Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

AMD to refresh socket AM4 with Ryzen '5000 XT' CPUs — two new iGPU-less Ryzen 8000-series processors also announced | Tom's Hardware


According to the AMD slide shown off by HXL on X, AMD aims to "attack every price point" with these new chips. As a result, we can expect the Ryzen 5000 XT lineup to target prices that its outgoing AM4 chips don't currently cover. The same is true of the Ryzen 7 8700F and Ryzen 5 8400F, but these chips will be targeting AMD's newer AM5 platform instead.

WWW.TOMSHARDWARE.COM
 
Por mais hater que se seja, a história do AM4 é algo que deixa história para o futuro.

Eu tenho um AM5 do início (7700X). Espero que na serie 9xxx ou 10xxx faça um upgrade na mesma base.
 
Por mais hater que se seja, a história do AM4 é algo que deixa história para o futuro.

Eu tenho um AM5 do início (7700X). Espero que na serie 9xxx ou 10xxx faça um upgrade na mesma base.
Infelizmente duvido que o AM5 vá ter a mesma longevidade. O sucesso do AM4 foi uma combinação perfeita de factores, ao qual se juntaram os anos da pandemia, que poderão ter atrasado alguns desenvolvimentos/lançamentos, mas é algo que ficará efectivamente para a história.

Relativamente a estes novos modelos Ryzen 5000 XT, acho que a estratégia da AMD será mais numa de aproveitar as melhorias nos yelds de produção dos próprios dies, e lançar modelos ligeiramente mais rápidos (100 a 200 MHz em Boost), para justificar um preço ligeiramente superior.
Não será uma aposta significativa, mas será uma jogada interessante em termos de marketing, pois podem assim afirmar que ainda suportam uma plataforma dada como "morta", ao contrário da rival Intel, que de duas em duas gerações, mata as suas plataformas.
 
Quando há umas semanas atrás comprei o Ryzen 5600, coloquei o PBO a -20 e fiz overclock de 200Mhz e o sistema estava estável.

Fui lendo na net que PBO a -30 costuma dar sempre problemas.

Decidi experimentar colocar a -30 por curiosidade e depois a fazer testes (a contar que ia crashar).
Cinebench 2024, Prime 95 e jogos, tudo estável sem qualquer problema.

Está a falhar-me alguma coisa ou tive muito sorte na lotaria do silício?
 
Nesta altura do campeonato, num processo de fabrico a cair de maduro, quase todos os 5600 devem fazer isso. Provavelmente, há 2 ou anos atrás seriam vendidos como 5600x.
 
Vê quanto precisa de voltagem numa run de cinebench e faz static OC. Mas sinceramente, +200 com CO -30 já é excelente.

Sim, é suficiente para mim.

É a diferença entre o cooler correr a 2600rpm's e 75º e parecer um avião, e correr a apenas uns 1900rpm's a 63º e quase não se ouve. É a isso que dou mais importância, o resto a diferença de performance real nunca vai ser muita.
 
Não confio neste -30 all cores e + 200.

Core cycle e roda teste por core. também pode testar cinebench 1 thread e colocando afinidade 1 core.

Claro que cpus recentes devem ser mesmo bons. O 5600G que tive também era +200 e CO de -20 a -30 fácil e rodava cinebench all core @ 4650 mhz travado.

Sendo o 5600 non-X o base clock é menor e sim, sem dúvida fazia + 400 a +500 se pudesse.
 
Que incrementos é que eu posso esperar em andar a mexer no pbo e afins de um 5600X? Pelo que tenho visto por aqui o processo parece-me relativamente simples.
5% melhor performance e talvez menos 5% de consumo, ao contrário do que dizem a forma ideal é testar core a core e encontrar o mínimo possível de pbo negativo, andar a meter valores e ver se cola é pouco científico e normalmente não está estável em full load durante muito tempo.
Eu no meu 5600x demorei umas 4h a testar e encontrar os valores.
 
Core cycle e roda teste por core. também pode testar cinebench 1 thread e colocando afinidade 1 core.

Já estive a testar core a core com o cinebench e o prime 95. Sem problemas.

O melhor teste é a utilização real, por isso vou continuar assim e se um dia tiver um crash, já sei que provavelmente será do -30. Se não crashar, é porque está estável.
 
Última edição:
Back
Topo