Ajude um brasileiro perdido, entre aqui =)

samarone

Membro
Olá a todos,

Tenho um problema: Um conhecido que reside em vosso território virá ao brasil e eu gostaria que ele trouxesse um portátil dai para cá. Porém ao pesquisar os portáteis percebi que a maioria, senão todos, tem o teclado muito diferente dos teclados dos EUA que eu utilizo em meu portátil. Bem, gostaria de saber de vocês se existe a possibilidade de escolher o tipo de teclado quando ele for comprar um portátil ai? Navegando nos sites vi um modelo de teclado ( polonês creio ) que é muito parecido com o dos EUA neste link e nesta imagem. Com esse ultimo teclado me sentiria confortável mesmo sendo um pouco diferente. Por favor, alguém poderia me explicar quais são as variações de layout dos teclados em portugal e Europa ? Desde de já agradeço.

PS: O modelo que eu queria comprar é o Asus Z53SV , quais as opções de teclado para ele?

Obrigado novamente.
 
Última edição:
O teclado português na minha opinião é superior ao teclado US por causa do formato da tecla Return/Enter

Dentro da Europa existem muitas (mas pequenas variações) por causa das letras que cada língua tem.

Para um Brasileiro sinceramente acho um teclado porreiro. Afinal usamos a mesma língua com o ç e ã e afins.
 
Tens um artigo muito ilustrativo na Wikipedia sobre layouts de teclados. Podes ver as imagens do teclado português e comparar com o que usas.

Realmente o link é de grande ajuda, obrigado. :msmiley1:


Para um Brasileiro sinceramente acho um teclado porreiro. Afinal usamos a mesma língua com o ç e ã e afins.

Tb acho que com pouco tempo estaria confortável a usar um teclado com layout de portugal. Porém posso ter problemas quando for vende-lo futuramente. Os brasileiros no geral usam três tipos de teclados: US_intl ( sem cedilha {ç}, mas configurável como este que vos escrevo ) ; abnt que é o normal brasileiro e o abnt2 que tem uma pequena variação. Existe duas coisas no teclado PT que mais me chamou a atenção - as teclas logo depois do K L ... e a posição do {?} que está lá em cima depois dos números - esses fatos fazem com que o teclado tenha uma diferença bem grande no final.

Mas minha questão é: no mercado de portugal eu posso comprar um portátil com o teclado em US ou importar da Polonia que parece usar o teclado US como este ?

Agradeço muito a ajuda.

Obrigado
 
Em Portugal só vais encontrar teclados US por caminhos muito tortuosos (ou seja não te digo que seja impossível mas numa loja normal não encontras de certeza). Cá só se vende mesmo teclado PT-PT. Claro que podes encomendar um dos EUA e pagas garantidamente mais 21% de IVA quando bater na Alfadega.

Mais facilmente arranjavas um teclado Espanhol. Se o teu amigo tiver tempo também podes arranjar qualquer teclado dum país da União Europeia (não pagas nada na Alfandega) incluindo claro a Polónia. Isto encomendando online claro. O mais simples via net será mesmo um teclado UK ou talvez Alemão.

Outra coisa que podes fazer é comprar um portátil dum modelo" muito internacional" sabendo que quando o mesmo chegar ao Brasil podes facilmente trocar o teclado por um comprado aí encomendado do Ebay ou algo assim.
 
Última edição:
Mais facilmente arranjavas um teclado Espanhol. Se o teu amigo tiver tempo também podes arranjar qualquer teclado dum país da União Europeia (não pagas nada na Alfandega) incluindo claro a Polónia. Isto encomendando online claro. O mais simples via net será mesmo um teclado UK ou talvez Alemão.

Eu estava errado ao afirmar que os teclados que vejo nos sites de portugal são PT-PT, na verdade eu estou vendo teclados deste tipo, os quais acredito ser do país de produção dos portáteis. Eu gostaria de um teclado como este ou US, estou vendo aqui o modelo que desejo comprar na amazon.de . Então a pessoa que trará o portátil pode compra-lo online e não pagará sobretaxas para chegar a portugal ? Você saberia me dizer um site da polôlia que seja seguro pra comprar? Os teclados de lá parecem ser US, confirma ?

Muito obrigado pela paciência até aqui.
 
Bem, um site português pode meter uma imagem qualquer para ilustrar mas dificilmente encontras portatéis que não tenham teclado PT-PT.

Sinceramente não conheço nenhum site Polaco (ou Polonês ;) ) que venda online. A compra online a partir da Polónia não é muito comum em Portugal (para não dizer que quase nem existe) e por isso também não posso falar muito dos teclados que eles usam.

Já vi que gostas do teclado do Reino Unido (UK), isso é simples de se conseguir, e além disso deve ser dos sítios onde encontras melhores preços (além da Alemanha). E sim podes comprar online (estando aqui) num site de qualquer país da União Europeia e pagas o produto e claro os portes de envio. Livre circulação de pessoas e bens como diriam os tipos que estão em Bruxelas.

Tem cuidadao que uma dessas imagens é o teclado Suiço Alemão. Na Suiça fala-se Alemão, Francês ou Italiano conforme o cantão (aquilo divide-se em cantões). E a Suiça não faz parte da UE. O teclado alemão da Alemanha é diferente. No entanto esse teclado também parece ser usado no Liechtenstein e no Luxembourgo esses fazem parte da UE :D Bem vindo ao mundo da confusão europeia onde tens países do tamanho duma fazenda (pequena) no Brasil. Mas sinceramente não faço ideia como é o comércio online a partir desses sítios.

Resumindo e pelos teus gostos parece-me que a melhor aposta é o teclado UK.

Se quiseres um ideia diferente até podes pedir ao teu amigo para ir comprar direitamente ao UK, ele só precisa de ter tempo livre e estar atendo aos leilões de bilhetes em companhias aéreas low cost e sem muita trabalho arranja um voo para lá por uma bagatela (uns 50€ ou isso)
 
Última edição:
De fato esses UK são os que eu acho mais compativeis com os nossos cá. =)

Olha o que diz a wikipedia
Polish Image:KB Polish QWERTZ PN87.svg
Most typewriters use a QWERTY keyboard with Polish accentuated letters accessed directly, while practically all computers (except custom-made, e.g., in public sector and some Apple computers) use standard US layout (commonly called Polish programmers layout, in Polish: polski programisty) with Polish letters accessed through AltGr (AltGr-Z giving "Ż" and AltGr-X giving "Ź"). Also, on MS Windows, the tilde character (shift+`) acts as a dead key to type Polish diacritical marks; thus, to obtain an "ł", one may press ~ followed by l. The tilde character is obtained with ~ and space.


Assim creio que eles de fato usem teclados US, se bem entendi. Mas como os valores em sites .DE são bem atraentes posso usar um UK sem problemas. Por fim poderia me indicar outros sites no Reino Unido para que eu possa achar o Asus Z53 com HD de 250 GB? Falando um pouco desde: porque todas as entradas de 'input' deles estão localizadas em sua lateral direita? Isso é pessímo pra pessoas destras com eu. ( em portugal é chamado de destro aquele que usa mais o braço direito ?)

Obrigado
 
Parece-me que estás a fazer uma pequena confusão. Sites .de são alemães (de Deutschland ou seja Alemanha em alemão). Os sites comerciais do UK costumam ser .co.uk . No UK os preços virão em £ ou seja libras. É só fazer a conta considerando o câmbio para o € que se usa em Portugal (mas claro como te disse não pagas nenhuma taxa a mais é apenas porque o UK não aderiu ao €).

Sinceramente não te posso ajudar muito nos sites. A maioria das pessoas que compra cá prefere teclado PT-PT e eu não sou excepção portanto não estou muito dentro do assunto mas pode ser que apareça aí alguém que saiba.

Sim, um destro usa a mão direita e um canhoto a mão esquerda.
 
Realmente estava fazendo uma confusão, agora estou a pesquisar em sites .co.uk . E com sorte encontrarei o modelo que desejo. Falta agora achar um conversor de £ para € :P . De todas as formas agradeço muito a paciência em responder todas as minhas questões. Obrigado timber.

PS: Eu me associei a esse fórum a pouco tempo, porém a muito já o leio =)
 
Back
Topo