Amd vs Intel

Arrefece

Power Member
Eu sei que existem mts topicos sobre tal informaçao,contudo nao fiquei nada esclarecido.
Gostava que me explicassem certas coisas. Pelo que tenho percebido um Amd 3700 Sd anda a rondar os 2800mhtzs estou certo?! talvez com Oc ou n...n sei mas reparei num user que me mostrou uma pic do Cpzu se n estou em erro. Ms eu fui ver o meu k e um pentium 4 1.5 intel e apontava 1500 mhzts, e eu fico a pensar,bem eu com um processador intel 3.4 fico a ganhar em termos de numeros n?!ou seja no cpzu aparece me 3400 mhzts enkuanto no 3700 sd so m aparecem 2800mhzts...Agora a minha verdadeira pergunta e...sera os mhzs da intel considerados uma cilindrada por exemplo de um carro americano 6000 cc e o da amd d um carro europeu 3000 cc e msm assim o amd ser mais rapido ( o carro europeu dar mais velocidade d ponta k o americano ) ?! Fiz este exemplo pk acho k a minha pergunta fica mais compreensivel...penso k a resposta vai ser mais complexa k o exemplo k dei :lol:
e sendo assim keria saber o pk do modelo 3700? foi escolhido ao acaso ou tem alguma coisa a ver com velocidade ?!
Como ja repararam sou noob nisto as minhas noçoes de informatica sao basicas :rolleyes: contudo tento arranjar explicaçao para tudo e uso exemplos como voces ja viram em cima:lol:
Sendo assim para finalizar se eu comprasse um processador 3.4 intel ou um Amd 3700 sd com kual e k ficaria melhor servido?!
Contudo ja comprei o Cpu Amd 3700 ms gostava de saber se fiz bem ou mal :rolleyes: Vou utilizar o pc para jogos como sempre usei ( hl2,bf2, + alguma coisa ).
Um abraço e penso ter posto no sitio certo msm havendo uma secçao de duvidas acho k em hardware fica melhor.
abraço
 
És relativamente novo por cá, mas deves perceber o suficiente de português para ver que essa tua dúvida não é de facto algum uma NOVIDADE de Hardware. :D

Para além do mais, a questão AMDvsIntel já foi posta tantas vezes para além de não ser novidade devia ser catalogada para ser usada nos programas do professor Hermano de Saraiva! :D


Moving go Dúvidas e Suporte.


Até te respondia às tuas dúvidas, mas agora tenho de sair. Sorry. Mas alguém responde por mim.
 
fikarias muito melhor servido com o amd athlon64 3700+.alem do pentium ter mais frequencia nao ker dizer k tenha mais performance..mas certamente te surgerao mais users a responder com mais detalhes mas certamente é esta resposta global.

abraço
 
"sera os mhzs da intel considerados uma cilindrada por exemplo de um carro americano 6000 cc e o da amd d um carro europeu 3000 cc e msm assim o amd ser mais rapido ( o carro europeu dar mais velocidade d ponta k o americano )"

Acertaste na mosca!!! e mais não falo :D

AMD em jogos e afins e muitos programas dá ratada em Intel equivalentes, embora em muitos programas, mais renderings e afins, devido ao HT a Intel safa-se (que nos dual core desaparece, ai a AMD é senhora absoluta :D)
 
destr0yer disse:
AMD em jogos e afins e muitos programas dá ratada em Intel equivalentes, embora em muitos programas, mais renderings e afins, devido ao HT a Intel safa-se (que nos dual core desaparece, ai a AMD é senhora absoluta :D)
Nem mais, a situação passa-se exactamente dessa forma.
Em dual-core, a AMD owna totalmente, basta referir o facto da INTEL não ter aceitado o duelo proposto pela AMD... :biglaugh:

http://www.amd.com/us-en/0,,3715_13368_13369,00.html?redir=CPSW51
 
os 3700+ dos AMD não são à toa, significa mesmo que funciona à velocidade de um Intel Pentium 4 a 3700MHz, mesmo tendo um clock inferior. o default de um 3700+ é de 2200MHz! a isto se chama PR Rating, e até já começou a ser utilizado pela própria Intel. eu por exemplo tenho o meu 3700+ a funcionar a 2800MHz, o que significa que funciona à velocidade de um Intel Pentium 4 a 4600MHz (4600+), teoricamente.

a melhor forma de te informares é lendo:
- http://en.wikipedia.org/wiki/PR_rating
- http://en.wikipedia.org/wiki/Amd
- http://en.wikipedia.org/wiki/Intel
 
E porquê

Eu li uma vez uma "coisa" com a explicação para um AMD de freq. inferior processar o equivalente a um Intel de frequência superior...

Isso é porque, ao invés dos AMD, que têm DUAS PIPELINES, os Intel só têm UMA...pipeline pelo que percebi é uma espécie de "linha de conduta" de dados...

Podes imaginar a situação assim:

Uma estação de extracção de petróleo tem uma pipeline onde passam 20 000 litros/dia. => Intel 3.0GHz

Outra tem duas pipelines e em cada uma passam 10 000 litros/dia => AMD 3000+

Ora 2x 10 000= 20 000 :x2: O que significa que, provavelmente (também não sei muito bem), a frequência que vês no CPU-z será a freq. de cada pipeline (ou a média da freq. das duas pipelines, sei lá...)

Acho que é uma explicação simples para a diferença entre AMD e Intel (em Dual Core penso que um AMD tenha 2x2=4 pipelines enquanto que Intel tem 2x1=2 pipelines já que são duas cores num processador...)


Digam-me se estiver errado...


EDIT: Os jogos não precisam de 3.7GHz (teóricos) para correrem como deve ser...Podias correr (pelo menos) uma versão gráfica/consola do Folding@Home...Para aproveitar esse CPU quando deixares o PC ligado durante a noite a fazer downloads ou quando não estás a jogar (word, etc.)...e mesmo enquanto jogas...
 
Última edição:
Boas,obrigado por terem respondido as minhas perguntas =)
Assimilei todas as respostas =D,Windwalker em relaçao ao 3700 sd compreio porque quero por o pc a bombar pelo menos 1 e meio ou mais se puder =D ( isto com relaçao qualidade/preço ).
E tb ovu agradecer ao Sway que me ajudou a escolher todas as peças e me vai fazer o Oc =D
Um abraço,mais uma vez enriqueceram uma pessoa com grandes conteudos=P
 
Back
Topo