Ambiente gráfico lento em Linux Mint

Cunha00

Power Member
Instalei o Linux Mint mas quando arrasto janelas ou faço scrool isto é lento pa caraças.

Não sei se me expliquei bem

É tipo quando no Windows não se tem o directx instalado ou os drivers da gráfica

Mas o mais esquesito é que no UBUNTU isto estava normal, só que troquei-o pelo Linux Mint porque não percebo nada de linux e nao consegui istalar os codecs mp3

Será que tenho que instalar drivers pra gráfica ou assim?

a minha gráfica é uma ATI Mobility Radeon x1400

eu saquei um ficheiro *.run com os drivers do site oficial, mas não faço ideia como se usa isto
 
A culpa quase de certeza que é dos drivers Ati. O ambiente gráfico deve estar a funcionar em VESA ou asssim, ou seja, drivers não carregados.
 
A culpa quase de certeza que é dos drivers Ati. O ambiente gráfico deve estar a funcionar em VESA ou asssim, ou seja, drivers não carregados.


Mas no UBUNTU não tive problemas, o Linux Mint não é exactamente o UBUNTU mas com codecs(e sem o GIMP já agora)?

edit: tive agora a jogar uns joguitos em 3D e isto tá com uma lentidão impossível
 
Última edição:
Não sei como é o mint, mas basta que tenha beryls e os efeitos cromos carregados de origem para dar problemas com as gráficas Ati. Também depende da versão incluída dos drivers Ati, no meu caso só conseguia ter aquilo a funcionar decentemente com drivers mais antigos. Os novos crashavam-me o PC assim que qualquer porcaria com OpenGL ou afins era carregada.
 
No Ubuntu (como noutra distro moderna) os drivers opensource da ATI são instalados automaticamente (se tiveres uma ATI ...).

Tenta verificar com o comando glxinfo. Deverá dar no início isto (a linha onde diz direct rendering: Yes) e tenta também o glxgears.

[moura@darkside ~]$ glxinfo
name of display: :0.0
libGL warning: 3D driver claims to not support visual 0x4b
display: :0 screen: 0
direct rendering: Yes
Se não for o caso, não tens drivers instalados. Para usares o AIGLX não poderás ter os drivers da ATI proprietários instalados ... O driver opensource será algo como xorg-x11-drv-ati (no Fedora 6 tem esta nomenclatura, no Ubuntu não me lembro ...)
 
Última edição:
Será que alguém me consegue ajudar?

Tentei instalar o Linux Mint, mas no menu em que se escolhe a hora (logo o segundo menu)...pronto...fica-se por ai...não anda nem desanda, fica a "pensar".
 
Back
Topo