Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Boas noticias para a AMD:
At the European launch in Rome, Italy AMD today highlighted the growing adoption of 2nd Gen AMD EPYC processors across cloud, enterprise and HPC customers. "Today, we are proud to have new platforms from Dell and new customers adopting 2nd Gen AMD EPYC for cloud, enterprise computing and HPC," said Forrest Norrod, senior vice president and general manager, Datacenter and Embedded Solutions Business Group. "We continue to take the AMD EPYC processor to new heights and are thrilled to have the ecosystem supporting us across hardware, software and cloud providers as we face the challenges of the modern data center head-on."

AMD also announced a new addition to the 2nd Generation AMD EPYC family, the AMD EPYC 7H12 processor. The 64 core/128 thread, 2.60 GHz base frequency, 3.30 GHz max boost frequency, 280 W TDP processor is specifically built for HPC customers and workloads, using liquid cooling to deliver leadership supercomputing performance. In an ATOS testing on their BullSequana XH2000, the new AMD EPYC 7H12 processor achieved a LINPACK score of ~ 4.2 TeraFLOPS, ~11% better than the AMD EPYC 7742 processor.
Highlights
  • Dell Technologies announced five new Dell EMC PowerEdge platforms powered by the 2nd Gen AMD EPYC processor. These platforms were designed from the ground up and optimized to support the features of the new AMD EPYC processor including PCIe 4.0.
  • IBM Cloud detailed how 2nd Gen EPYC processors can support IBM Cloud customer needs in specific areas including helping improve cloud security, better memory bandwidth for big data and analytics workloads and core scaling and breakthrough performance for container workloads. IBM plans to have more to share in 2020 about its performance offerings for clients.
  • Nokia highlighted how 2nd Gen EPYC processors significantly accelerate its Cloud Packet Core system which helps service providers deliver converged broadband, IoT, and machine-type communication services for 5G. In testing, Nokia found its Cloud Packet Core system with 2nd Gen AMD EPYC provided a 2X increase in packet throughput compared to previous systems.
  • ATOS, a global leader in digital transformation, announced Genci is using the 2nd Gen AMD EPYC processors to expand the use of supercomputing for the benefit of French scientific communities. Genci and ATOS are using the 2nd Gen AMD EPYC processor due to its breakthrough performance, efficiency and TCO.
  • OVHcloud, a global cloud provider specializing in delivering industry-leading performance and cost-effective solutions, announced a new high-end hosting instance based on the AMD EPYC 7402P processor. This instance will be available at the end of 2019.
  • TSMC announced its adoption of 2nd Gen AMD EPYC helping power its next generation research and leading process technology.
Dell com 5 novas máquinas, servidores IBM Cloud e Nokia, ATOS, OVHcloud e a própria TSMC a anunciarem produtos/serviços/uso dos novos EPYC.


E quero retractar-me..:
Quem acompanha o que se passa noutros lados, vê relatos de muito pessoal a dizer que as propostas da Dell com cpu's AMD [Ryzen/Threadripper] são poucas ou inexistentes e mesmo responsáveis de IT de empresas médias que quando contactam o suporte directo que têm na Dell recebem só propostas Intel.

Outro exemplo é a Dell ir capar as máquinas EPYC de primeira geração que vendeu ao respectivos cpu's, não permitindo upgrade para os novos EPYC.
Isto quando a AMD e alguns parceiros (SuperMicro) anunciaram que os novos EPYC são compatíveis com a mboards anteriores.

Pois...

Agora sabe-se que a Intel à uns anos andou a financiar a Dell a uns 1000 Milhõe$/ano para a Dell não vender cpu's AMD.
A história repete-se.
- A Dell lançou novos produtos e parece estar a apostar nos novos EPYC.

- Li comentário a indicar que os novos EPYC necessitam de ROM/BIOS de 32MB mas que as boards da primeira geração só tem ROM de 16MB, pelo que só motherboards existentes que para trocar (socket) o chip é que podem ter upgrade para os novos EPYC, as que têm soldado não dão. Também li que a SuperMicro agora já vende as boards de primeira geração já com ROM de 32MB.
Ou seja, a compatibilidade que a AMD prometeu com os anteriores EPYC é meia-verdade, é necessário BIOS/ROM maior que as boards iniciais não estão preparadas e só algumas poderão permitir a troca do chip.

Foi comentário que li, nada oficial, mas parece plausível. Se encontrar algo oficial/fidedigno sobre o assunto depois coloco aqui.

My bad.
 
Última edição:
Eventualmente as BIOS iriam precisar de mais espaço. O objectivo da AMD tem sido de suportar ao máximo tudo, mas é como na vida... Às vezes há buracos no caminho. Vamos ver como reagem os OEM's também a isso, na parte das boards. Se for como até agora, provavelmente acabam a ter de suportar 2 BIOS diferentes para os 16MB, e depois uma unificada para 32MB. Não estou a ver muitas alternativas nisso.
 
Pois, nos AM4 ainda deu para poupar, dropando o suporte para bristol ridges... Mas em EPYC nem por isso...

Bah, boards "nutella". Sou do tempo do socket 462, onde espetavas um AMD XP-M, a board não reconhecia totalmente o CPU, mas funcionava na mesma! :002:
 
Quando o CPU está soldado na board o que é que a AMD poderia fazer?

E a questão do tamanho a BIOS também não é da responsabilidade da AMD, mas dos fabricantes de boards.

Parece-me que a AMD está a cumprir a sua parte. Os fabricantes de boards é que se calhar não acreditaram que haveria mercado para upgrades "drop in".


Entretanto, depois 15 horas seguidas de utilização com o último update à BIOS (BIOS modificada pelo The Stilt):
ryzen-boost.PNG
É a primeira vez que vejo todos os cores a chegar ao boost anunciado. Os dois últimos estava a custar (provavelmente não lhes chegava trabalho que desse para isso).


Algo que me parece estranho é a ocupação dos cores melhores.

Esperava que a utilização média ficasse:
1º - Core #4
2º - Core #1
3º - Core #0 ou Core #5

E o que tenho é:
1º - Core #1
2º - Core #5
3º - Core #2 (???)
4º - Core #0
E o Core #4 é dos menos utilizados (apesar de supostamente ser o melhor de todos).
 
Última edição:
Para dar substância ao que disse o Roberto:
https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-5-3500x-intel-core-i5-9400f-budget-gaming-cpu,40434.html

Um leak de JD.com:
upload_2019-9-20_10-1-12.png
Esses são os supostos specs de comparação, de acordo com o artigo. E vem acompanhado com esta imagem:

aHR0cDovL21lZGlhLmJlc3RvZm1pY3JvLmNvbS9OL0UvODUxMDE4L29yaWdpbmFsL1J5emVuLTUtMzUwMFgtTWFya2V0aW5nLU1hdGVyaWFsLnBuZw==


Eu acho é extremamente curioso esta cena com o CS a ser estupidamente melhor em Zen 2.
 
É um bocado melhor, mas não me parece que seja assim "estupidamente melhor". Deve ser tipo 200 fps vs. 180 fps. Na prática isso fará alguma diferença para quem tenha monitores de menos de 180 Hz?
Faz alguma, e não é visualmente, é na resposta do motor de jogo ao movimento do rato. É por isso que tens muita gente que quer os 300 fps nele.
 
Já há uma loja australiana e uma da Tailândia (ou outro país daqueles lados) a listarem o R9 3950X.. Não deve faltar muito.

Vamos ver se não é um lançamento MIA como os 3900X em grande parte da Europa, até agora.

@Stormgiant
Já ouviste falar alguma coisa do lançamento/distribuição do 3950X? :)
 
@strobe
Esses rumores já tinham passado por aqui #2856.

Poucas semanas depois do lançamento dos Zen2, e devido à escassez do 3900X, levantaram a questão da disponibilidade/produção à Lisa Su numa entrevista, e ela disse que estavam a aumentar a produção e tinham margem de manobra para isso, mas que ainda demorava um bocado para esse aumento de produção a fazer efeito.

Acredito que possa haver algumas dificuldades mas mais para novos lançamentos - Big Navi e novo gpu Vega para gpgpu, e Threadripper.

No caso dos Zen 2 a procura tem sido muito elevada (>2x das vendas de Zen 1/Zen+ para o mesmo espaço de tempo), e os EPYC estão a ter sucesso e os melhores ZEN2 vão precisamente para os EPYC. Faz agora 2 meses e 2 semanas que os Ryzen foram lançados, se começaram a escalar/aumentar a produção após perceberem o sucesso dos cpu's de consumidor esse aumento deve começar a surtir efeito entretanto.

No entanto continua o 'problema' de os melhores ZEN 2 irem para os EPYC e entretanto deve ser lançado o 3950X que vai exigir ainda melhores ccd do que o 3900X. E depois disso há os Threadripper, que só deve ter um modelo equivalente ou ligeiramente abaixo do 3950X, mas os restantes têm que ter ccd's melhores.


Se a AMD aumentou a produção atempadamente, acho que esse eventual problema de produção de 7nm para os Zen 2 pode afectar é o lançamento dos Threadripper, que têm quer ser melhores ccd do que os Ryzen, roubando potenciais EPYC, que devem dar margens melhores.
 
Sim situação que já se tinha discutido, noutro tópico, Apple terá sempre prioridade, mas... a mesma Apple tinha alocado produção que depois não usou, a TSMC chegou a ter os 7nm a cerca de 85% da capacidade e creio que isso foi fundamental para a AMD avançar para "full 7nm".
Mas por regra os prazos para estas coisas são feitas com alguns meses de antecedência, o que permitiria precisamente à TSMC avisar os seus clientes das ordens a colocar, e se pretendem mover produção (antecipar) para ocupar essas "vagas".
Não faço ideia se nos últimos Quarter earnings têm sido divulgados os dados relativos a "inventory", a subido destes significaria que ou alguma coisa não está a vender ou que está a ser feito acumulação para efeitos de stock para algum tempo.

Creio que a que o artigo original (Digitmes) se refere é à alocação de novas encomendas, que em regra levariam cerca de 2 meses e agora irão levar 6 a chegar à produção.


Quem se pode lixar à grande é a Qualcomm, que supostamente estaria interessada em dividir para conquistar (Samsung + TSMC) se se confirmarem as notícias de yields na Samsung, se quiser saltar para a TSMC.

AMD EPYC 7642 Benchmarks: The Rome 48 Core CPU That Easily Takes On Intel's Xeon Platinum 8280
https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd-epyc-7642&num=1
 
O 3900x está novamente com problemas de stock. nao me parece que vamos ter 3950x em quantidades cedo
Pois, é bem capaz.


A loja online alemã que anuncia as vendas aumentou o numero de unidades vendidas do 3900X de 2240 unidades para 3040 em dois dias. Aumentou o número indicado das vendas em ~800 unidades..
Os comentários é que estão a satisfazer as encomendas, e há relato de quem fez a compra a 11 de Agosto recebeu agora aviso que o 3900x estava para distribuição.

Nessa loja a previsão indicada é que vão ter mais disponibilidade dia 23/segunda-feira, mas se agora andam a satisfazer compras da primeira metade de Agosto, a disponibilidade para quem comprar agora deve ser daqui a umas semanas.
 
Para dar substância ao que disse o Roberto:
https://www.tomshardware.com/news/amd-ryzen-5-3500x-intel-core-i5-9400f-budget-gaming-cpu,40434.html

Um leak de JD.com:
View attachment 8734
Esses são os supostos specs de comparação, de acordo com o artigo. E vem acompanhado com esta imagem:

Eu acho é extremamente curioso esta cena com o CS a ser estupidamente melhor em Zen 2.

Estou curioso para ver o preço deste CPU.

Preço por preço e cores e por cores, já se sabe que a maioria acaba por escolher Intel.

Por isso agora em igualdade de cores/threads, será interessante de ver o preço a que a AMD vai colocar este CPU.
 
Por isso agora em igualdade de cores/threads, será interessante de ver o preço a que a AMD vai colocar este CPU.
Um bom target de preço para venderem bem era uns 130€ para o 3500X, +/-20€ mais barato que o i5 9400F. O Intel não traz cooler e isso nestas gamas também conta.
130€ é pouco mais que preço de um i3 9100F (99€, 4 cores/4 threads) + cooler, e a AMD estaria a oferecer bem mais.

Mas é bem provável que venha para os 150€, +/- o preço do Intel i5 9400F, com a diferença a ser a 'oferta' do cooler.
Isto também deve ser os resquícios dos piores ccd Zen 2, não devem estar preocupados com um volume de vendas grande, deve ser para escoar os chips funcionais em pior estado.

Com os Intel Comet Lake que devem ser lançados ainda este ano ou no Q1 de 2020, a Intel vai oferecer HT mesmo nas gamas mais baixas, por isso a AMD depois é capaz de rever os preços dos 3500/3600/3700 X e não-X, em função dos preços que a Intel fizer.
 
Um bom target de preço para venderem bem era uns 130€ para o 3500X, +/-20€ mais barato que o i5 9400F. (...) Mas é bem provável que venha para os 150€, +/- o preço do Intel i5 9400F, com a diferença a ser a 'oferta' do cooler.

O problema de meter a 130€, é que provavelmente matava por completo os Zen+ que ainda querem vender, aqueles 2600 ainda vão saindo, mas se meteres um 3500 a 130€, quem é que no seu perfeito juízo iria pelo 2600? :P
 
Back
Topo