1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Alinex

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Miguel89, 14 de Maio de 2007. (Respostas: 10; Visualizações: 1021)

  1. Miguel89

    Miguel89 Power Member

    Alguém aqui ja experimentou o alinex? se sim, o que acharam desta distribuição?
     
  2. noznika01

    noznika01 Power Member

    Não posso dizer que tenha experimentado porque limitei-me a correr no Vmware só p/ ver o aspecto da coisa. é debian based... :)
    Se se pretende criar um SO aplicável às instituições públicas (escolas, tribunais, institutos...) como foi feito com o seu vizinho e 'hermano' LinEx é muito bem vindo.
    Resta saber se haverá 'disponibilidade e interesse político' p/ o seu desenvolvimento e aplicação.
    Mas acho que merece a atenção dos linuxers nacionais.

    Já agora, parabéns à equipa que pasta a ovelha.
     
  3. esquiso

    esquiso Power Member

    Usei-o duas vezes nas aulas de ITIC. Não achei nada de outro mundo, mas também, não deu tempo para o exprimentar a fundo.

    Uma boa iniciativa, mas ou estou enganado, ou fica-se por ai. :)
     
  4. Noddy_chester

    Noddy_chester Power Member

    ja experimentei e tenho feito o download das reveistas,ate muito interessantes,é uma distro como qq outras ,mas é portuguesa e com promenores interessantes.
     
  5. hellaxe

    hellaxe Power Member

    Experimentei o livecd da versão 0.9 (creio eu).
    Funcionava tudo. Como é debian based é porreiro, mas não sei até que ponto estão os repositórios.
    De resto se tivesse ferramentas porreiras e os repositórios fossem suficientes é uma boa opção.
    Tem a mais valia de ser meio português, melhor dizendo ibérica.
     
  6. Zed_Blade

    Zed_Blade Power Member

    Mas já que é debian based pode ser que dê para aproveitar pacotes de outras distros tipo ubuntu, dreamlinux etc.. É uma questão de adicionar repositórios, penso eu de que...

    Big Up..!
     
  7. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Aproveitei para correr a ultima versao (é download nacional). Depois de ver, aquilo é 1 ubuntu com skins diferentes. Nao achei nada de especial, tendo em conta o "projecto".
     
  8. madskaddie

    madskaddie Power Member

    Não. Issso não é verdade. O problema é de tal forma que a comunidade do Debian criou e anda a promulgar standards. Não sei se o Alinex os cumpre. O ubunto NÃO e por isso não é possível dizer que se instala um deb em qualquer máquina. Pensa só nos nomes das dependencias... já percebestes onde quero chegar.


    Nunca experimentei o ALINEX por dificuldades de encontrar download da ISO para instalação. Para além de ser Debian based, o que é bom, é um acordo institucional louvável (isto não é técnico mas é importante). Pena é que estas iniciativas acontençam para o outro lado da fronteira... os espanhois estão em grande. De tal forma que o RMS já lá passou várias vezes. E viva a Extremadura! Ah bolas não é a minha, é a do vizinho do lado.
     
  9. LinuxWarrior

    LinuxWarrior Power Member

    Uma coisa que fique bem esclarecida, debian, alinex, ubuntu, fedora, opensuse, gentoo.... etc,etc, etc, nunca trazem nada de novo, pois o kernel é o mesmo, tal como todas as outras aplicações. O que muda são apenas as costumizações, e os pacotes disponiveis.
    Pondo isto, o Alinex tem como principal objectivo a administração publica e estabelecimentos de ensino, pelo que existem varios acordos com o governo, bem como instalações nas salas TIC das escolas secundarias.
    Ora nada que seja impeditivo de se usar por qualquer um, afinal e livre.

    Por isso o que eu te digo é, experimenta, pois nao perdes nada, bem pelo contrario, ficas com uma opiniao formada baseada em factos.
     
  10. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Acho que é uma boa jogada da uevora, mais vejam, se estão envolvidos no projecto é fácil que os seus licenciados fiquem em posição priveligiada de consultores/gestores das redes de quem adoptar esta distro... Ou seja tachos no governo etc... Penso que do ponto de vista do utilizador doméstico esta distro não será das melhores opções...
     
  11. CR_

    CR_ Power Member

    Normalmente os nomes são iguais. O problema está em muitas vezes exigirem versões diferentes.
     

Partilhar esta Página