Processador AMD Ryzen / Threadripper

Supostamente a AMD estará a preparar chipset da série 400, com Pci-e 3, ainda em AM4
8QXF0YUmAS3W2KO0.jpg

https://www.techpowerup.com/239987/...on-pci-sig-pcie-3-0-general-purpose-confirmed
 
Tudo vai depender de como virá a série 2xxx dos Ryzen. Porque a Intel já deitou para cá fora o seu 6/12 mainstream e daqui a pouco deita o 8/16 com capacidade de OC ~5Ghz. AMD tem que fazer algo para se aproximar. Jogar só com o preço não me parece suficiente.

Nota: Estou-me a referir apenas ao mercado "doméstico".
 
@PWP os Ryzen até podem subir a frequência, mas o IPC continua a ser mais baixo.
Logo não acredito que os Ryzen 2xxx venham a ter algum impacto no mercado.

Porém em 2019 com os Zen2, a história já poderá ser diferente, dado que a AMD anda a trabalhar novamente para melhorar o IPC.
Mas isso até lá, não morra nenhum de nós :D
 
Sim sim, acreditem mesmo num 8c16t a 5ghz, vem o D Sebastião entregar-vos o mesmo numa manhã de nevoeiro... Se os 6c12t raros são os que chegam a 5ghz em condições para 24/7, vai ser um com ainda mais cores para alimentar...
 
Tudo vai depender de como virá a série 2xxx dos Ryzen. Porque a Intel já deitou para cá fora o seu 6/12 mainstream e daqui a pouco deita o 8/16 com capacidade de OC ~5Ghz. AMD tem que fazer algo para se aproximar. Jogar só com o preço não me parece suficiente.

Nota: Estou-me a referir apenas ao mercado "doméstico".
por mim se jogarem com o preço já é bastante bom, como já disse por 200 euros não compro um intel que consiga fazer frente aos 1600 pelo mesmo preço.
dificilmente vejo processadores da intel a 8c16t a 5ghz e caso aconteça ao preço que sairão não será para mim, pelo que me é indiferente quero é o melhor rácio preço/performance
 
Qualquer um da intel de 8 cores consegue fazer no mínimo 4.5ghz facilmente, isto com temperatura controlada , grande arma além de um ipc melhor que AMD consegue dar um boost interessante em oc .

Agora esperar pelos zen 2 que isto começou a ficar mais interessante , refresh vão levar melhorias mas nda de outro mundo visto ser um refresh .
 
por mim se jogarem com o preço já é bastante bom, como já disse por 200 euros não compro um intel que consiga fazer frente aos 1600 pelo mesmo preço.
dificilmente vejo processadores da intel a 8c16t a 5ghz e caso aconteça ao preço que sairão não será para mim, pelo que me é indiferente quero é o melhor rácio preço/performance

Esperar para ver... O 8700k 6/12 vem com turbo clock a 4.7 e facilmente puxas para o famoso 5.

Eu mantenho a minha opinião que para o mercado doméstico o preço pode não chegar. Espero ver a próxima geração Ryzen a chegar pelo menos aos 4.5 Ghz. É que para além do clock mais baixo o IPC também é mais baixo. AMD tem mesmo que espremer a coisa para os tornar mais competitivos.
 
Última edição:
A meu ver se conseguissem clocks de 4,4ghz já seriam competitivos em praticamente qualquer segmento do mercado, inclusivé para jogar com a framerate trancada em taxas de atualização altas. E certas operações de conversão de vídeo/audio, agradeceriam imenso também.
 
2017 foi um ano interessante a nível de competição em processadores. Parece-me que vamos ter um 2018 no mínimo tão interessante como 2017 :)

Não sei o que 2018 trás mas se tivesse que eleger a grande surpresa do ano em 2017 em termos de tecnologia seria mesmo a evolução da AMD em processadores com a Intel a ter que responder e nem sempre da melhor forma.
Esperemos que tenhas razão e que 2018 seja ainda melhor.
 
por mim se jogarem com o preço já é bastante bom, como já disse por 200 euros não compro um intel que consiga fazer frente aos 1600 pelo mesmo preço.

Como assim, tens o i5 8400 que eu acho melhor compra do que o R5 1600, o que pode puxar para o R5 1600 são as boards mais em conta que depois o R5 fica no combo uns 50e mais barato, se eles mandarem para fora chipset barato o i5 8400 ficava excelente compra, o que safa of Ryzen são as board baratas.
 
Sim, é uma mudança de fabrico mantendo a arquitectura. Um boost de 500MHz não é impossível pois a nVIDIA já o fez quando passou de Maxwell para Pascal mas duvido que cheguem tão longe. Se for 300MHz já considero um sucesso.
 
Aumentos de 500Mhz parecem-me demasiado para um simples refresh, mas, veremos.

Sim, é uma mudança de fabrico mantendo a arquitectura. Um boost de 500MHz não é impossível pois a nVIDIA já o fez quando passou de Maxwell para Pascal mas duvido que cheguem tão longe. Se for 300MHz já considero um sucesso.

Exacto. Penso que 4,2ghz e 3200mhz nas memórias "sem truques" será uma expectativa realista.
 
Aí vem o Ryzen 2000 e Chipset X470 da AMD:

First Ryzen 2000 motherboards
A new series of Ryzen motherboards are already in the making. We can confirm the following Fatal1ty X470 ASRock motherboards:

  • ASRock Fatal1ty X470 Gaming K4
  • ASRock Fatal1ty X470 Professional Gaming
  • ASRock Fatal1ty X470 Gaming-ITX/ac
It appears that ASRock is sticking to the existing naming scheme for Ryzen Refresh. We are in the process of confirming other series, such as Killer/Taichi and Pro.

https://videocardz.com/newz/exclusi...0-h370-h310-and-b360-motherboards-from-asrock
 
"This new chipset is expected to utilise more of PCIe lanes than existing 300-series boards while maintaining compatibility with existing Ryzen CPUs. This change will allow new motherboards to support additional PCIe connectivity, allowing more M.2 SSDs or other devices to be used. In many ways, the leap from X370 to X470 will be functionally similar to Intel's jump from Z170 to Z270."

Fonte
 
Back
Topo