Alguns tutoriais sobre Arch Linux e GNU/Linux em geral

Excelente gnu.
Já tinha visto que tinhas trocado o slackware pelo arch.
Ando a ganhar coragem para experimentar. Pelo que li é para amantes da consola e eu e essa dita não nos damos muito bem. Principalmente depois de não ter que lhe dar uso com o mepis é dificil trocar. Pode ser que ainda me tente.

Vou ver se faço aqui tb um tutorial para instalar o Mepis. Estou a pensar nos newbies como eu. Só estou à espera que saia o VMware 5.0 para fazer isso e arranjar algum tempo.

Depois vemos a melhor forma de colocar mais visivel esta thread. Se organizamos uma à parte com tudo se se coloca em sticky:)

Temos que pensar numa boa forma que não se fique com 500 threads em sticky.

Edit:
gnu tens o mesmo erro duas vezes na mesma frase. No primeiro tutorial escreves-te fixeiro em vez de ficheiro.
Não te preocupes que eu tb sou uma desgraça com os erros:)
 
Última edição:
corrigido (culpa é dos programas de IM :P )
aproveitei e adicionei tutoriais para utilizar a impressora e scanner

quanto à tua curiosidade de exprimentar o Arch
acho que o Arch não é para o utilizador comum de GUI tipo Suse/Mandrake
é mais para quem gosta das coisas à moda do Unix no genero de Slackware/Gentoo/Debian
não há mal nenhum em gostar de fazer as coisas no interface gráfico, são apenas preferencias pessoais
 
Última edição:
Arch *cof* *cof*

ArchLinux era bom... Quando os devs eram decentes ;) Provavelmente ate' conheço o Gnu do #Linuxhelp mas n tou a ver kem seja :P
 
God_Lx disse:
ArchLinux era bom... Quando os devs eram decentes ;) Provavelmente ate' conheço o Gnu do #Linuxhelp mas n tou a ver kem seja :P
devs decentes ... explica-te !

eu não frequento o IRC já faz um bom tempo, lembro-me de ir ao #linuxhelp para ai nos tempos do redhat 5.2 mas era mais para pedir ajuda (já agora o meu nick no IRC nunca foi Gnu e pra melhor ainda caducou e alguém o robou! )
 
Última edição:
Devs

Devs decentes do tipo daqueles Devs que não enchem os scripts de bugs...

Pensei k talvez te conhecesse porque conheço bastante gente no IRC k usa ArchLinux (eu cheguei a experimentar a 0.4 mas n me convenceu a trocar o SlackWare). Aí 'a uns tempos andei a usar isso num ambiente mais empresarial e desisti muitos scripts traziam bugs (no minimo parvos) que qq pessoa com dois dedos de testa n os metia la'... Daí ter desistido do ArchLinux 'a tempos, mas axo k e' uma distro interessante para kem ker aprender Shell Scripting... (Ou era hj em dia ja' n digo nada...)
 
eu uso o Arch desde a versão 0.7 beta 2 e ainda não tive problemas de maior, apenas algumas dependencias partidas (que normalmente é resolvido em menos de 24h), mas isso é devido ao repositorio estar sempre a ser actualizado. de qualuer maneira a página do arch normalmente aviza quando algo está "broken" e tudo é reparado em questão de horas.

a qualidade dos pacotes também é bastante boa com personalizações da distro praticamente inexistentes ao modo do slackware
 
0.7

Ui... Isso ja' e' mt recente :) Na altura a 0.4 era bleeding edge :P Portanto talvez tenham melhorado aqueles "ligeiros" problemas estranhos... Quanto a personalização, epah consegues personalizar todas as distros 'a tua maneira :P E' preciso e' paciencia... Boa sorte para a divulgação do ArchLinux então :) Talvez ainda dê uma vista de olhos a uma release recente...
 
acho que não me fiz entender
o arch NÃO personaliza os pacotes, do genero de por os botões do Gnome a dizer Arch (embora exista umas pequenas excepções) e no fundo é de isso que eu gosto ao instalar um programa. ter o programa no seu estado original sem personalização.
 
Ui

Pensei k tivesses dito k permitia uma personalização maior, mas quanto ao que referes e pelo k entendi ja' usaste slackware, Slackware n faz nada disso, básicamente são as sources compiladas e convertidas em pacotes (.tgz) k são instaladas nada de "Mariquices". A unica vantagem de Arch sobre Slack sera' o gestor de pacotes, mas hj em dia Slack ja' tem slapt-get's e swaret's portanto n vejo grande diferença, ao ponto k slackware tem uns anitos (11 se n tou em erro) e Arch deve tar a fazer talvez k ? 2 anos ?
 
eu desisti do Slackware desde que o Patrick adoeceu, é dificil continuar a usar uma distro com um futuro obscuro que é mantida só por uma pessoa.

o pacman realmente é muito bom, mais robusto que o swaret e mais rápido que o apt-get

outras vantagens do arch é estar optimizado para i686 (em programas multimédia faz diferença) para além de ter um repositorio já bastante grande.

coisas como mplayer, ultimo gnome (que também já saiu do slackware) estão à distancia de uma linha de comando
 
gnu disse:
outras vantagens do arch é estar optimizado para i686 (em programas multimédia faz diferença) para além de ter um repositorio já bastante grande.
[picanço mode]
Queres optimização? Entra troca aí pacman por portage :p
[/picanço mode]

Mais on-topic, acho que devias tentar adaptar-te melhor à consola, Metro. Um dia destes o X dá-te o berro, e o que fazes? Format á lá Windows? ;)
 
[picanço mode]
quando o gentoo compilar os pacotes tão rapido na minha maquina quanto eu os instalo pre-compilados eu troco :D
[/picanço mode]

agora a sério ...acho que já dei a minha opinião sobre o gentoo algures
na minha opinião é uma optima distro para utilizadores com bastante experiencia e com maquinas com muitos bogomips pra despachar os tempos de compilação

eu às vezes também compilo umas coisas para personalizar ou porque simplesmente n as encontro em nenhum repositorio (muito muito raro avizo já) mas dai a compilar TUDO ... :P

de qualquer modo tenho o maior respeito pelos utilizadores de gentoo
 
Eu tenho respeito por utilizadores de todas as distros, para começar porque usam linux em vez de windows ;)

É uma questão de escolher qual o tipo de instalação que dá mais proveito, se é preferível instalar mais rapidamente com os pacotes pré compilados, ou se é preferível demorar um bocado (às vezes grande :D) a compilar e ganhar na optimização.

Eu, por exemplo, notei uma diferença brutal quando passei do gcc 3.3 para o 3.4, apenas pela existência de flags para pentium-mobile.

Mas no fundo, o que interessa é usar a distro com a qual se dá melhor, seja arch, gentoo ou <inserir-nome-aqui>.

PS: só numa de informação extra, também podes instalar pacotes binários com o emerge, de duas maneiras:
1. usas a flag -K, embora precises de já os ter no disco.
2. escolhes o pacote com o nome ***-bin (em geral os maiorzinhos têm). Tou a ver que o openoffice vai ter de ser assim, a compilação usa entre 2 a 5 Gb de disco (que não os tenho) :'(
 
Parabens gnu é sempre bom ver alguma coisa feita em português sobre linux, embora confesse que não conheça muito bem o arch linux

Continua com o bom trabalho

PS: Noto algum tempo a gerar a página... é do código ou do server?
 
Gentoo

Bem como máquinas para instalar Linux n me faltam (sou sysadmin) ja' usei Gentoo durante uns tempos...

Digamos k Gentoo com as optimizações todas infelizmente conseguia ser mais lento k SlackWare (Fiz vários benchmarks para tirar as duvidas/teimas) como achei isso estranho mudei as flags por umas ultra XPTO k toda a gente recomendou e tal, e adivinhem la' ? Ficou lento na mesma... Foi +/- nessa altura k formatei o disco e meti Debian :P

Apesar de Gentoo ter ja' alguns binários, ainda não são muitos, perde mt no tempo de compilação. Tive Gentoo (~x86) num Celeron 667 Coppermine, ROTFL, digamos k quando acabava o emerge -u world tinha de fazer outro pq ja' tinham saido pacotes novos... Experimentei depois num Athlon XP@2400/2500 e ja' era mais giro... Mas mesmo assim n me convenceu, so' fiquei convencido com Gentoo num AMD64 :) Mas infelizmente n tenho mts portanto so' tenho algumas máquinas com Gentoo...

O Arch tal como o Debian a meu ver têm o melhor dos dois mundos, pacotes pré-compilados e a possibilidade de compilar sources e instala-las como pacotes usando o gestor de cada um...
 
digamos k quando acabava o emerge -u world tinha de fazer outro pq ja' tinham saido pacotes novos...
:lol:

é verdade o Arch também tem o ABS para compilar os pacotes e personalizalos, pessoalmente nunca exprimentei.

agora só faltava live cd e repositorios pras varias arquitecturas :P se há algo que invejo no ubuntu é isso, pena os repozitorios do ubuntu não estejam actualizados ao nivel do arch (nem tenham tanto software) atenção! não tou a falar de importar repositorios do sarge, sid etc...
 
gnu disse:
corrigido (culpa é dos programas de IM :P )
aproveitei e adicionei tutoriais para utilizar a impressora e scanner

quanto à tua curiosidade de exprimentar o Arch
acho que o Arch não é para o utilizador comum de GUI tipo Suse/Mandrake
é mais para quem gosta das coisas à moda do Unix no genero de Slackware/Gentoo/Debian
não há mal nenhum em gostar de fazer as coisas no interface gráfico, são apenas preferencias pessoais

E eu não sei:)

Era tb essa a minha opinião. Ainda não estou ao nivel de usar o Arch. Um dia talvez. Cada vez me apetece mais desinstalar o XP, ficar só com Linux e depois desenrrascar-me:)


PrOdG disse:
Mais on-topic, acho que devias tentar adaptar-te melhor à consola, Metro. Um dia destes o X dá-te o berro, e o que fazes? Format á lá Windows? ;)

Eu sei isso mas o problema é perceber mesmo pouco do assunto. Vai aos poucos. Mas tb me parece que cada vez mais é preciso a consola. Pelo menos com as distros mais faceis. Mas nada iguala o poder da consola.
 
Metro tens que entrar na consola algum dia :D

Ela não morde ;)

Começa com coisas simples ... tipo mkdir (criar directorio), rmdir (apagar directorio), rm, mv, etc.
 
Back
Topo