Processador AMD ZEN2 7nm (ler primeiro post)

Segundo o slide da AMD o 3900x vai consumir da corrente 200W que é o mesmo valor que um 1800x ou um 2700x portanto quaisquer boards B350 e B450 minimamente aceitáveis vão poder colocar um CPU de 12 cores a correr bem, acima disso é que pode ser necessário uma X570. Com isto não entendo o panico com o preço das boards, existem n boards bastante potentes de gerações passadas e baratas que suportam os novos Ryzen sem qualquer problema.
 
A ideia que tenyho em relação ás boards MSI penso que a mais barata a gaming plus por volta dos 150/160€ a edge por volta dos 200/220€ a gaming pro carbon 250+ ....

Eu em prencipio irei para a edge ou gaming pro carbon no max a 250€.. mesmo assim é completamente exagerado mas emfim....
 
Antigamente, pagava-se 130-150€ por boards já high end, agora já vamos acima de 300€... Enfim... Não admira que toda a gente puxe preços, a malta continua a pagá-los, e as margens sempre a subir.

Wifi 6, 2.5gb Lan e 3 slot m.2 pci-e. Consulta o preço actual de uma board com estas features.
 
Há muito high end que nem wifi tem, quanto mais ax... Isso são extras de topo. Para aquele nicho que precisa mesmo ou... para aquele que não tem mais que fazer ao dinheiro.
Felizmente a maior parte das pessoas safa-se perfeitamente com redes mais mundanas.
Uma MSI B450 Pro Carbon custa uns 130€ e vem com 802.11ac, 2 M.2 e um VRM bastante decente. Diria que é um excelente exemplo de board para poupar 100€ em relação a uma x570 e ir buscar 2 núcleos extra em vez, por exemplo...
 
Segundo o slide da AMD o 3900x vai consumir da corrente 200W que é o mesmo valor que um 1800x ou um 2700x portanto quaisquer boards B350 e B450 minimamente aceitáveis vão poder colocar um CPU de 12 cores a correr bem, acima disso é que pode ser necessário uma X570. Com isto não entendo o panico com o preço das boards, existem n boards bastante potentes de gerações passadas e baratas que suportam os novos Ryzen sem qualquer problema.
3900X ou 3800X deve vir para substituir o meu 2600X e uso uma CH6.
 
Alguem me sabe dizer que o melhor método para mensurar a qualidade das VRMs de uma bord?
So analisando bem a placa primeiro quantas fases tem para Vrm quantas tem para rams se tem doublers ou não que componentes tem na Motherboard. E
Só conhecendo bastante ou perdendo tempo para analisar todos transitors e companhia. Mas algo com 8/10 que não tenhas doublers e mais que suficiente. Porque o problema hoje em dia dizem 16 phases o pessoal fica logo maluco mas depois é 12 para Vrm nessas 12 leva doublers ou seja passa para sistema 6*6 em uso normal não notas muita diferença mas em Overclock notas toda a diferença. Mesmo em Vcore preciso. Porque basta ver a maravilha que a ASUS fez no sistema VRM das z390 tem aí um bom exemplo.
 
Há muito high end que nem wifi tem, quanto mais ax... Isso são extras de topo. Para aquele nicho que precisa mesmo ou... para aquele que não tem mais que fazer ao dinheiro.
Felizmente a maior parte das pessoas safa-se perfeitamente com redes mais mundanas.
Uma MSI B450 Pro Carbon custa uns 130€ e vem com 802.11ac, 2 M.2 e um VRM bastante decente. Diria que é um excelente exemplo de board para poupar 100€ em relação a uma x570 e ir buscar 2 núcleos extra em vez, por exemplo...

Concordo, o problema que estão a carregar de feature que nem todos precisam!
- WiFi onboard? não preciso, só uso RJ45 em computadores fixos. Se precisar compro uma placa pcie que é isso que serve os slots
- Rede 10 gigabit? useless. Uma 2.5gb até pode ser útil, mas não vejo a mexer na minha infraestrutura de rede tão cedo. Routers acima de gigabit ainda é bicho raro e caro!
- 3 slots M2? overkill... 2 chega e sobra para muitos anos, se precisar de mais espaço, vendo e compro outro maior.
- SLI/crossfire? lol!
- RGBs e fancy? dispenso.
- All PCIE 4.0? useless de momento.

O que quero é uma microATX de qualidade. Bom PCB, bom VRM (sem exageros), cooling bom, 2 M2... Neste momento nem sei oque compraria, só vejo uma ASUS TUF B450M-Pro Gaming, parece ser jeitosa e atende o que preciso. Pena ter 4 slots de memória, já que boards 2 slots são as melhores para OC da ram...

pena a eVGA só querer saber de Intel... Uma AM4 destas que era:

E375.jpg


board de HOMEM!
 
Última edição:
@JPgod o wi-fi até que dá jeito, especialmente se tiver aquelas antenas externas e o preço se calhar não fica muito inflacionado. De resto estou de acordo. Espero que venha uma matx e de jeito :009:
 
Tb acho matx nada em x470 no momento so b450m.
Tens a x470 Strix. E a ASRock x470 gaming. Uma 215 outra 180€.

O facto dessa EVGA ser board de uns 250€ é só um pequeno pormenor.. :002:
Sim isso é verdade mas para quem não se importa de pagar mais um pouco e ter uma coisa decente sem todas essas coisas que pouca gente precisa. É verdade que Evga nunca foi a rainha dos preços. Mas essa a x299 dark x390 dark são qualquer coisa. Mas é verdade que faz doer um pouco a carteira.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo