Processador AMD Ryzen / Threadripper

Dão demasiada importância à marca que está na caixa.
compra-se o que se melhor encaixar ás nossas necessidades. Se for preco/performance, compra isso. Se for performance pura = outro.

não sei porque choram pelos intel 8 e 10 cores custarem fortunas. é o mercado a funcionar. sempre foi assim. questão é que agora temos centenas de milhões de pessoas a comprar pc's enquanto há 20 anos atrás eram apenas milhares.
Relaxem, é só um cpu...
 
https://www.techpowerup.com/230649/amds-ryzen-processors-box-art-leaked

2a2398c21b2f_thm.jpg
 
As nossas expectativas com a AMD estão tão baixas que saem CPU's com alguns anos de atraso e que ficam perto do que existe no mercado e chamam-lhes de "Amazing"...

Isto do marketing e da gestão de expectativas é fantástico :)

Então, se sair um processador de 500€ equivalente ao 6950x que custa 1900-2000€, vou ficar amuado? É melhor comprar Intel que faz o que quer, e os fanboys vão atrás e pagam estes valores absurdos.

Quando comprei o meu PC em 2012-2013, optei por AMD não foi só devido à performance. Gosto de ajudar as marcas que ajudam (pelo menos que TENTAM ajudar) o consumidor. E definitivamente Intel não é uma delas. E nvidia muito menos... Mas já estou a entrar no offtopic, é melhor parar.

------------

ADskbDx.png


^^^ Bom resumo de todos os processadores.
 
E quem te disse que tem a mesma performance que o CPU de 1000€ da Intel? 2 ou 3 benchmarks? Primeiro espera-se que os CPU sejam analisados como deve ser e depois tiram-se conclusões. O FX 8xxx também ganhava aos i7 da Intel na altura nos benchmarks que lhes dava jeito e depois foi o que se viu. É preciso ter muita calminha.

@Gaugamela eu não sou ninguém para dizer o que compra ou deixam de comprar, só estou a dizer que há pessoas que se queixam de falta de incrementos de performance na Intel (o que é completamente falso) e que por isso não precisam mudar de CPU, mas outra marca anuncia CPUs que são tão bons como os da Intel e já é "amazing". Só isso.
 
E quem te disse que tem a mesma performance que o CPU de 1000€ da Intel? 2 ou 3 benchmarks? Primeiro espera-se que os CPU sejam analisados como deve ser e depois tiram-se conclusões. O FX 8xxx também ganhava aos i7 da Intel na altura nos benchmarks que lhes dava jeito e depois foi o que se viu. É preciso ter muita calminha.

@Gaugamela eu não sou ninguém para dizer o que compra ou deixam de comprar, só estou a dizer que há pessoas que se queixam de falta de incrementos de performance na Intel (o que é completamente falso) e que por isso não precisam mudar de CPU, mas outra marca anuncia CPUs que são tão bons como os da Intel e já é "amazing". Só isso.

Na altura, os FX perdiam (pouco) em ICP e simplesmente destruiam os Sandy Bridge em termos de multithreading. A não ser que estejas a comparar a arquitetura dos FX que saiu em 2011 com qualquer uma da Intel depois desse ano. Simplesmente já se sabe que vai perder contra tecnologias mais recentes (em IPC, em multithreading continua a ser um excelente processador). Se não perdesse é que era de ficar surpreendido.

E na altura dos FX não havia tanto a perder como há hoje. Se os Ryzen não forem potentes, a AMD vai ficar com graves problemas.
 
É melhor comprar Intel que faz o que quer, e os fanboys vão atrás e pagam estes valores absurdos.

Quando comprei o meu PC em 2012-2013, optei por AMD não foi só devido à performance. Gosto de ajudar as marcas que ajudam (pelo menos que TENTAM ajudar) o consumidor. E definitivamente Intel não é uma delas. E nvidia muito menos... Mas já estou a entrar no offtopic, é melhor parar.

É muito nobre da tua parte, mas também não é válido quem apenas quer performance pura, sem olhar a mais nada? Seja porque precisa, seja porque simplesmente quer?

Tu compraste AMD, porque queiras ajudar a empresa, outros compraram Intel, porque queriam o máximo desempenho. Há mesmo necessidade de apelidar os outros de fanboys, só porque não pensam da mesma maneira que nós ou então têm necessidades de hardware diferentes de nós?

Aprendam a respeitar as escolhas dos outros.
 
Última edição:
É muito nobre da tua parte, mas também não é válido quem apenas quer performance pura, sem olhar a mais nada? Seja porque precisa, seja porque simplesmente quer?

Tu compraste AMD, porque queiras ajudar a empresa, outros compraram Intel, porque queriam o máximo desempenho. Há mesmo necessidade de apelidar os outros de fanboys, só porque não pensam da mesma maneira que nós ou então têm necessidades de hardware diferentes de nós?

Aprendam a respeitar as escolhas dos outros.

Atenção, eu não disse o contrário. Quem diz: "quero construir um PC para ter o melhor desempenho possível" a única opção neste momento é comprar Intel + Nvidia. Mas a questão não é esta. Quando eu falei nos fanboys foi do tipo "comprei um processador de 2000€ que é melhor do que o teu de 200€, sou o maior". Mas claro que vai ser melhor. Fds, eu com 2000€ compro um carro xD
 
Os Ryzen se não forem decentes pode ser o canto do cisne da AMD. Não sei se aguentam mais anos sempre à reboque da Intel. E não esquecer que o mercado que dá € é de servidores e tem que ser mesmo bons nisso para dar luta aos Xeon.
 
Servidores, portáteis e consolas. Nas consolas a AMD já está muito bem e recomenda-se, foi um excelente negócio. Se nos servidores conseguir abalar o mercado ficam numa excelente posição. CPUs para mercado caseiro não é das coisas que se vende mais actualmente a nível de tecnologia, numa era de telemóveis/phablets, consolas, TVs. Cada vez se vendem menos PCs, trabalhei quase 7 anos numa loja de informática da qual já não faço parte, e nos meus ultimos 2 anos de casa a venda de computadores era muito baixa e a descer de trimestre em trimestre. Maior parte eram portáteis, de qualquer forma. Telemóveis, tablets, playstation 4 e televisões era o que saia mais.

Um dia destes fui a uma conhecida loja de informática em que estavam 7 pessoas na fila (hora de ponta). Como fui deste ramo acabei por reparar instintivamente nos produtos pedidos pelos clientes. Dos 7 apenas um comprou um componente de PC e foi um disco rígido. O resto foi tudo protudos mobile e PS4.

Quem anda neste meio sabe que uma loja de informática já não sobrevive só com produtos para computadores pessoais de secretária. Além das margens serem muito baixas se se quiser ser competitivo no preço. O que dá mais dinheiro são os computadores pre-built de cada loja, mas não há muitas pessoas a pegarem neles.
 
Última edição:
Os Ryzen se não forem decentes pode ser o canto do cisne da AMD. Não sei se aguentam mais anos sempre à reboque da Intel. E não esquecer que o mercado que dá € é de servidores e tem que ser mesmo bons nisso para dar luta aos Xeon.

Não vejo porque não hão-de dar luta aos Xeon, com octacores TDP 65W, que podem ser menores, dado que no mercado de servidores, os clocks são menos importantes, em favor da eficiência energética. E a modularidade da arquitectura permite de forma muito económica escalar o número de núcleos. Fui ver os preços dos Xeon 8C e até me assustei, a Intel ainda explora mais no mercado de servidores do que no mercado consumer/gamer.

Logo, parece-me que vai ser no mercado de servidores que a AMD vai partir tudo, e baseio-me vagamente, e para já, especulativamente, nos scores que saíram dos Ryzen na área da encriptação, em que ficam com desempenhos acima dos Intel...
 
Os processadores de servidores tinham lanes pci-expresss absurdas. 64 por processador e 128 lanes em dual socket. Eu sou daqueles que gosta de performance e nao olho a marcas. Vejo o que há no mercado e é bom que a AMD vingue para a concorrência.
 
Atenção, eu não disse o contrário. Quem diz: "quero construir um PC para ter o melhor desempenho possível" a única opção neste momento é comprar Intel + Nvidia. Mas a questão não é esta. Quando eu falei nos fanboys foi do tipo "comprei um processador de 2000€ que é melhor do que o teu de 200€, sou o maior".
Voces deviam rever urgentemente a vossa definição do que é um fanboy. acho que a palavra é usada de maneira tão banal hoje em dia que a maior parte das pessoas não entende o que quer mesmo dizer.
Qualquer pessoa que tenha uma opinião diferente de mim corre o risco que passe a ser fanboy...

Todos esperamos que os Ryzen sejam bons cpu's. ou para mexer no mercado, ou para "obrigar" a intel a descer preços, ou whatever.
É sempre bom concorrência. Agora no mundo empresarial não existe caridade. Existe competição.
 
E quem te disse que tem a mesma performance que o CPU de 1000€ da Intel? 2 ou 3 benchmarks? Primeiro espera-se que os CPU sejam analisados como deve ser e depois tiram-se conclusões. O FX 8xxx também ganhava aos i7 da Intel na altura nos benchmarks que lhes dava jeito e depois foi o que se viu. É preciso ter muita calminha.

@Gaugamela eu não sou ninguém para dizer o que compra ou deixam de comprar, só estou a dizer que há pessoas que se queixam de falta de incrementos de performance na Intel (o que é completamente falso) e que por isso não precisam mudar de CPU, mas outra marca anuncia CPUs que são tão bons como os da Intel e já é "amazing". Só isso.

Que é preciso ter calminha é bem verdade. E os incrementos de performance da Intel são 5-10% ao ano eu não disse que a Intel não tinha feito incrementos por isso não ponhas palavras na minha boca. Os incrementos para o Kaby Lake vs Skylake resultaram de aumentos de frequência!

A "outra" marca anunciou CPUs quase tão bons como os da Intel a uma fracção do preço quando está semi-falida e dando um salto quântico de performance face á sua arquitectura anterior. Por isso sim, é "amazing". Só se fores muito denso é que não percebes o significado que isto tem e as implicações para o mercado de CPUs e para o consumidor. Mesmo para o consumidor de CPUs Intel, que vai pagar menos pelos CPUs.

Mas pronto, nada disto é espectacular. Que andas a fazer neste tópico ou em fóruns de tecnologia se não percebes isto mesmo?
 
@Gaugamela , não é amazing. É bom para o mercado, é bom para a AMD e é bom para todos. Agora daí a chamarem amazing...
Nunca em nenhum sector tecnológico a concorrência aparecer com uma solução parecida é chamada de amazing. Irra, até parece que descobriram o que domínio de mercado agora. Basta a Intel sentir-se apertada e baixa os preços e aí o amazing desaparece de novo... Mas senão deve ser por estar a ficar velho que já não percebo inglês e o significado de amazing...
 
Eu acho que a intel está a fazer hoje o que a AMD vem a fazer desde 2011: lançar os mesmos processadores com nomes diferentes e um clock mais elevado. A única coisa decente que vi a Intel fazer nestes últimos anos foi lançar aquele Pentium 2 cores 4 threads e supostamente vai sair um i3 com HT penso eu. Isso sim é de valor, mas acham que se a AMD não tivesse o Ryzen isto iria acontecer? Claro que não.


@Stormgiant

Eu acho que é mais do que amazing. Uma empresa que leva com um hate gigante, que tem muito menos dinheiro do que o concorrente, e que consegue igualar ou até mesmo passar a performance do concorrente a custar 3 vezes menos no primeiro lançamento da arquitetura? Claro que é amazing. (isto claro, se os leaks se confirmarem)

É a mesma coisa que a Opel lançar um carro que custa 100000€ e que iguala um ferrari em termos de construção, velocidade, etc, e dizerem: meh.
 
Back
Topo