Ajuda! Win XP em Board Asus P5GC-MX (disco e gravador de dvd ATA)

unknown2

Power Member
Boa tarde pessoal!
Adquiri recentemente um novo e modesto computador e os componentes que a compõem sao os seguintes:
- Processador pentium D e 2200 core 2 duo 2.2 ghz
- 2048 Ram
- Board Asus P5GC-MX
- Grafica xfx 6800GT

Acontece que ainda tenho um disco rígido dos antigos (80gb com ligação ULTRA DMA), bem como um gravador de dvd igualmente antigo. Estes dois componentes possuem entradas iguais e neste momento estão a funcionar no meu computador antigo da forma que mostra a seguinte imagem (peço desculpa pela pequena dimensão do texto! Guardem a imagem no vosso ambiente e aumentem-na com o vosso visualizador de imagens).
Acontece que como a board que referi do computador novo so suporta uma saida ULTRA DMA 100/66/33, tive que ligar estes dois componentes antigos da mesma forma que estavam ligados no meu computador anterior (tal como mostra a imagem acima referida).

O problema que me esta a deixar frustrado é que eu tento fazer a configuracao do winxp sp2 ( depois de ter o disco formatado) fazendo o boot pelo CD do win. Tudo decorre normalmente e a primeira parte da instalaçao, que diz respeito a passar os ficheiros de instalacao para o disco decorre sem problemas. Quando o computados reenicia, efectua automaticamente a leitura do CD do windows e volta a começar a configuracao do xp de novo. Acontece que no meu computador antigo, eu teria que carregar em uma tecla qualquer para ele arrancar com o programa de configuracao do win, e se nao clicasse em nada ele iria ler normalmente o disco, detetando os ficheiros de instalacao que la estavam e prosseguindo a instalacao naturalmente!

O meu computador novo nao me permite passar ao segundo passo da instalacao, em que a leitura seria feita pelo disco rigido! Alguem sabe o que pode ser? Tenho ideia que este problema so pode ter que ver com a board, mas nao sei como solucionar isto.
Por favor ajudem-me pois tenho o computador novo a espera de ser utilizado e tenho que me manter no antigo =|

Cumprimentos a todos!
 
Última edição:
Aproveito para mostrar os sintomas agora em imagem:

- O que acontece quando ligo o PC novo: imagem (de notar que tenho sempre que fazer F1 para avançar. Ali diz atapi incompativel, mas dá para o windows passar as cenas do CD para o disco, portanto presumo que nao haja ninhum problema com o gravador de dvd)

- o que acontece se no pc estiver logo o cd do winxpsp2: imagem (repare-se que nunca me é pedido para carregar numa tecla para iniciar a configuracao, ele avanca logo para a configuracao assim que detecta o cd)

- o que acontece se ligar o pc, sem o cd do win na drive de dvd, e já com os ficheiros base de configuracao do windows no proprio disco rigido: imagem


A ligacao que é feita dos cabos do disco é precisamente igual a ligacao que mostrei no post acima, como podem confirmar nesta imagem
 
Hoje descubri porque é que o pc nunca pedia para carregar em ninhuma tecla para configurar o windows: a resposta era porque nao tinha activo na bios o suporte para discos PATA. estava em SATA only! Primeira parte do problema resolvida! Agora deparo-me com a outra parte do problema!

Continuo sempre a obter erro leitura de disco assim que o disco fica com a copia dos ficheiros de instalacao do windows! Ja vi o post stycky acerca do xp nao detectar o disco sata, mas eu tenho disco pata. Será que essa resolução se aplica tambem aos discos pata? O problema nao é do CD, pois tenho windows xp home edition original e o erro é o mesmo de quando testei uma cópia de seguranca de um windows xp professional do meu vizinho!

Alguem me pode ajudar ??
 
Nao sei se percebi bem a tua ajuda. O disco antigo encontra-se de momento formatado, estas a sugerir para que o ponha no pc antigo, e no sistema operativo do antigo pc, que instale as drivers (grafica board etc) do pc novo?

Acrescento como informação que ja consegui instalar o Windows Vista, utilizando um disco de 7GB antigo! Tentei instalar o mesmo windows mas no disco que uso de 80GB e o problema manteve-se!
Axo muito estranho ter dado tudo certo num disco mais antigo e pequeno, e utilizando o mesmo CD do win, nao resultou num disco maior e mais recente!

Aqui fica uma imagem com as definicoes da BIOS relativas ao disco: imagem (Depois de abrirem o link para a imagem, clikem nela para esta ficar perceptivel)
 
Última edição:
Back
Topo