Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Da review do Anantech gostei da parte final :D

Realmente é o massacre total. Até o Xeon W-3175X é dizimado, em alguns testes até pelo 3960X com menos 4 cores!

Eu acho essa conclusão um pouco injusta, devido aos preços a que os novos TR foram lançados e aos novos preços da plataforma HEDT da Intel.
Os novos TRs baterem os HEDT da Intel, depois de anunciados os SKUs do TR, era garantido, mas também é verdade que os novos TRs são bastante mais caros que os novos preços dos HEDT da Intel. Com os preços actuais das duas plataformas, parece-me que qualquer uma das duas plataformas está interessante.
Quanto ao W-3175X, é um processador que já saiu há algum tempo, em quantidades muito limitadas e até usa uma plataforama/socket diferente. É algo que está um pouco aparte. Pessoalmente, eu nunca percebi bem que sentido e quem era o target daquele processador.

Para mim, "bloodbath" é o 3950X. Temos um processador que, teoricamente, está no mercado consumidor a "papar" muitos processadores do mercado servidor/workstation.
Por um preço muito baixo, comparado com os preços prticados nesses 2 mercados, consegue-se ter um sistema com uma performance fenomenal.
Tenho visto alguns posts de pessoal a usar esse e o 3900X para build servers, cheios de RAM ECC e a performance rebenta com sistemas um pouco mais antigos que tinham tido preços muito mais altos.
 
Eu acho essa conclusão um pouco injusta, devido aos preços a que os novos TR foram lançados e aos novos preços da plataforma HEDT da Intel.
Os novos TRs baterem os HEDT da Intel, depois de anunciados os SKUs do TR, era garantido, mas também é verdade que os novos TRs são bastante mais caros que os novos preços dos HEDT da Intel. Com os preços actuais das duas plataformas, parece-me que qualquer uma das duas plataformas está interessante.
Quanto ao W-3175X, é um processador que já saiu há algum tempo, em quantidades muito limitadas e até usa uma plataforama/socket diferente. É algo que está um pouco aparte. Pessoalmente, eu nunca percebi bem que sentido e quem era o target daquele processador.

Para mim, "bloodbath" é o 3950X. Temos um processador que, teoricamente, está no mercado consumidor a "papar" muitos processadores do mercado servidor/workstation.
Por um preço muito baixo, comparado com os preços prticados nesses 2 mercados, consegue-se ter um sistema com uma performance fenomenal.
Tenho visto alguns posts de pessoal a usar esse e o 3900X para build servers, cheios de RAM ECC e a performance rebenta com sistemas um pouco mais antigos que tinham tido preços muito mais altos.

Ia escrever práticamente isso, mas assim fica feito. Concordo a 100%.
Preço performance meus caros, isso é que interessa!

Dito isso, é impressionante a diferença de performance, a quantidade de referências lançadas e mais ainda as possibilidades que a AMD ainda tem na manga se precisar/quiser.
Isto sem contar que provavelmente as margens da AMD nestes produtos devem ser substânciais.
 
Estive a ver melhor a review do anando do Threadripper e de facto os resultados são impressionantes. No entanto, não sei se a AMD não perdeu uma oportunidade ao não lançar um Threadripper com 16 cores, devido a estas razões:
  • 24 ou mais cores é muito bom para programas multithread, mas há programas que apesar de serem multithread, não escalam ou escalam mal a partir de X threads. 48 threads no modelo de entrada de gama pode ser "demasiado". Adicionando isto, o Windows com muitos cores/threads às vezes comporta-se mal.
  • Por muito boa que seja a performance, 1300$ para o processador de entrada de gama é mesmo muito caro. Consegue-se montar bons sistemas por menos que o custo deste CPU.
    Uma versão de 16 cores poderia andar abaixo dos 1000$, dado o preço do 3950X.
  • Uma hipotética versão de 16 cores poderia ser alternativa a quem quisesse um 3950X com mais IO (Bandwidth para RAM e lanes Pci-Ex).
  • Por seu lado, a AMD não precisaria de colocar 2 chiplets completos de 8 cores nessa versão. Poderia colocar 4 chiplets de 4 cores, aproveitando assim chiplets com 1 CCX com problemas.
Por ultimo, não sei bem onde colocar isto, mas é uma conversa entre o gajo do Level1techs e o Ian do anandtech, em que grande parte do tempo é a falar dos lançamentos do mercado HEDT de ontem:

Não é apenas isso. A conversa também roda bastante sobre a situação actual da Intel e AMD, entre outras coisas, mais para o fim da conversa. Vale a pena ouvir, mas são 2 horas......
 
Com os preços actuais das duas plataformas, parece-me que qualquer uma das duas plataformas está interessante

Concordo. Mas valeu aquele ajuste "radical" de preços da Intel, que na realidade só serviu para conseguir a paridade preço-performance com a AMD:


Price2.png

Fonte: https://www.techspot.com/review/1946-amd-threadripper-3970x-3960x/


não sei se a AMD não perdeu uma oportunidade ao não lançar um Threadripper com 16 cores
Não acho. A AMD tem uma segmentação muito boa como está. Esse Threadripper 16 ficaria um nicho muito apertado: plataforma (muito) mais cara que a do 3950X, mas com uma diferença mínima em termos de performance. Quanto à ideia de ser 4x4 e não 2x8: não esquecer que a os EPYC são muito rentáveis e já absorvem quase tudo quanto é chiplet.
 
As análises de custo / performance que eu tenho visto só têm preço do cpu / performance. O custo principal, já para não falar na plataforma (motherboard...) é o consumo de electricidade. Tenho visto separado, mas com a diferença de consumos é falacioso olhar para o custo do cpu/performance.

Ainda não vi uma análise séria em que imputassem também custo da electricidade além do CPU para obter uma comparação realista custo / performance.
 
Eu não sei se quem compra sistemas do mercado HEDT está muito preocupado com o consumo. Dito isto, quando o o processador consome mais que a maior parte dos GPUs dedicados, talvez comece a fazer mais sentido ver o consumo, mesmo neste mercado.

bGqAxI2.png


https://www.anandtech.com/print/150...3960x-and-3970x-review-24-and-32-cores-on-7nm

Por acaso, o consumo destes TRs bate mais ou menos no TDP anunciado. Consomem mais que os Intel, mas têm mais cores. O consumo por core não anda muito longe, sem entrar na variável clocks.
Nos 2 TRs, a partir do 20º core em full load o cpu fica a bater nos 280W.
Interessante é ver o 9900KS a consumir mais que os topo de gama HEDT da Intel, mas tendo em conta os clocks, nem é de admirar assim tanto.
 
Tal como previa, o stock do 3950X é inexistente em lojas nacionais e a única que tem é versão tray que não me interessa.
Desconfio que será como o 3900X a nivel de stock, ainda para mais tendo em conta que a AMD fará um binning agressivo para os 3950X.
 
Tal como previa, o stock do 3950X é inexistente em lojas nacionais e a única que tem é versão tray que não me interessa.
Huumm?!?
Estás minimamente informado do que estás a falar e do que estás interessado?

O 3950X só há versão tray, sem cooler. Isto já foi falado à algum tempo, e no próprio site da AMD:
The Ryzen™ 9 3950X does not come bundled with a cooler. AMD recommends an all-in-one liquid cooler* with a 280mm radiator (or greater). The following coolers fit this criteria:
 
Última edição:
Ele deve querer é uma versão boxed, se traz cooler provavelmente é irrelevante.

Versões tray por vezes têm diferenças na garantia (embora em Portugal os 2 anos estão sempre assegurados) e para vender futuramente não é tão bom.
 
Huumm?!?
Estás minimamente informado do que estás a falar e do que estás interessado?

O 3950X só há versão tray, sem cooler. Isto já foi falado à algum tempo, e no próprio site da AMD:

Sim estou informado.
Uma coisa é vir sem cooler e boxed (como vários Intel que já tive) outra é versão tray, normalmente vendidos a integradores de sistemas.:Winkani:
 
Por curiosidade porque a versão tray não interessa? é pelos 3 anos de garantia?

Sinceramente só faz sentido pensar nisso para usar no longo prazo. Mas os entusiastas ficam quanto tempo com o CPU na sua posse?

Mas achava que seria vendido com cooler mesmo assim... Embora faz sentido que este CPU e o 3900X também sejam vendidos sem cooler... Até digo que:

3600 - Devia vir com Wraith Spire
3600X - Devia vir com Wraith Max
 
Última edição:
Nem sei se a AMD dá três anos de garantia nos cpu`s.:o
A versão tray à venda obriga à compra de uma board junto (que não me interessa) e não será tão fácil de vender no futuro.
 
Pela diferença de preço prefiro a versão boxed, e como disse a versão tray actualmente à venda apenas é vendido junto com uma board (à escolha presumo), que não me interessa, pois board`s já eu tenho.
 
Sendo a garantia igual não estou a ver qual a diferença.
Uma caixa mais bonita?! É a caixa que valoriza o cpu no mercado de segunda mão?

Obriga a compra de mboard junto? Obrigação da AMD?
Essa não ouvi em lado nenhum.
 
Back
Topo