Ajuda

GaZ4Nx

Power Member
Pessoal, sou noob nisto. queria entrar no mundo linux atravez do ubuntu mas primeiro queria ter a certeza que não me ia dar mal lol. tenho um HP Pavilion dv2056ea Notebook PC e como tal queria ter tudo a funcionar em relaçao a drives.
se eu instalar o linux instala logo todas as drives os tenho que andar a procurar?
eu uso o portatil para fazer trabalhos para a faculdade, andar na net, sacar musicas e falar no menssenger ia sentir dificuldades na mudança?
por exemplo se alguem me enviar um ficheiro do word consigo velo no linux? ou o contrario se eu enviar para um ficheiro escrito no linux as outras pessoas conseguem ver no word?
desculpem a ignorancia, qualquer ajuda é bem vinda.
cumps
 
Última edição:
E se fizesses um search ou procurasses no google era uma boa ideia ...

Podes abrir documentos de word no linux com o openoffice que é gratuito ...

A distribuição que te recomendo é o Ubuntu

Download: http://www.ubuntu.com/

EDIT : ao gravar pode sofrer algumas alterações ao abrir no windows... Sempre podes usar o CrossOver Office para instalar o Microsoft Office 2000 no Linux.

LOL para andares na Internet tens browsers como o Firefox, Opera, etc.

Para messenger tens o aMSN que podes adicionar emotions como no windows live messenger ... para sacar musica tens o aMule um clone do eMule
 
Última edição:
E já agora # NuNeS # é Ubuntu não é Ubunto
E já agora aconselho mesmo GNOME para iniciar (por isso Kubuntu não)... Por várias razões.

1) KDE é poderoso mas para não te iniciares e quase te perderes em demasiadas opções o GNOME é mais straight to the point... No entanto admito que o KDE tem muito poder e algumas apps para KDE são melhores que as de GNOME (e vice-versa noutros casos :P).

2) O Ubuntu está muito mais bem feito para GNOME que KDE. Em KDE (Kubuntu) aquilo não está lá muito integrado ;)

3) É o que eu gosto mais ;)

Bem-Vindo ao GNU-Linux que para mim ainda não substitui o Windows a 100% (para jogos por exemplo) mas já anda muito perto ;)
 
uma coisa que não percebo, tudo que se faça no linux tem que ser atraves de comandos tipo dos?

Yah yah, e tens de vender a tua alma ao Linus e ao Stalman :D

Agora a sério, não, não tens de andar sempre no terminal. Alias, podes até nunca o abrir, apesar de que é muito util saberes lá trabalhar não vás um dia fazer alguma coisa de mal e ficares às aranhas ;)
 
muito obrigado pessoal, vou passar para o linux mas vou esperar pelo novo ubuntu que esta pa sair agora, pelo que me disseram.
em termos de media center isso é possivel no ubuntu? eu tenho uma xbox360 se der mediacenter tambem era muito bom. tive a ver drives de impressoras e não encontro de nenhuma hp.... porque sera?
 
se eu instalar o linux instala logo todas as drives os tenho que andar a procurar?

depende muito. o mais provavel é que muito hardware seja reconhecido imediatamente (em especial placas de som, graficas, wireless) jã no caso das webcams, microfones, leitores de cartoes e bluetooth pode ser mais complicado. convem pesquisar um pouco. se optares pelo ubuntu podes ver o repectivo forum de utilizadores que possui mt informação.


eu uso o portatil para fazer trabalhos para a faculdade, andar na net, sacar musicas e falar no menssenger ia sentir dificuldades na mudança?

i) existem inumeros programas de linux para messenger (icq, aol, irc, jabber,msn, etc);
ii) browsers disponiveis (opera, firefox, konqueror, etc);
iii) p2p (amule, frostwire, bittornado, azureus, etc);

no que respeita a "trabalhos para a faculdade" tens de ser mais especifico... estas a falar de que? programação, CAD, matematica, quimica?


por exemplo se alguem me enviar um ficheiro do word consigo velo no linux? ou o contrario se eu enviar para um ficheiro escrito no linux as outras pessoas conseguem ver no word?

tanto quanto sei e pelas experiencias q fiz, o open office permite ler e gravar os teus documentos em varios formatos (nomedamente, doc, ppt, xls e pdf). à partida isto vai te permitir partilhar os documentos com a grande maioria das pessoas que usam windows.


quanto à questao das impressoras e scanners:

HP

Brother printers

Brother scanners
 
i) existem inumeros programas de linux para messenger (icq, aol, irc, jabber,msn, etc);
ii) browsers disponiveis (opera, firefox, konqueror, etc);
iii) p2p (amule, frostwire, bittornado, azureus, etc);

obrigado pela ajuda. em relação a esses pontos i) ii) iii), quais os programas que recomendas em cada um deles?
em relação a trabalhos, so uso o word exel e power point e pelo que ja vi da para fazer isso atravez do openoffice
 
sugiro q experimentes por ti e descubras. existem n alternativas e cada pessoa prefere a sua.

tendo isto em mente recomendo:

gaim para messenger de texto (um autentico canivete suiço com uma interface limpinha);
skype para transmissoes de video e audio (se utilizares);
firefox para navegar na web (o opera tb é reconhecidamente bom);
para email costumava usar o evolution;
p2p (uso apenas o frostwire e o bittornado que para a minhas necessidades chega);

# disse:
em relação a trabalhos, so uso o word exel e power point e pelo que ja vi da para fazer isso atravez do openoffice

inicialmente pensei que precisavas de utilizar software mais especifico. se apenas precisas de um office para texto e folha de calculo o openoffice é excelente. uma ultima sugestão neste dominio é o latex que é mt utilizado em ambientes academicos (pelo menos eu usei mt).
link1
link2
 
Última edição:
A mim quer me parecer que n há nada q te prenda ao windows. Tudo o que falaste podes fazer sem dificuldades no linux!
-O openoffice oferece-te todas essas garantias. E agora até tens a versao portuguesa.Atenção que inda n lê ficheiros criados no office 2007. Corrijam se estiver errado;
-messenger: os mais falados sao o pidgin (antigo gaim cm ja te falaram) e o amsn - este mais parecido com msn;
-p2p: aMule e utorrent via wine;
-browsers: firefox ou opera;
-qt à impressora procura no forum ou no google;

Aconselho-te a experimentares o ubuntu. Para a semana sai a versão nova; o mint como te falaram é ubuntu já com uns pacotes mt uteis previamente instalados.
Na maioria das versões existe a opção live cd que te permite correr o SO sem ser necessario instalar, é um optimo truque para explorares as imensas distros de linux.
 
em termos de media center o novo ubuntu vai ter isso?
em relaçao a net vou usar o firefox
o msn, queria um bom mas parecido com o menssenger.
vou usar o openoffice.
thunderbird para o mails.
para musica e videos ainda não sei.
para sacar musicas e isso vou usar o amule.

o ubuntu que vai sair ja traz alguns programas destes?
 
em termos de media center o novo ubuntu vai ter isso?
em relaçao a net vou usar o firefox
o msn, queria um bom mas parecido com o menssenger.
vou usar o openoffice.
thunderbird para o mails.
para musica e videos ainda não sei.
para sacar musicas e isso vou usar o amule.

o ubuntu que vai sair ja traz alguns programas destes?

para musica o songbird é xelente!filmes vlc ou mplayer.qq um deles ficas bem servido.
Tantos estes como o thunderbird e amsn n vêm instalados por defeito, mas encontram-se nos repositorios por isso é mt facil
 
Back
Topo