pelo Notebook Hardware Monitor no google. tem uma opção para fazer spin down, que faz com que o disco funcione a uma velocidade mais baixa, o que além de baixar a temperatura, te poupa bateria qd n precisas da performance máxima. mas em principio o disco n deverá ter gds problemas. os barulhos metálicos que houves mais depressa se devem a parafusos frouxos que a aquecimento do disco. mas isto é só uma opinião.
    Tenho um amigo que tem um a200 e que n se queixa nd do aquecimento, até pq tem uma gráfica ati que é bem mais fresca que as nvidias.

    ps: em ultimo caso compra uma base de arrefecimento
     
  3. JCRS

    JCRS Power Member

    n qereras dizer notebook hardware control?
    desde ja obrigado pela resposta
    edit:podias dizer como fazer essas opçoes, e q tenho medo de fazer porcaria, e ja agr eu uso o rightmark cpu clock utility pa fazer undervolting, este tb n da?
     
    Última edição: 2 de Setembro de 2008
  4. bzoiro

    bzoiro Power Member

    pois é mm isso. opá qt ao prog que falas não conheço mas o nhc é bastante simples e intuitivo, apesar de com este core 2 duo n conseguir mudar as velocidades, mas tb p já n me interessa mt. qt ao disco vais ao separador hard disk e tens o advanced power management e o acoustic management. se queres por o disco a funcionar o mínimo possível (não sei se são as opções mais correctas, mas foi a conclusão k que cheguei pq no portátil k tenho antigo tinha um 7200rpm que parecia um tractor) pões o primeiro em "enable spin down (1)" e o segundo em "quiet (128)", eu nesse 7200 notei mt a diminuição na rotação e até na duração da bateria, e se juntares estes dois de certeza que as temperaturas baixam. se precisares de maior desempenho é só pores normal. mas pelo que via, em 80% da utilização k lhe dava não notava gd diferença
     
  5. JCRS

    JCRS Power Member

    o meu acoustic management ta desactivado, pk?como se activa?
     
  6. bzoiro

    bzoiro Power Member

    pois isso depende do teu disco suportar ou n essas opções. neste caso parece k não suporta. tenta trabalhar só com o 1o e vê se notas diferenças
     
  7. JCRS

    JCRS Power Member

    agr a jogar cod4 nunca passa dos 55º, o q de acordo com o programa q deste n e muito mau..., mas tb n e nada bom
     
  8. bzoiro

    bzoiro Power Member

    55º é uma temperatura perfeitamente normal. tb não podes esperar que o computador esteja fresco qd puxas por ele. olha por exemplo a minha gráfica chega aos 95º e o computador não se está a desintegrar. mas se o aquecimento é um assunto assim tão sério para ti já pensaste alinhar numa base de arrefecimento? há umas zalman k fazem baixar uns belos graus. e tb a temperatura varia mt com o material no qual o portatil está assente. como alguns users já me sugeriram, experimenta levantar a parte traseira do portátil, põe um cena por baixo, onde não perturbe a ventoínha. vais ver mta diferença
     
  9. JCRS

    JCRS Power Member

    sim eu arranjei uma base q da cerca de 8 cm de altura para a ventoinha, feita praticamente toda em madeira.Isto mais o undervolting baixou-me ai uns 20-30º, mas tb antes tinha o portatil em cima de plastico...o q n deixava a ventoinha trabalhar, e ainda aquecia mais...ja agora q programa usas pa ver a temp da placa grafica?
    cumps, e obrigado
     
  10. VitorMC

    VitorMC Power Member

    Vou aproveitar este tópico para não estar a abrir outro sobre o mesmo assunto.
    É o seguinte estava eu a jogar no meu toshiba a100, ainda à pouco tempo, e decidi ir ver as temperaturas com o speedfan pois já tinha notado que o pc andava um bocado quente mas pensei que fosse do calor que tem estado, pois onde eu vivo é muito quente e não tenho ar condicionado na divisão. A temperatura da grafica (go7600) nem estava muito alta, por volta dos 65ºC, no entanto ia morrendo quando ao ver a temp dos cpu's estavam a 93ºC 8| Saí do jogo e pus o pc em modo de poupança de energia porque sei k "faz undervolt" ao cpu e vi as temperaturas baixarem para 58ºC.
    O que é que hei-de fazer? Estou a pensar em levá-lo à loja onde o comprei e pedir que façam uma limpeza e subtituam a massa térmica mas não sei se o farão pois acho que quebra a garantia. Será que devo comprar uma daquelas bases de refrigeração? São eficazes?
    O que acham que devo fazer? É o único pc que tenho para jogar porque estudo fora e para ter um desktop para jogar não o ia poder transportar todas as semanas.
     
  11. JCRS

    JCRS Power Member

    quando comprei o meu portatil abri um topico com esse problema, os users aconselharam-me a fazer isso nunca chegei a fazer, mas sei q o meu portatil precisava de uma limpeza, mas como o dinheiro custa a ganhar n estrago a garantia.....nao sei se ja usas mas podes e deves fazer isto:
    http://www.techzonept.com/showthread.php?t=204177
    off topic: tenho 2 gigas no meu portatil, mas gostava de meter as 4, se o fizer estrago a garantia? pergunto isto, pk ao contrario do resto do hardware, as memorias sao de facil contacto!
    edit. continuo a qerer um programa pa ver as temps da grafica, com o speed fan e suposto dar?m e q n consigo...
     
    Última edição: 2 de Setembro de 2008
  12. bzoiro

    bzoiro Power Member

    o ideal para a base seria metal. mas madeira smp é melhor que plástica. experimenta o programa riva tuner. dá para ver temps do disco e gráfica e ainda um monte de cenas como as frequencias da gráfica. tudo isto em gráficos. demora um pouco a explorar a 100% mas tem umas cenas bem fixes. e em teoria dá para fazer o OC da gráfica
     
  13. JCRS

    JCRS Power Member

    ja instalei o riva tuner, mas onde e suposte ver-se as temperaturas?
     
  14. bzoiro

    bzoiro Power Member

    na janela main, ao pé do customize tens uma seta, carrega, aparecem 4 icones, é o ultimo (tem uma lupa). dp nos gráficos tens um botão setup para escolher as cenas que keres k apareça (há mts que n aparece nd, depende dos sensores)
     

Partilhar esta Página