Ajuda!

Kenshi

Colaborador
Staff
Boas... tenho um processador intel p4 3.2 prescot com uma gigabyte ga-8i945p-g e o multiplier do processadro está a 14 envez de 16... ou seja está a funcionar como um 2.8
icon_confused.gif
na bios n dá para mudar nada de multiplier... nem sequer aparece... alguem me ajuda??
 
Não conheço o cpu nem a board [Eu tenho AMD eh eh] mas pode ser que o teu CPU não seja um 3.2, pode acontecer que a board não suporte esse multiplicador e pode ser que tenhas a bios mal configurada...
 
[_ExtremeHack_] disse:
Não conheço o cpu nem a board [Eu tenho AMD eh eh] mas pode ser que o teu CPU não seja um 3.2, pode acontecer que a board não suporte esse multiplicador e pode ser que tenhas a bios mal configurada...

Suporta sim... mas não percebo o que se passa....
 
Um screenshot do cpuz era bem vinda, porque os multiplicadores de cpu's Intel estão bloqueados (excepto os ES e alguns EE) e por isso esse cpu deve ser mesmo um 2800

Nada como uma app tipo cpuz para mostrar a 'name string' do cpu...


Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
Um screenshot do cpuz era bem vinda, porque os multiplicadores de cpu's Intel estão bloqueados (excepto os ES e alguns EE) e por isso esse cpu deve ser mesmo um 2800

Nada como uma app tipo cpuz para mostrar a 'name string' do cpu...


Cumprimentos
Aqui tens o printscreen do cpuz...

cpuz6ap.jpg
 
Ummm essa vcore tá mais baixa que o normal (penso que seja 1.3volt) secalhar é alguma funcionalidade de poupança de energia, ou seja o cpu manda a board descer o vcore e o multi dele passa a 14x mas não sei ao certo...

ahhh e forçares o multi dum pentium para um valor diferente do actual acho que só dá naqueles cpus que te tinha dito em cima (EE e ES)

experimenta meter o cpu com load 100% e com o cpuz verifica se ele sobe aos 3200/1.3v :cool:


cumprimentos
 
Acho que esse CPU tem o multiplicador desbloqueado, o que é uma razão para a BIOS por o mais baixo possível...(quando está desbloqueado pode escolher-se entre 14 15 e 16)...Será alguma opção da BIOS...

@Jorge Candeias Não conheço nessa "funcionalidade de poupança de energia"...mas se existir, ele (o dono do CPU) que corra o stresscpu por ex. para ver se muda alguma coisa? (mudar o multiplicador no windows automaticamente?!?!?!?!)
 
Mas à 1ª vista aquilo não é nenhum EE nem nenhum ES porque senão aparecia o range de multipliers tipo (14 - 16), para ser um EE falta lá a cache L3 e para ser um ES aparecia
(14 - 60) acho eu

Multis desbloqueados acho que só existem nos 2 casos acima (claro que podem existir bugs de produção e ter-lhe calhado um cpu com o multi 'mal programado')

Tão e a Vcore? 1.2volt!? naaaa too low...

acho que essa funcionalidade chama-se speedstep... e penso que seja mesmo disso
(e neste caso não podemos forçar o multi, o cpu é que decide)
Cpu sem load fica 2800/1.2v, com load passa para 3200/1.3v


Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
Ummm essa vcore tá mais baixa que o normal (penso que seja 1.3volt) secalhar é alguma funcionalidade de poupança de energia, ou seja o cpu manda a board descer o vcore e o multi dele passa a 14x mas não sei ao certo...

ahhh e forçares o multi dum pentium para um valor diferente do actual acho que só dá naqueles cpus que te tinha dito em cima (EE e ES)

experimenta meter o cpu com load 100% e com o cpuz verifica se ele sobe aos 3200/1.3v :cool:


cumprimentos

yah sobe... mas eu tenho essa opçao de board desactivada....
 
Jorge Candeias disse:
Experimenta ir as Opções de energia e meter 'Sempre ligado'

pelo menos no meu portatil ele fica sempre @max speed


Cumprimentos

pois so k nessa opçao diz: cruiser, sports, racing, turbo, full thrust.... kual delas é?
 
Mas tu tas a falar das opções da bios right?

Acho que isso é o dynamic overclock e não tem nada a ver com o multi

Aquela cena das opções de energia que te tinha dito é no Painel de controlo


Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
Mas tu tas a falar das opções da bios right?

Acho que isso é o dynamic overclock e não tem nada a ver com o multi

Aquela cena das opções de energia que te tinha dito é no Painel de controlo


Cumprimentos
ah ... pensava k estavas a falar do c.i.a.2 da bios...

e depois está sempre ligado...
 
Última edição pelo moderador:
Jorge Candeias disse:
E então o queq eles te disseram acerca disso? é sempre bom um gajo saber estas cenas ;)


Cumprimentos

tipo a minha board é do género inteligente... estava a usar a totalidade do cpu só quando fosse necessário para por exemplo não aquecer tanto! wicked:joker:
 
Back
Topo