Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

AMD Ryzen 8500G / 8600G / 8700G Performance @ 35 Watt & 45 Watt cTDP​


When taking the geometric mean of all the benchmarks carried out successfully on all of the processors, dropping the Ryzen 7 8700G from 65 to 45 Watts yielded a 7% hit to the performance while at 72% the original power consumption. Or the Ryzen 7 8700G at 35 Watts took a 19% hit to the performance compared to the out-of-the-box performance while consuming 57% the CPU power. The Ryzen 5 8600G results were similar to that of the 8700G for really drive up the power efficiency at 35 / 45 Watt levels.

https://www.phoronix.com/review/ryzen-8000g-35w-45w

Interessante, agora espero que comparem com os 8600GE e 8700GE que são 35W nativos.

Imagino que se jogar um pouco de curve optimizer deve dar para colocar @ 45W mais perto do 65W stock, mas uma perda de apenas 7% é muito bom, que é boa notícia para fazer um mini desktop.

AMD Ryzen 7 8700GE 35W desktop Zen4/RDNA APU tested, 23% less GPU performance at half the power​

8700GE-VS-8700G-768x432.jpg


Screenshot-2024-02-23-at-18-13-26-AMD-Ryzen-7-8700-GE-35-W-desktop-Zen4-RDNA-APU-tested-23-less-GPU-p.png


Os resultados são, tal como a 1ª imagem mostra, ainda de uma ES de um 8700GE, e retirados de um YT alemão, mas batem mais ou menos com o teste de há uns dias da Phoronix, aproveitando o Power Limit das AsRock.

 
Isso ai são mesmo CPU de refugo...

Para quem pensa em pegar isso para gaming com GPU dedicado budget a resposta é... esquece, mais vale o 7500F.
Só se for para botar uma gráfica existente e dar upgrades no futuro. Até um 5700X3D vai detonar estes cpus

E matar o iGPU é mesmo tirar o melhor destes cpus

16MB L3 vs 32MB L3.
 
É pena isso não existir mais, alem de reduzir custo, sobra mais espaço no PCB e menos uns pós de consumo.
É continua tendo I/O suficiente
- LAN 2,5G
- 2x SATA
- 2x NVME
- Wifi
- 9 portas USB

para min atende perfeitamente.

Só uma construção melhor e suporte PCIE 5.0 no x16 e serve Ahh e claro uma ITX com 6 portas USB atrás mais header frontal para type-c e 2x 3.0
 
É pena isso não existir mais, alem de reduzir custo, sobra mais espaço no PCB e menos uns pós de consumo.
Lá está, nada contra quem quer mais IO do Chipset ou mais Slots Pci-Ex, mas o que aquela Board tem dá para grande parte do mercado e sem Chipset, o custo é menor, não ocupa espaço no PCB, menor consumo, etc.

Num PC Empresarial de 1L ou semelhantes, tira-se o Slot Pci-Ex, troca-se os 4 DIMMs por 2 SODIMMs, um CPU GE e está óptimo. :)
 
Por acaso estou mesmo para fazer uma build dessas com uma caixa ITX tipo 4-5 litros, com um APU Zen5 quando saírem, 64GB ram, nvme pcie5.0 2TB etc bem potente, super compacto e consome bastante pouco. Para mim é suficiente!
 
Realmente não tenho nada à dizer da Elite AX. VRM com dissipador bruto que mal dá para sentir quente ao toque do dedo.

Mas também quem é que mete um 7950X numa board low cost? :facepalm:
 
Qual seria uma boa board entre os 150/200€, para levar um 7800x3d e aguentar um futuro upgrade daqui a uns aninhos? Tenho uma MSI de momento e estou satisfeito, mas quanto às b650 não sei bem. Parece-me que a ASROCK e a Asus estão melhores esta geração não?
 
Uma board a passar "alegremente " os 100 graus não me parece que dure muito tempo.
Os fabricantes tem subido os preços das board`s em geral sem que isso acompanhe em qualidade.
Ando a pensar voltar a AMD mas as board´s são o mais difícil de escolher.
 
Back
Topo