1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ajuda!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Kenshi, 25 de Dezembro de 2005. (Respostas: 18; Visualizações: 763)

1. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

Boas... tenho um processador intel p4 3.2 prescot com uma gigabyte ga-8i945p-g e o multiplier do processadro está a 14 envez de 16... ou seja está a funcionar como um 2.8 [​IMG] na bios n dá para mudar nada de multiplier... nem sequer aparece... alguem me ajuda??

2. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

Gostaria mesmo que alguem me ajudasse sobre isto...

3. [_ExtremeHack_]

[_ExtremeHack_] Power Member

Não conheço o cpu nem a board [Eu tenho AMD eh eh] mas pode ser que o teu CPU não seja um 3.2, pode acontecer que a board não suporte esse multiplicador e pode ser que tenhas a bios mal configurada...

4. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

Suporta sim... mas não percebo o que se passa....

5. wizco

wizco Power Member

Já tentaste um update á BIOS?

6. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

já...

7. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Um screenshot do cpuz era bem vinda, porque os multiplicadores de cpu's Intel estão bloqueados (excepto os ES e alguns EE) e por isso esse cpu deve ser mesmo um 2800

Nada como uma app tipo cpuz para mostrar a 'name string' do cpu...

Cumprimentos

8. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

Aqui tens o printscreen do cpuz...

9. Jorge Candeias

Ummm essa vcore tá mais baixa que o normal (penso que seja 1.3volt) secalhar é alguma funcionalidade de poupança de energia, ou seja o cpu manda a board descer o vcore e o multi dele passa a 14x mas não sei ao certo...

ahhh e forçares o multi dum pentium para um valor diferente do actual acho que só dá naqueles cpus que te tinha dito em cima (EE e ES)

experimenta meter o cpu com load 100% e com o cpuz verifica se ele sobe aos 3200/1.3v :cool:

cumprimentos

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Acho que esse CPU tem o multiplicador desbloqueado, o que é uma razão para a BIOS por o mais baixo possível...(quando está desbloqueado pode escolher-se entre 14 15 e 16)...Será alguma opção da BIOS...

@Jorge Candeias Não conheço nessa "funcionalidade de poupança de energia"...mas se existir, ele (o dono do CPU) que corra o stresscpu por ex. para ver se muda alguma coisa? (mudar o multiplicador no windows automaticamente?!?!?!?!)

11. Jorge Candeias

Mas à 1ª vista aquilo não é nenhum EE nem nenhum ES porque senão aparecia o range de multipliers tipo (14 - 16), para ser um EE falta lá a cache L3 e para ser um ES aparecia
    (14 - 60) acho eu

Multis desbloqueados acho que só existem nos 2 casos acima (claro que podem existir bugs de produção e ter-lhe calhado um cpu com o multi 'mal programado')

Tão e a Vcore? 1.2volt!? naaaa too low...

acho que essa funcionalidade chama-se speedstep... e penso que seja mesmo disso
    (e neste caso não podemos forçar o multi, o cpu é que decide)
    Cpu sem load fica 2800/1.2v, com load passa para 3200/1.3v

Cumprimentos

12. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

yah sobe... mas eu tenho essa opçao de board desactivada....

13. Jorge Candeias

Experimenta ir as Opções de energia e meter 'Sempre ligado'

pelo menos no meu portatil ele fica sempre @max speed

Cumprimentos

14. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

pois so k nessa opçao diz: cruiser, sports, racing, turbo, full thrust.... kual delas é?

15. Jorge Candeias

Mas tu tas a falar das opções da bios right?

Acho que isso é o dynamic overclock e não tem nada a ver com o multi

Aquela cena das opções de energia que te tinha dito é no Painel de controlo

Cumprimentos

16. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

ah ... pensava k estavas a falar do c.i.a.2 da bios...

e depois está sempre ligado...

Última edição pelo moderador: 26 de Dezembro de 2005
  17. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

Já está resolvido! levei o pc a loja... obrigado na mesma!

18. Jorge Candeias

E então o queq eles te disseram acerca disso? é sempre bom um gajo saber estas cenas ;)

Cumprimentos

19. Kenshi

Kenshi Colaborador
    Staff Member

tipo a minha board é do género inteligente... estava a usar a totalidade do cpu só quando fosse necessário para por exemplo não aquecer tanto! wicked:joker:

Partilhar esta Página