Problemas Técnicos Alterar cabo Central<->Casa ?

SaParis

Membro
Bom dia,
moro numa zona remota do pais, apenas tenho SAPO a 2MB, apesar de ter o pacote de 12MB, no último inverno caiu uma árvore que danificou os cabos, o serviço foi lá e "remendou" os cabos com dominós e fita adesiva.
Após o serviço é que reparei e liguei para a MEO a perguntar se era a melhor solução, responderam-me que já não tem cabo antigo, apenas dos novos com as novas normas e que se trocassem o cabo antigo pelo novo teria ainda menos velocidade de internet. Mas que poderiam trocar o cabo sem custos, não garantindo os 2MB atuais. A verdade é que agora tenho cortes quase todas as meias horas apesar da velocidade se manter.
Devo pedir para trocar o cabo?
Obrigado
 
Cabo ainda pior?
Eu á muitos anos atrás andei uma semana inteira a ligar para lá, mas mudaram 800 metros de cabo, mas se só tens 2Mb's(como eu) deves estar a uns 3km da central e para irem mudar isso tudo não me cheira muito.
 
Cabo ainda pior?
Eu á muitos anos atrás andei uma semana inteira a ligar para lá, mas mudaram 800 metros de cabo, mas se só tens 2Mb's(como eu) deves estar a uns 3km da central e para irem mudar isso tudo não me cheira muito.
Eles não têm mais é cabo igual ao que tenho. E ao trocar pro novo fica pior... Verdade ou não.... Porque segundo eles o novo não é bom pra grandes distâncias
 
Última edição:
Eles desde a central até ao PD (ponte de distribuição - Caixinha preta onde o teu cabo vai ligar), só mudam se for roubado, do PD até casa, exige que troquem, se se encontra danificado e não faz serviço, é reclamar, enviar com conhecimento de Anacom(apesar de valer o que vale) e deco.

O cobre que eles usavam antes éra um de dois, ou dois fios paralelo - TKVD ou um com 2 ou 4 fios de 0,5 mm TE1SE 2x0,5 (um par) ou 2x(2x0,5) (dois pares), tanto um com outro em ADSL ao péssimos, o que eles têm para ADSL com baixas perdas é o TE1SE 2x0,8 apenas existe com um par com este diâmetro.
 
algumas coisas que aqui disseram, sao acertadas, outras nem tanto

quanto a isso do cabo antigo para o novo, isso apenas se coloca caso tenhas um cabo de 1 par com 0.8mm de diametro (cabo instalado ha 2 ou 3 anos atras apenas) e esse cabo ja nao existe, quando substituiem, substituiem por um de 0.5mm (e' um cabo preto rededondo que vai da caixa preta de distribuicao até á tua csa).
caso tenhas um cabo tipo "espalmado" e nao redondo, isso poderá afectar o servico ADSL porque os condutores em vez de irem enrolados entre si, vao em paralelo e isso provoca quebras no ADSL.

daí o que foi referido pelo NVRSystem que o cabo de 2 pares era mau para o ADSL é errado, sendo que o outro TKVD ou TEDS (quando e' cabo aereo) esse sim, nao e' grande coisa para o adsl que sao os tais "espalmados".

os cabos da caixa preta até á central (cabos de maior capacidade) sao trocados por motivos de avaria ou melhoria de servico quando a situacao assim o exige.

quanto á tua situacao, se tens 2MB e agora quando houve uma avaria ficaste com quebras no servico, so tens que reclamar porque o servico por pouca velocidade que tenha, tem que ser garantido sem quebras e tem de ficar pelo menos como estava.

para so teres 2MB de internet e' porque realmente tás prai a 6 ou 7 KM da central, senao dava mais um bocadinho (embora a velocidade que tens em casa nao tenha "directamente" haver com a distancia que tás da central)
 
daí o que foi referido pelo NVRSystem que o cabo de 2 pares era mau para o ADSL é errado, sendo que o outro TKVD ou TEDS (quando e' cabo aereo) esse sim, nao e' grande coisa para o adsl que sao os tais "espalmados".

O que quis referir é que se o cliente puder pedir na altura da instalação e conseguir que o instalador instale o de 0,8 mm é muito melhor que o de 0,5mm (seja de 1 ou 2 pares) o que interessa é a secção, não a quantidade de pares, e nisso posso dizer-te que já tive o cabo de 0,5mm com problemas de ligação, depois foi trocado para o de 0,8mm e os problemas que tinha (falhas de sincronismo frequentes) desapareceram.

A razão principal para isso é que o cabo de 0,5mm apresenta uma resistência eléctrica de 95 Ohm/km, e o de 0,8 apresenta uma resistência eléctrica de 37 Ohm/km, menos de metade, logo para quem percebe minimamente de electricidade entre os dois cabos consegue decifrar qual dos dois o melhor, para a mesma aplicação.

Já para não falar da diferença brutal de antenuação entre os dois na gama dos 280kHz e os 2,2Mhz (banda ADSL2 e 2+)
Olhando para os 256kHZ a diferença são só 3.4dB, mas chegando a 1MHz já passa para 7dB's, e entre 1 e 4MHz (a banda do ADSL2+) já chega a ser uma diferença de 13dB's.

Que num fim de linha (como acontece muitas vezes neste nosso país) provavelmente nem faz diferença.
 
Última edição:
concordo com tudo o que disseste, se no teu caso te mudaram muitos metros, podes ter ido conseguir buscar uns kpbs ou talvez ate uns mb's a mais na velocidade de ligacao o que te permitiu estabilizar a ligacao

mas neste momento acho que ja nao existe cabo de 0,8 para instalar.
 
Finalmente trocaram-me o cabo de casa até ao PD (ainda foram uns 150 metros) mas o serviço pouco melhorou, neste momento estou a ponderar cortar o serviço e aderir a um pacote de internet movel da NÓS já que agora tenho 4g na zona. O que acham? em teste com o tlm tenho 30 MB de Down e 8 de Up mas com 60 ms de Ping, estes serviços normalmente valem a pena? eu consigo um tarifário de 23€ sem limite de trafego.
 
Back
Topo