algumas duvidas sobre o ubuntu

Sephiroth

Power Member
boas pessoal,

eu sou muuuuuito noob em kestao a linux, mas pedi os cd´s e xegaram hj e estou interessado em instalar isto (ja tive por aki a ler umas threads) agora algumas das minhas duvidas que gostava de ver esclarecidas agadecendo desde ja a vossa ajuda:

-como funciona o ubuntu kto a reconhecimento de hardware? é preciso instalar os drivers ou ele reconhece tudo sozinho?
-kuais os programas essenciais k se usa em windows para linux? por exemplo messenger, um bom player de audio, video (Xvid), e azureus? pode-se utilizar as versoes do windows?
-outra kestao k tenho é k neste momento eu tenho 2 particoes no disco, uma em k tenho o Xp e outra k uso para armazenamento (musicas, filmes, imagens, etc). com o ubuntu instalado terei acesso a particao de armazenamento?

estas sao algumas das kestoes para as kuais nas threads oficiais nao encontrei resposta.

ps: é a versao 5.10 64-bit k tenho aki.

cumps
 
Em relação ao hardware, se tiveres uma placa gráfica mais ou menos poderosa, vais ter de instalar os drivers se quiseres ter aceleração 3d em linux. De resto ele reconhece tudo sozinho ...
Quanto às partições, também a reconhecerá, tens é que lhe dizer onde ela está e se é para montar automaticamente ou manualmente (mas isso depois logo vês).

Já agora, espero que tenhas um athlon 64, senão vais ficar a arder com essa versão ;)

Cumps
 
Sephiroth disse:
-como funciona o ubuntu kto a reconhecimento de hardware? é preciso instalar os drivers ou ele reconhece tudo sozinho?
-kuais os programas essenciais k se usa em windows para linux? por exemplo messenger, um bom player de audio, video (Xvid), e azureus? pode-se utilizar as versoes do windows?
-outra kestao k tenho é k neste momento eu tenho 2 particoes no disco, uma em k tenho o Xp e outra k uso para armazenamento (musicas, filmes, imagens, etc). com o ubuntu instalado terei acesso a particao de armazenamento?

1 -Em principio se o hardware for bastante usual não terás problemas. Ele instala sozinho. As gráficas para terem aceleração 3D é preciso instalar novos drivers.

2- Openoffice; Messenger=aMSN ou Gain ou kopete (para KDE - Kubuntu); Azureus na mesma; eu gosto mais do Mplayer para os filmes mas há pessoal que prefere o Xine ou mesmo o Totem-Xine, para mp3 e afins Xmms.

3- Sugiro que ponhas o Ubuntu num disco separado do XP. Na impossibilidade arranja lá 6 gigas. As partiçoes em NTFS podem ser lidas mas não deve ser nada gravado pelo linux.
 
Não há stresses em ter o linux no mm disco do windows. Para além disso ele disse que tinha uma partição só para partilha, pelo que suponho que deve ser fat32.

quanto aos programas, não tinha visto mas vou responder agora:

msn - aMsn
vídeo - Mplayer
Sacanço = aMule + Azureus
mp3 - xmms ou se fores mto picuinhas e gostares de ver as lyrics e as capas dos albuns Amarok
Office - Open Office 2.0
PDF - Acrobat Reader / Evince

e há mais essenciais, mas isso depende mto do que queres instalar ...

Já agora hellaxe é gaim e não gain ;) :D
 
xtr3me disse:
Não há stresses em ter o linux no mm disco do windows. Para além disso ele disse que tinha uma partição só para partilha, pelo que suponho que deve ser fat32.

Já agora hellaxe é gaim e não gain ;) :D

Sabes que nem toda a gente faz como nós e mete essas partições em fat32.

:D o "n" está mesmo ao lado:D . Nem me apercebi.
 
boas pessoal

obrigado desde ja pla ajuda, e nao na particao de armazenamento ta em ntfs ha problema com o ntfs e o linux? em principio vou comprar um disco novo talvez um hitachi para fazer 3 particoes, 1 po windows de 20gb outra po linux 20gb e outra para dados de 40gb (para ficar c + armazenamento libertando espaço no k ja tenho) axam k a particao para linux deve ficar em fat32? ja tive a experimentar o live cd e ele reconheceu tudinho deu som imagem com resolucao normal tudo ok (a minha grafica é uma 6600 normal mas como jogar em linux plo k sei "ta kieto" n vale a pena os drivers). + uma pergunta os progs k m indicaram sao freeware?

EDIT- n m reconheceu o modem, o drivers k s usa no windows sao os mm para linux?

cumps
 
Última edição:
Sephiroth disse:
boas pessoal

obrigado desde ja pla ajuda, e nao na particao de armazenamento ta em ntfs ha problema com o ntfs e o linux? em principio vou comprar um disco novo talvez um hitachi para fazer 3 particoes, 1 po windows de 20gb outra po linux 20gb e outra para dados de 40gb (para ficar c + armazenamento libertando espaço no k ja tenho) axam k a particao para linux deve ficar em fat32? ja tive a experimentar o live cd e ele reconheceu tudinho deu som imagem com resolucao normal tudo ok (a minha grafica é uma 6600 normal mas como jogar em linux plo k sei "ta kieto" n vale a pena os drivers). + uma pergunta os progs k m indicaram sao freeware?

EDIT- n m reconheceu o modem, o drivers k s usa no windows sao os mm para linux?

cumps

Tanta coisa junta:009: .

Por partes:

1- Eu aconselho: uma para o XP em ntfs, outra para dados em fat32 e o restante vais deixar para o Linux. Em linux precisas pelo menos de 2; uma para o sistema (eu tenho em ext3) e outra para swap (em formato proprio). Eu tenho 1 para sistema, outra para o /home (onde estão as directorias dos users, estilo personal folders) e a swap. Porquê o /home à parte? pela razão que tenho os dados separados do XP, se der bronca a formatação não leva tudo.

2- As ATI têm uns drivers que são uma bosta. Mas podes pôr isso com aceleração 3D. Vais é fazer o que todos nós fizemos: Lêr threads e perguntar ado não souberes.
Aconselho a dares uma vista de olhos na thread do ubuntu 5.10. tem lá muita coisa. E podes ir ao fórum oficial do ubuntu

3- São todos free e podes instala-los sem dificuldade usando o apt-get ou o synaptic. Vê na tal thread.

Fica bem
 
Em relação ao formato das partições, concordo com o hellaxe. 1 para win em ntfs, uma pra troca de dados em fat32 e depois para linux pelo menos duas são obrigatórias (swap e root - /).

Em relação aos programas, a maior parte deles não só é free como opensource, o que significa que se perceberes de programação podes mexer no código porque ele é-te fornecido.

Em relação ao modem, se for USB vais ter problemas. Depois posta aí o modelo ;)

Boa sorte com isso
 
boas

obrigado plas respostas,

essas 2 particoes para linux k sao necessarias kual o tamanho necessario? o nome para as particoes é esse mesmo certo do genero, /swap e /root

sim o modem é usb é 1 icedata500 adsl

cumps
 
tive a ler 1 artigo e encontrei isto:

I'll give you an example of how I partitioned my hard drive to do a dual-boot. You can probably do something similar with your computer. Of course, a lot depends on how much hard drive space you have, how much memory, and what version of Windows you have. My computer has Windows XP, 160GB of hard drive, and 512MB of RAM:

hda1 Windows XP C:\ (NTFS) 10GB
hda5 documents D:\ (FAT32) 134GB
hda6 Linux (ext3) 10GB
hda7 home (ext3) 5GB
hda8 swap 512MB

isto por acaso ate é como o meu sistema o tamanho do disco e a memoria, devo fazer assim? em principio no domingo ja queria ter isto a bombar :cool: vou é ter de fazer mto backup :lol:

cumps
 
Última edição:
As de windows e de partilha fazes como quiseres.
Para linux, também o tipo de partições varia muito (há quem faça partições para muitas coisas por uma questão de segurança).
Para uma instalação básica:
Tens de fazer uma swap, com o dobro do tamanho da ram, caso tenhas até 512. Se tiveres 1gb, põe a swap também com 1gb, chega e sobra...
Para além da swap, tens de fazer uma partição / (root), no formato que queiras (recomendo ext3) com o resto do espaço livre.

Para separar um pouco mais as coisas:

para além das duas referidas atrás, podes fazer uma partição só para a home (que é pasta onde ficam guardados todos os ficheiros de configuração e personalização e pessoais do teu user).
Obviamente, neste caso, não podes pôr a root com todo o tamanho livre.
A vantagem disto?
Quando tiveres de reinstalar não tens de andar a guardar os ficheiros de configuração e as tuas personalizações, uma vez que estas ficam todas na /home, que neste caso está numa partição à parte e portanto não é formatada.

Cumps
 
boas,

hj durante a noite tive a fazer backups de tudo e fiz as ditas particoes para linux e xp, instalei o linux primeiro ficou a funcionar ok :001: depois instalei o windows e formatei a particao de armazenamento em fat32 mas n m aparece boot menu para escolher o OS :confused: ele faz boot automaticamente com o xp. como ponho o boot menu?

uma coisa que estive a tentar fazer foi instalar os drivers do meu modem no linux mas n percebo nada da instalacao dakilo, extrai o fixeiro .tar para uma pasta mas depois n sei o k fazer +... alguem m pode dar umas dicas?

cumps
 
consegui resolver o problema de boot :D :D :D reinstalei o GRUB e ja ta tudo ok. agora kto a instalar programas continuo na mesma. nao ha por ai nenhum tutorial pa begginers? é que ja tenho os drivers po modem mas instalar n sei :(

obrigado pla ajuda

cumps
 
Sephiroth disse:
boas,

hj durante a noite tive a fazer backups de tudo e fiz as ditas particoes para linux e xp, instalei o linux primeiro ficou a funcionar ok :001: depois instalei o windows e formatei a particao de armazenamento em fat32 mas n m aparece boot menu para escolher o OS :confused: ele faz boot automaticamente com o xp. como ponho o boot menu?

uma coisa que estive a tentar fazer foi instalar os drivers do meu modem no linux mas n percebo nada da instalacao dakilo, extrai o fixeiro .tar para uma pasta mas depois n sei o k fazer +... alguem m pode dar umas dicas?

cumps

Só correndo o grub instaler novamente. Eu já fiz isso recorrendo a um live cd. Quando o cd está a fazer boot escolhe-se F1 ou F2 ou o que seja e entra-se no menu do grub depois fazer o que está a seguir.
Código:
3.2 Installing GRUB natively
Caution: Installing GRUB’s stage1 in this manner will erase the normal boot-sector used
by an OS.
GRUB can currently boot GNU Mach, Linux, FreeBSD, NetBSD, and OpenBSD
directly, so using it on a boot sector (the first sector of a partition) should be okay. But
generally, it would be a good idea to back up the first sector of the partition on which you
are installing GRUB’s stage1. This isn’t as important if you are installing GRUB on the
first sector of a hard disk, since it’s easy to reinitialize it (e.g. by running ‘FDISK /MBR’
from DOS).
If you decide to install GRUB in the native environment, which is definitely desirable,
you’ll need to create a GRUB boot disk, and reboot your computer with it. Otherwise, see
Section 3.3 [Installing GRUB using grub-install], page 7.
Chapter 3: Installation 7
Once started, GRUB will show the command-line interface (see Section 12.1
[Command-line interface], page 22). First, set the GRUB’s root device4 to the partition
containing the boot directory, like this:
grub> root (hd0,0)
If you are not sure which partition actually holds this directory, use the command
find (see Section 13.3.11 [find], page 32), like this:
grub> find /boot/grub/stage1
This will search for the file name ‘/boot/grub/stage1’ and show the devices which
contain the file.
Once you’ve set the root device correctly, run the command setup (see
Section 13.3.34 [setup], page 37):
grub> setup (hd0)
This command will install the GRUB boot loader on the Master Boot Record (MBR)
of the first drive. If you want to put GRUB into the boot sector of a partition instead of
putting it in the MBR, specify the partition into which you want to install GRUB:
grub> setup (hd0,0)
If you install GRUB into a partition or a drive other than the first one, you must
chain-load GRUB from another boot loader. Refer to the manual for the boot loader to
know how to chain-load GRUB.
Foi mais ou menos isto.

Outra hipótese instalas novamente o Ubuntu. Provavelmente é para ti a hipótese mais viável e mais simples.

Fica bem
 
hellaxe disse:
Outra hipótese instalas novamente o Ubuntu. Provavelmente é para ti a hipótese mais viável e mais simples.

foi isso mesmo que fiz tnkx. agora estou no windows pk nao consigo mesmo instalar os drivers do modem n sei o principio :S para os outros programas ja vi k é facil usando o Synaptec mas para isso é preciso a net a bombar.

cumps
 
hellaxe disse:
Só correndo o grub instaler novamente. Eu já fiz isso recorrendo a um live cd. Quando o cd está a fazer boot escolhe-se F1 ou F2 ou o que seja e entra-se no menu do grub depois fazer o que está a seguir.
Código:
3.2 Installing GRUB natively
Caution: Installing GRUB’s stage1 in this manner will erase the normal boot-sector used
by an OS.
GRUB can currently boot GNU Mach, Linux, FreeBSD, NetBSD, and OpenBSD
directly, so using it on a boot sector (the first sector of a partition) should be okay. But
generally, it would be a good idea to back up the first sector of the partition on which you
are installing GRUB’s stage1. This isn’t as important if you are installing GRUB on the
first sector of a hard disk, since it’s easy to reinitialize it (e.g. by running ‘FDISK /MBR’
from DOS).
If you decide to install GRUB in the native environment, which is definitely desirable,
you’ll need to create a GRUB boot disk, and reboot your computer with it. Otherwise, see
Section 3.3 [Installing GRUB using grub-install], page 7.
Chapter 3: Installation 7
Once started, GRUB will show the command-line interface (see Section 12.1
[Command-line interface], page 22). First, set the GRUB’s root device4 to the partition
containing the boot directory, like this:
grub> root (hd0,0)
If you are not sure which partition actually holds this directory, use the command
find (see Section 13.3.11 [find], page 32), like this:
grub> find /boot/grub/stage1
This will search for the file name ‘/boot/grub/stage1’ and show the devices which
contain the file.
Once you’ve set the root device correctly, run the command setup (see
Section 13.3.34 [setup], page 37):
grub> setup (hd0)
This command will install the GRUB boot loader on the Master Boot Record (MBR)
of the first drive. If you want to put GRUB into the boot sector of a partition instead of
putting it in the MBR, specify the partition into which you want to install GRUB:
grub> setup (hd0,0)
If you install GRUB into a partition or a drive other than the first one, you must
chain-load GRUB from another boot loader. Refer to the manual for the boot loader to
know how to chain-load GRUB.
Foi mais ou menos isto.

Outra hipótese instalas novamente o Ubuntu. Provavelmente é para ti a hipótese mais viável e mais simples.

Fica bem

hellaxe, isso nem parece teu man?
Reinstalar o SO por causa de um bootloader? Isso parece solução à la windows (qq coisa formata) :P

Fico contente por saber que ele já resolveu o problema.
Quanto a instalar software, depende muito do que fizeste.
Podes instalar software recorrendo ao apt-get, podes sacar uma source e compilar.
Como sacaste drivers, acho que é a segunda hipótese.
O que tens a fazer é extraír o arquivo. Supondo eu que é um tar.gz, fazes:

tar -zxvf qqcoisa.tar.gz
depois de extraído ele cria uma pasta com o nome qqcoisa
entras na pasta (cd qqcoisa) e depois:

./configure
make
su root (para ir para root)
make install

Basicamente fazes isto pq o que sacaste é um código fonte que precisa de ser compilado para passar para código máquina.
Então o configure verifica se aparentemente tens tudo o que é preciso (libs, etc), o make é para compilar o código e o make install para instalar.

Também pode ocorrer a hipótese de vir um script de instalação em vez de um source.

No README ou no INSTALL que costumam acompanhar estes arquivos e que ficam dentro da pasta diz o que é preciso fazer para instalar ;)

Boa sorte
 
epah ta mm lixado, nao atino com o codigo da consola. nao existem modem que o linux reconheca automaticamente? é k com modem no linux instalar era mto mais facil com o Synaptic.

cumps e obrigado pela ajuda
 
Tamos a falar de modem usb ou ethernet?
Já agora, o que é que não estás a perceber sobre como instalar os drivers do modem?
Já fizeste aqueles comandos que te disse no post anterior ...
Se for modem usb vai ser complicado (também já tinha referido isso antes), mas não impossível ...
 
Assim é um bocado complicado :D
Tens de dizer o que é que não está a funcionar (erros que estejas a ter, etc ...), porque o pessoal n adivinha :P
 
Back
Topo