1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por andregaz, 13 de Outubro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 1291)

1. andregaz

andregaz Power Member

Pessoal, sou noob nisto. queria entrar no mundo linux atravez do ubuntu mas primeiro queria ter a certeza que não me ia dar mal lol. tenho um HP Pavilion dv2056ea Notebook PC e como tal queria ter tudo a funcionar em relaçao a drives.
    se eu instalar o linux instala logo todas as drives os tenho que andar a procurar?
    eu uso o portatil para fazer trabalhos para a faculdade, andar na net, sacar musicas e falar no menssenger ia sentir dificuldades na mudança?
    por exemplo se alguem me enviar um ficheiro do word consigo velo no linux? ou o contrario se eu enviar para um ficheiro escrito no linux as outras pessoas conseguem ver no word?
    desculpem a ignorancia, qualquer ajuda é bem vinda.
    cumps

Última edição: 13 de Outubro de 2007
  2. HeXel

HeXel Folding Member

E se fizesses um search ou procurasses no google era uma boa ideia ...

Podes abrir documentos de word no linux com o openoffice que é gratuito ...

A distribuição que te recomendo é o Ubuntu

Download: http://www.ubuntu.com/

EDIT : ao gravar pode sofrer algumas alterações ao abrir no windows... Sempre podes usar o CrossOver Office para instalar o Microsoft Office 2000 no Linux.

LOL para andares na Internet tens browsers como o Firefox, Opera, etc.

Para messenger tens o aMSN que podes adicionar emotions como no windows live messenger ... para sacar musica tens o aMule um clone do eMule

3. petersaints

petersaints Power Member

E já agora # NuNeS # é Ubuntu não é Ubunto
    E já agora aconselho mesmo GNOME para iniciar (por isso Kubuntu não)... Por várias razões.

1) KDE é poderoso mas para não te iniciares e quase te perderes em demasiadas opções o GNOME é mais straight to the point... No entanto admito que o KDE tem muito poder e algumas apps para KDE são melhores que as de GNOME (e vice-versa noutros casos :P).

2) O Ubuntu está muito mais bem feito para GNOME que KDE. Em KDE (Kubuntu) aquilo não está lá muito integrado ;)

3) É o que eu gosto mais ;)

Bem-Vindo ao GNU-Linux que para mim ainda não substitui o Windows a 100% (para jogos por exemplo) mas já anda muito perto ;)

4. andregaz

andregaz Power Member

uma coisa que não percebo, tudo que se faça no linux tem que ser atraves de comandos tipo dos?

5. esquiso

esquiso Power Member

Yah yah, e tens de vender a tua alma ao Linus e ao Stalman :D

Agora a sério, não, não tens de andar sempre no terminal. Alias, podes até nunca o abrir, apesar de que é muito util saberes lá trabalhar não vás um dia fazer alguma coisa de mal e ficares às aranhas ;)

6. andregaz

andregaz Power Member

muito obrigado pessoal, vou passar para o linux mas vou esperar pelo novo ubuntu que esta pa sair agora, pelo que me disseram.
    em termos de media center isso é possivel no ubuntu? eu tenho uma xbox360 se der mediacenter tambem era muito bom. tive a ver drives de impressoras e não encontro de nenhuma hp.... porque sera?

7. esquiso

esquiso Power Member

Já procuraste por aqui?

8. andregaz

andregaz Power Member

tambem nao tem. nas printers drivers não tem.

9. petersaints

petersaints Power Member

Também se quiseres usar o Ubuntu 7.10 RC está à vontade... isto está sólido e é mesmo quase final ;)

10. rikhard.fsoss

rikhard.fsoss Banido

provávelmente o que te servirá melhor para não te chateares muito é o MINT, é o ubuntu vitaminado, já com flash, codecs de audio e video etc.

cumps,

11. petersaints

petersaints Power Member

Também o Ubuntu instala quando abrires os ficheiros... por isso é que nunca usei Mint :P

12. lothar_m

lothar_m Power Member

depende muito. o mais provavel é que muito hardware seja reconhecido imediatamente (em especial placas de som, graficas, wireless) jã no caso das webcams, microfones, leitores de cartoes e bluetooth pode ser mais complicado. convem pesquisar um pouco. se optares pelo ubuntu podes ver o repectivo forum de utilizadores que possui mt informação.

i) existem inumeros programas de linux para messenger (icq, aol, irc, jabber,msn, etc);
    ii) browsers disponiveis (opera, firefox, konqueror, etc);
    iii) p2p (amule, frostwire, bittornado, azureus, etc);

no que respeita a "trabalhos para a faculdade" tens de ser mais especifico... estas a falar de que? programação, CAD, matematica, quimica?

tanto quanto sei e pelas experiencias q fiz, o open office permite ler e gravar os teus documentos em varios formatos (nomedamente, doc, ppt, xls e pdf). à partida isto vai te permitir partilhar os documentos com a grande maioria das pessoas que usam windows.

quanto à questao das impressoras e scanners:

HP

Brother printers

Brother scanners

13. andregaz

andregaz Power Member

obrigado pela ajuda. em relação a esses pontos i) ii) iii), quais os programas que recomendas em cada um deles?
    em relação a trabalhos, so uso o word exel e power point e pelo que ja vi da para fazer isso atravez do openoffice

14. lothar_m

lothar_m Power Member

sugiro q experimentes por ti e descubras. existem n alternativas e cada pessoa prefere a sua.

tendo isto em mente recomendo:

gaim para messenger de texto (um autentico canivete suiço com uma interface limpinha);
    skype para transmissoes de video e audio (se utilizares);
    firefox para navegar na web (o opera tb é reconhecidamente bom);
    para email costumava usar o evolution;
    p2p (uso apenas o frostwire e o bittornado que para a minhas necessidades chega);

inicialmente pensei que precisavas de utilizar software mais especifico. se apenas precisas de um office para texto e folha de calculo o openoffice é excelente. uma ultima sugestão neste dominio é o latex que é mt utilizado em ambientes academicos (pelo menos eu usei mt).
    link1
    link2

15. nasic

nasic Power Member

A mim quer me parecer que n há nada q te prenda ao windows. Tudo o que falaste podes fazer sem dificuldades no linux!
    -O openoffice oferece-te todas essas garantias. E agora até tens a versao portuguesa.Atenção que inda n lê ficheiros criados no office 2007. Corrijam se estiver errado;
    -messenger: os mais falados sao o pidgin (antigo gaim cm ja te falaram) e o amsn - este mais parecido com msn;
    -p2p: aMule e utorrent via wine;
    -browsers: firefox ou opera;
    -qt à impressora procura no forum ou no google;

Aconselho-te a experimentares o ubuntu. Para a semana sai a versão nova; o mint como te falaram é ubuntu já com uns pacotes mt uteis previamente instalados.
    Na maioria das versões existe a opção live cd que te permite correr o SO sem ser necessario instalar, é um optimo truque para explorares as imensas distros de linux.

16. andregaz

andregaz Power Member

em termos de media center o novo ubuntu vai ter isso?
    em relaçao a net vou usar o firefox
    o msn, queria um bom mas parecido com o menssenger.
    vou usar o openoffice.
    thunderbird para o mails.
    para musica e videos ainda não sei.
    para sacar musicas e isso vou usar o amule.

o ubuntu que vai sair ja traz alguns programas destes?

17. nasic

nasic Power Member

para musica o songbird é xelente!filmes vlc ou mplayer.qq um deles ficas bem servido.
    Tantos estes como o thunderbird e amsn n vêm instalados por defeito, mas encontram-se nos repositorios por isso é mt facil

Partilhar esta Página