algoritmo de C

machadex

Power Member
boas pessoal tou com um trabalho para apresentar e nao consigo fazer o algoritmo.... o algoritmo é para um simulador de seguros mas ha cenas que eu nao sei como fazer em algoritmo :S do tipo o nome tem de ser string pois um tipo nao pode la chegar e introduzir numeros no nome ... a outra e limitar a data de nascimento ... do genero nao posso dizer que nasci no ano 2900 :S como é que eu faço isso ... se alguem me pudesse explicar era muito bom... :S

Cumprs

Joao Machado
 
Para a data de nascimento é simples: (Estou habituado a java, por isso lamento algum erro de sintaxe)

do
{
printf("Insira o ano de nascimento: ");
scanf(data_nasc);
}while(data_nasc<19000 && data_nasc>2000);


Agora, para limitares a string do nome já é mais complicado. Talvez se assumires a string como um vector de caracteres e por cada caracter incrementares uma unidade a um contador, depois possas verificar posição a posição - for(i=1;i<=cont;i++) - se o caracter é uma letra de a-z ou A-Z. O que achas?
 
int string_length(char str[])
{
int i;
for(i=0; i&lt80; i++)
{
if(str=='\0')
{
return(i);
}
}
}

char Nome[100]

printf("Introduza nome: ");
scanf(...);
for(i=0;i<string_length(Nome);i++)
{
if ((verificas se o digito i está entre a-z ou A-Z)==false) //a funçao de verificar o digito podes fazer antes e do tipo booleana..
{
printf("nome incorrecto");
i=string_length(Nome);
}
}


Isto é apenas uma ideia, provavelmente há maneiras bastante mais faceis de o fazer..
 
Back
Topo