Processador AMD Ryzen / Threadripper

A 144hz, acredita que são uma percentagem pequena.
Eu diria mais: é mesmo muitissimo pequena.

Algum pessoal anda por um fórum como este e depois entusiasma-se um bocado e pensa que o mercado dos jogos é todo aquele pseudo 'gaming competitivo' das centenas de fps.
Não é.


Um Ryzen 5 1600 + RX 580 já é mais que suficiente para a grande maioria da pessoas que jogam no PC.
 
Que bicho chegou aqui ao escritório:

JFKnHwK.jpg


Threadripper 1900X
Aorus Gaming 7
32GB ram
3x 1080ti

:D mas vai ser para trabalho!

OT: Que programa usa tanto poder gráfico... ?

Pergunta séria.

Obrigado desde já.
 
Eu diria mais: é mesmo muitissimo pequena.

Algum pessoal anda por um fórum como este e depois entusiasma-se um bocado e pensa que o mercado dos jogos é todo aquele pseudo 'gaming competitivo' das centenas de fps.
Não é.


Um Ryzen 5 1600 + RX 580 já é mais que suficiente para a grande maioria da pessoas que jogam no PC.

Desculpa lá, mas eu não acredito que monitores de 144hz sejam usados por uma minoria, com 50 modelos disponíveis que vão dos 200€ aos 1000€, o que quero dizer é que são acessíveis a praticamente todas as carteiras. É um dos flagships de PC Gaming e que vejo cada vez mais pessoas adoptarem. Ainda na Lisboa Games Week os AOC que estavam em promoção voaram todos de quina a sabádo, e tu dizes-me que é minoria? Ok, não aceito.

E se olhares para os stats do steam parece que o CS é jogado por dezenas de milhões de jogadores espalhados pelo Mundo. E como sabemos os monitores de 144hz são quase uma obrigação para esse jogo.

Minoria são os que jogam a 1440p e 4k com gráficos em ultra...............

Diria mais, @zorin.vê se o teu amigo está desgostoso a ponto de despachar a máquina a preço de saldos e avisa aqui a malta :winknu:

Já trocou por i7 8700, pagou mais 130€, mas para o uso que vai dar compensa.
 
Não se trata de nada disso. Só vejo que não querem reconhecer ou querem minimizar a barreira dos 4.0 Ghz dos Ryzen (a maioria é mais 3.8/3.9) que estão a limitar a performance dos CPUs. Ponto.

Quando um 4/8 da Intel tem maior performance gamer que um 8/16. É preciso dizer mais alguma coisa? Quando um 6/12 tem maior performance multihread que um 8/16 da AMD... Sim, é porque existe um problema. Esse problema está nos baixos clocks e IPC. O IPC até pode estar muito próximo da Intel, mas está capado pelos baixos clocks.
 
- Continuam a dizer o clock baixo é um problema. A meu ver é um compromisso que a AMD fez entre frequência e número de cores.
- Continuam a dizer que Ryzen tem um IPC mais baixo. Na realidade, a plataforma Ryzen tem um IPC semelhante aos Skylake. Se meterem ambos os CPUs a 4 GHz vão ter resultados semelhantes.

- Os AMD não têm mais frequência devido ao processo de fabrico.
O processo de fabrico é low power, a barreira dos 4GHz, mais troco menos troco, nos AMD é devido a isso. A revisão dos Ryzen poderão não estar tão limitados, mas se tiverem mais MHz não é muito mais também devido a isso.
Actualmente grande parte dos processos de fabrico é feito para eficiência, não para frequências muito elevadas abdicando [um bocado] da eficiência para isso. Só a Intel - que tem fabs para os seus cpu's e desenvolve os seus processo de fabrico é que aposta nas frequências elevadas.

- O IPC dos Ryzen já é decente sim, não é o melhor de todos, mas já não tão mau como era. É q.b. para software e jogos actuais, e como tem HT e muitos cores, são bons cpu's para utilização genérica/mista ou de muitas threads.
Claro está que quem quer apenas jogar e tem orçamento bom para isso os Intel são melhor opção.


Não se trata de nada disso. Só vejo que não querem reconhecer ou querem minimizar a barreira dos 4.0 Ghz dos Ryzen (a maioria é mais 3.8/3.9) que estão a limitar a performance dos CPUs. Ponto.
O limite existe devido ao processo de fabrico.

Mas os Ryzen já são q.b. para uso geral e mesmo jogar.
Quem quer apenas e só jogar e tem bom orçamento não são a melhor opção, mas no geral - que é a maioria dos pc's vendidos, são boa opção.


Numa revisão o aumento de frequência não deve ser substancial devido ao mesmo motivo.
Mas um aumento de ~10% de performance e deixarem de limitar o uso de ddr4 acima dos 3000/3200Mhz, já é uma actualização decente e torna-os mais competitivos nos vários cenários.
 
A AMD melhorou possivelmente os consumos, não só graças à optimização obvia da plataforma como obviamente pelo uso de frequências mais reduzidas, se tivessemos frequências altas como a intel, não sei até que consumo e temperatuas poderia ir estes CPUs.

Discordo que o IPC do Ryzen seja igual ao do skylake, se fosse igual ao skylake, seria igual ao kaby lake e igual ao recente Coffe lake já que o IPC não mudou. O IPC dos Ryzen (sendo eu dono da thread do Cinebench em que tento também persuadir os utilizadores não só a correr testes Multi-core como single clore) é semelhante ao dos Haswell e não do skylake ou coffe lake.

Como podes ver aqui, isto é a lista de resultados Single-Core que aqui tenho na zwame e é bastante evidente isso.
165 cb - Topas - Ryzen 1700 - 4 Ghz | DDR IV 3200MHZ CL14
165 cb - TeclasBoy - i5 4670K - 4.0GHZ
163 cb - Pedro_1- i5 3570K - 4.5Ghz
162 cb - Torak - R7 1700 - 4.0 Ghz | DDR IV 2928MHZ CL 16

151 cb - gamer20 - i5 4670K - 3.8GHz
150 cb - Raimundojcc - R5 1400 - 3.8GHZ DDR IV 2933MHZ CL18
147 cb - blaster_00 - R7 1700 - 3.7Ghz
145 cb - Goloso98 - i5 4590 - 3.7GHz

Podes verificar na thread em questão :P
https://forum.zwame.pt/threads/cinebench-r15-testes-tabela.838605/

Logo a AMD vai continuar a precisar de empurrar o seu IPC, mas só deve acontecer para 2019, ainda não sabemos bem se a intel irá empurrar o seu também ou não (esperemos que sim porque já está empacado à 3 anos).

Quanto ao CS:GO e jogos competitivos, eu sinceramente não compreendo quem queira os 300FPS ou acima disso.
Se fizesse parte de alguma equipa que me pagasse um ordernado e as contas da casa, sem duvida que o framerate não podia ser desculpa.
Mas na maior parte dos casos, o que temos aqui são muitas das vezes pessoal de rank elevado (às vezes nem isso), mas que não é pago e joga por desporto.
Cada um tem a sua opção, mas é algo que peço desculpa, mas não me entra na cabeça e nem tem de entrar, mas custa a digerir.

A maior parte das rondas que vejo perdidas por parte dos meus colegas que também ambicionam 300FPS ou mais, são mais devido a más decisões e rambo approachs do que propriamente devido à falta de resposta de 0.01ms que lhes faltava para matar o outro, especialmente quando estão num servidor com 30-60ms de ping e não numa Lan Party profissional que ai sinceramente faria todo o sentido.

Isto é apenas a minha opinião.
E isto faz dos Ryzen melhores opções? Epá não, como já disse nos posts anteriores, a Intel entrega mais frames por segundo, period.
O que se passa agora é que para as opções budget ou "non-k" não é viavel financeiramente investir em intel já que é preciso largar o extra pela plataforma "Z", quando existir boards "B" e "H" aí o caso muda de figura, e para quem exclusivamente use para gaming, recomendarei Intel, porém se algum utilizador "embirrar" que prefere AMD Ryzen mesmo que só jogue, não acho que vá ficar mal servido. Desde que não procure empurrar framerates extremos.
Para quem ambicione os 60FPS em AAA é tudo a mesma "M**da" já que muitas das vezes o problema está na gráfica do que nos CPUs.

Cumps.. e peço desculpa pelo testamento.
 
Última edição pelo moderador:
O que acho que muitos ainda não perceberam é que ninguém contesta que os Intel são mais capazes em gaming, particularmente nos casos do pessoal que "precisa" de centenas de frames.
O que cansa é praticamente todas as semanas ressurgir na thread dos Ryzen uma discussão destas.
Parece que não há vida além do gaming... E, cada vez mais, parece que o gaming são as centenas de frames dos eSports. Como se isso fosse representativo do comum dos mortais. E assim se perpetua a ideia de que AMD não presta e Intel é que é. Mesmo entre quem, porventura, até podia ficar tão bem ou melhor servido com um destes CPUs.
 
Vocês parecem o meu pai a falar: "que é isto? e-sports? mas alguém vai longe na vida a jogar jogos de computador?"

vão ficar surpreendidos daqui a uns anos. Têm pouca noção do que essa industria está a crescer. Desde youtube, streams a competições em si. Mas mm assim, por 130€ prefiro comprar um processador q me dá mais garantias futuras. Se curtem jogar a menos fps e não se importam, fixe, mas não venham com a lenga lenga que isso é irrelevante. Porque não é. Só aqui neste tópico.
 
Última edição pelo moderador:
Por exemplo o i9 7940x a 4.1 consegue por volta de 185 single core e a 4.8 209 .

Ryzen foram uma grande evolução e multi task são uns devoradores , comparado aos anteriores melhorou imenso no ipc mas amd tem que se concentrar em melhorar ipc e nas versões mais hardcore dar mais impulso de oc na minha opinião, querendo admitir ou não em alguns jogos tem quedas acentuadas que prejudicam o gameplay principalmente online .

Estive para ir para um tr 1950x mas como queria gaming + tarefas parte do gaming fez me ir para um i9 apesar de mais caro garante melhor performance nesse campo .

De resto vão no bom caminho e com isso veremos a intel a puxar os cordões também .

Mas para gaming temos o i7 8700k que é um kill.

Cumps
 
Última edição:
Sinceramente, há pessoas que parece que querem que a AMD morra e se isso acontecer a Intel não vai ser amiga dos seus fãs, epa é verdade que os intel são melhores para jogos mas os Ryzen estão muito bons também, IPC de Haswell e ao preço e cores que eles oferecem é excelente, se eles fizessem em média 4.5ghz era loucura. Eu digo, a AMD está de parabéns pelo trabalho que fez no orçamento deles, atm o meu sandy a 4.5ghz aguenta mas se os ZEN2 aka 2019 tiverem IPC de Kaby Lake e 4.5ghz vai ser compra certa, a Intel continua a ser melhor para jogos mas se uma pessoa quer jogar e quer fazer uma torre 500-600€ ryzen continua a ser o melhor de longe, orçamentos para 1000€ obviamente intel. Agora o pessoal com orçamento reduzido consegue 1 bom quadcore, a 1 ano comias um i3 mais caro e amoxas então deixem a AMD em paz. Quad core com IPC da Haswell que em média dá 4.0ghz a menos de 100€ e board 80€, ideal para gaming low budget.
Pedro_1 pexinxa diria R5 1600 a 150€ haha
 
Então estimas que jogar 4k a 144hz é carta fora do baralho nos próximos anos? Obrigado pelos esclarecimentos.
Calma rapaz eu mandei a mensagem e a mensagem és tu que a fazes...
desde quando é eu disse "jogar 4k a 144hz é carta fora do baralho"
eu disse que quando maior for a resolução menos impacto de cpu terá... quem comprou ryzen pode esperar uns 2 anos para o 4k ficar standart tens o exemplo do video que te meti um i5 750 vs i7 4790k
 
Não consigo perceber porque é que nunca há uma discussão civilizada sem haver alguém a dizer que o meu dinheiro não compra esta marca nem aquela, cada um compra o que quer e bem lhe apetece e pode ter a opinião que quiser.

Agora principalmente acho que têm e de aceitar que nem toda a gente pensa como igual e há opiniões diferentes no mundo e não é por isso que a sua compra foi má ou melhor, cada um compra para a sua utilização e mais importante para o seu budget.
 
Vocês parecem o meu pai a falar: "que é isto? e-sports? mas alguém vai longe na vida a jogar jogos de computador?"

vão ficar surpreendidos daqui a uns anos. Têm pouca noção do que essa industria está a crescer. Desde youtube, streams a competições em si. Mas mm assim, por 130€ prefiro comprar um processador q me dá mais garantias futuras. Se curtem jogar a menos fps e não se importam, fixe, mas não venham com a lenga lenga que isso é irrelevante. Porque não é. Só aqui neste tópico.
Por muito "grande" que seja o mundo o eSports, ou venha a ser, nunca passará de uma minoria comparada com o restante mercado... O mercado gaming dos CPUs é muito pequeno comparado com mercado workstation, e ainda mais pequeno comparado com o mercado budget.

Dito isto, a AMD seu u salto de gigante no futuro do processamento, e acredita que o futuro não serão GHz mas sim cores... No entanto será a arquitectura a definir isso mesmo...
 
Este video é pré-café, mas ficamos com uma boa visão de jogar a 4K.

O AMD perde em quase tudo em performance pura, mas quando metemos o preço do combo na equação, ai é preciso fazer muitas contas :)
 
Back
Topo