Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Depois de todos os problemas reportados, instabilidade das boards e demora das MAX, optei por comprar uma MSI Mortar (não max) e espetei-lhe um Ryzen 2600 que consegui arranjar por 116€. Perco em performance mas fico com uma máquina capaz para os próximos tempos (e com sorte capaz de aguentar mais uma ou duas gerações do Ryzen) e imbatível em termos de qualidade/preço. De notar que a minha máquina anterior já tinha 8 anos e que por isso a diferença de performance é significativa, mesmo não indo para um 3600...
Fizeste o mesmo que eu. Apesar dos novos CPUs serem melhores, há certos cenários em que a diferença não justifica.

No meu caso (Gaming a 1440p), comprei um 2600X em promoção por sensivelmente metade do preço a que estava o 3600, a diferença de performance para esse uso é reduzida.

Daqui a uns tempos passa essa febre toda do lançamento e ainda vou acabar por comprar um 3700X ao preço do 3600 lol.

Vai ser é engraçado ver como se porta a Biostar com esse CPU xD
 
Não estou a contar com cortes de preço feitos pela AMD e sim com estabilização de preços após lançamento, que ocorre em praticamente tudo, em função de otimizações de fluxos logísticos, de produção, etc. É natural ocorrer alguma redução, ainda que não seja muito expressiva.
 
Tenho uma Msi b450m gaming plus + Ryzen 5 3600 com ultima bios beta e tenho tido vários problemas com MB nível BIOS bloqueio, voltagem altas no cpu.

A tua é muito parecida com a minha e estou com a beta A38, tudo normal com a minha, qual a bios que estás a usar? .. Tens aqui um link caso não tenhas visto https://www.msi.com/blog/the-latest-bios-for-amd-300-400-series-motherboard
Fora isso podes fazer undervolting para testares....Os problemas foram antes de colocares a bios beta ou sempre tives-te?...Depois não esqueças que o chipset tem update feito alguns dias atrás que é essencial!!!! https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b450
 
Pode ser que os preços acabem a ir para zonas mais simpáticas daqui a uns tempos, até porque a AMD está com margens de lucro já consideráveis, o que implica que tem margem para descontar qualquer coisa. Nem que seja na Black Friday. Mas veremos qual vai ser a estratégia deles.
 
Já comprei vou testar hoje se tiver problemas devolvo a board e compro uma x570

Fazes bem, só testando é que se pode saber...se atendermos ao facto que dois cpus iguais não são assim tão iguais..memórias o mesmo, é a lotaria do silicio!!...No meu caso era mais complicado pois pedir RMA ou troca, demora do envio, espera pela troca etc são sempre uns 15 dias no minimo e não posso ficar sem pc...um dos grandes motivos foi depois de pesquisar e ver tantos problemas com a este lançamento decidi mitigar o problema tentando manter os dois produtos dentro da mesma data de lançamento, chipset+cpu e mesmo assim também surgem problemas...no meu caso já tenho tudo 100% ou quase, nada é perfeito....
 
Chegou ontem o meu R5 3600 e uma asus prime B450M gamming, que é uma board tão simples que nem tem dissipadores no VRM, mas tinha 4 ramsinks aqui que serviram tão bem que se fossem vermelho escuro até ia parecer que era de origem.

Claro que não é esta board que tenciono usar. Será depois usada com um 2200G para maquina de trabalho dos meus pais.

funcionou tudo a primeira, sem stress nem nada, até testei com 2200G. Tão bem que nem formatei, espetei o disco do 4790k, depois de um boot mais demorado (normal, para o windows se reconfigurar), entrou com audio e LAN, tudo a funcionar (bom, a outra board também era uma ASUS e o controladores de rede e áudio são do mesmo fabricante)!! Instalei depois os drivers da AMD e siga a marinha.

Inclusive depois da troca do CPU, bastou entrar na BIOS e já tinha os settings prévios (XMP e memória a 2800), só ativei o PBO, meti a fan com profile agressivo de RPM e siga.
 
Última edição:
t5EolQK.png


https://browser.geekbench.com/v4/cpu/14448604

Mais um leak de um score no Geekbench do alegado próximo Threadripper. 32 cores a 2.2 Ghz Base e 4,17 Turbo. No entanto, se forem ver os detalhes do teste, ele está sempre perto dos 4,3 Ghz.

https://browser.geekbench.com/v4/cpu/14448604.gb4

Também apareceram referencias a duas boards Asus para este Threadripper:
  • ASUS PRIME TRX40-PRO
  • ASUS ROG STRIX TRX40-E GAMING
E 3 chipsets. TRX40, TRX80, and WRX80, que não se conhece o significado.

https://videocardz.com/newz/asus-preparing-two-amd-trx40-motherboards
 
@Nemesis11

Especula-se que seja isto:

h2LLiycp30E2khI9.jpg


fonte

8 channel, >64 lanes PCI-E 4.0...
:wow:

Basicamente é um EPYC single socket para consumidor. Se for verdade que vem o de 64 cores (e acredito que sim) é provavel que o lançamento do 64 cores seja um pouco mais tarde, para acumularem stock, em função dos yields/produção e de como estiver a venda dos EPYC - que vão ter prioridade sobre Threadripper e Ryzen, sempre.


@Nemesis11
a confirmar-se, acabam-se os teus receios com memory bandwidth em cpu de >32 cores.. :D
 
h2LLiycp30E2khI9.jpg


fonte

8 channel, >64 lanes PCI-E 4.0...
:wow:

Há uma coisa que me faz alguma confusão nessa segmentação dos 3 chipsets dessa tabela. Quem é que vai comprar um processador com mais de 32 Cores que não seja para uma Workstation (Caso do TRX80?)? Seguindo essa tabela, faz-me confusão a existência do TRX80 e WRX80. Poderia não haver essa segmentação. :)
Talvez a AMD suporte oficialmente ECC no WRX80, mais lanes Pci-Ex (128?), clocks mais conservadores. O contrário no TRX80.
Mas isto é seguindo os valores dessa tabela. Talvez as diferenças sejam outras. :)

@Nemesis11
a confirmar-se, acabam-se os teus receios com memory bandwidth em cpu de >32 cores.. :D

Desde o inicio do lançamento dos Ryzen e Threadrippers, que me preocupa a bandwidth para a memória. Verdade seja dita que não há grandes queixas, mas se lançarem um CPU com 64 cores e 4 canais de memória, dá um rácio de 16 cores por canal. Acho super apertado, mas sei lá, se calhar no fim continua a não haver queixas. :)
 
Epá, este problema de windows andar sempre a trazer problemas de performance nos Epic e TR... Ainda não se resolveu a pior parte... Já se faz ideia do problema base? Acho muito estranho a Microsoft não estar a mostrar interesse em resolver algo num mercado tão importante, ainda se arriscam a perder mercado para Linux (que eu não sou contra, mas seria por uma razão bem "parva"...)
 
Servidores o linux já domina por isso... A unica coisa que segura é .NET, mas com o .NET CORE nem isso é mais preciso windows...

Mesmo em ryzens normais o geekbench é mais rápido.
 
Por acaso, até pessoalmente não uso mais .net core linux por não ter algo como o Visual Studio lá, as ferramentas para gerir e compilar o código ainda estão verdinhas (ou estavam, há uns meses).
 
Epá, este problema de windows andar sempre a trazer problemas de performance nos Epic e TR... Ainda não se resolveu a pior parte... Já se faz ideia do problema base? Acho muito estranho a Microsoft não estar a mostrar interesse em resolver algo num mercado tão importante, ainda se arriscam a perder mercado para Linux (que eu não sou contra, mas seria por uma razão bem "parva"...)

Eu acho que é "compreensível" os problemas de um Sistema Operativo com os 2 TR WX. É um processador meio "bizarro". Tens metade dos cores de "1ª classe" que acedem à memória directamente e outra metade dos cores de "2ª classe", que acedem à memória via "proxy" pelos cores de "1ª classe".
Até se pode pensar que a Microsoft pode não ter tido grande urgência em corrigir o problema, visto que são apenas 2 processadores de um nicho de mercado muito pequeno.

A falta de comunicação por parte da AMD e Microsoft é que é algo de muito estranho. Já passou tanto tempo e nem se sabe onde está realmente o problema. Não há timeline para a sua resolução. Não há nada.

Se os 2 TR WX são de um nicho de mercado muito pequeno, o Epyc já está num mercado bem maior e onde é colocado muito $$$.
Windows ser 5 vezes mais lento em alguns benchmarks, do que Linux, não é minimamente aceitável e espero que a AMD e Microsoft percebam isso.

Servidores o linux já domina por isso... A unica coisa que segura é .NET, mas com o .NET CORE nem isso é mais preciso windows...

Mesmo em ryzens normais o geekbench é mais rápido.

Acho que não estás a ver o filme todo. :)
Há software Windows que é fundamental no mercado empresarial. Active Directory, Exchange, mesmo o SQL Server, além de outros programas e tudo o que gira à volta deles.

Sim, o Samba 4 pode ser Domain Controller numa AD, mas não sei se é muito usado em produção. O SQL Server existe para Linux, mas é basicamente só o Core. A suite que existe em Windows, que corre por cima da BD, pelo que sei, não existe em Linux.

Windows em Servidores não vai desaparecer de um momento para o outro. :)
 
Desculpem o double post. Market share e Revenue Intel/AMD na loja alemã, em Agosto:
KmtZMlS.png


CI6SKg8.png


O números não mudaram muito. Depois do mês de lançamento, é normal que a AMD vá perder um pouco em relação ao mês de lançamento. Se não houver novidades entretanto, os números devem estabilizar.

Vh3Jzqh.png


Acho curioso este gráfico. Com os novos Ryzen, a média de preços dos processadores AMD subiu, mas continua bem abaixo dos processadores Intel. Ao mesmo tempo, ainda não houve uma queda de preços dos processadores Intel.

Source com mais detalhes: https://imgur.com/a/Pq1RH2h
 
[Q

Acho que não estás a ver o filme todo. :)
Há software Windows que é fundamental no mercado empresarial. Active Directory, Exchange, mesmo o SQL Server, além de outros programas e tudo o que gira à volta deles.

Sim, o Samba 4 pode ser Domain Controller numa AD, mas não sei se é muito usado em produção. O SQL Server existe para Linux, mas é basicamente só o Core. A suite que existe em Windows, que corre por cima da BD, pelo que sei, não existe em Linux.

Windows em Servidores não vai desaparecer de um momento para o outro. :)

Infelizmente nao existe alternativas a AD "fidedignas" como a da microsoft para mercado Enterprise. Sou "amante" de Linux mas a simplicidade e garantias que da e incontestável. E mais fácil colocar servidores e serviços linux em AD do que usar alternativas open ou free source.
PS: US keyboard peco desculpa por erros e falta de c de cedilha!
 
Back
Topo