Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

o X670 tem uma quanidade de IO quase absurda, uma board com isso permite

- 2x slots x16 @ x8 elétrico (ligado ao CPU)
- 3 slots nvme
- 1 slot extra pcie 4.0
- 6x SATA (para que mesmo?)
- 2x usb 4.0
- 11x usb 2.0
- 12x usb 3.x

É uma quantidade gargantuan de USB, caberá isso tudo numa board ATX?

Mas o grave do X670 é que está tudo pendurado num link pcie 4x 4.0 pro CPU! é um bootleneck colossal! No Z690 tens 8x 4.0!

O B650 é suficiente para praticamente todo mundo, até mesmo numa board ITX vai ficar 2 lanes sem uso. Mesmo em board microATX atende perfeitamente e tendo o slot x16 + 2x slots 1x.

É mesmo triste com B650 não ter acesso ao pcie 5.0 do CPU :facepalm:

o A320 perde as 4 lanes para segundo nvme (a não ser que sacrifique o USB4 para ter 2x nvme pelo CPU ou sacrifique 2 portas SATA para ganhar mais 2 lanes pcie)
 
Última edição:
O que acham dos 15% de aumento de ipc?
Esperava um pouco mais, embora não saiba o que está a ser comparado.
Depende dos Clocks, TDPs, etc.
- 2x x16 (ligado ao CPU)
Permite 2 Links de 8 Lanes, não de 16 Lanes. São é lanes Gen 5.
Mas o grave do X670 é que está tudo pendurado num link pcie 4x 4.0 pro CPU! é um bootleneck colossal! No Z690 tens 8x 4.0!
E ainda tem pendurado um segundo chipset noutro link com 4 Lanes.
Devido a isso e à latência, acho que é bom saber-se o que está ligado ao primeiro chipset e ao segundo. Só ligar algo no segundo se não houver possibilidade de ligar ao cpu e, em seguida, se não houver possibilidade de ligar ao primeiro chipset.
O B650 é suficiente para praticamente todo mundo, até mesmo numa board ITX vai ficar 2 lanes sem uso. Mesmo em board microATX atende perfeitamente e tendo o slot x16 + 2x slots 1x.
A B650 dá para + de 90% dos utilizadores e a X670 tendo só aquele link de 4 lanes para o chipset e a latência do segundo chipset, nem sei se a B650 não é uma solução quase tão válida que a X670 para HEDT.
É mesmo triste com B650 não ter acesso ao pcie 5.0 do CPU :facepalm:
ADXvKpy.jpg
No Slide da AMD diz que as B650 pode ter acesso Gen 5 à Storage. Neste ultimo diagrama, ou Gen 4 será mais comum nas B650, ou a AMD "levantou" esse limite artificial à pouco tempo, ou algo assim.
 
Qual é o aumento atual de IPC no Cpu que as memorias DDR5 trazem sobre as DDR4?

A comparar o recomendado que é o que a Amd usa nos seus benchmarks. Nos atuais é DDR4 3200 Mhz, e nos Zen 4 passara a ser segundo os leaks, DDR5 5200 Mhz.
 
Permite 2 Links de 8 Lanes, não de 16 Lanes. São é lanes Gen 5.
Queria dizer 2 slots x16 claro que x8 de link cada.

E ainda tem pendurado um segundo chipset noutro link com 4 Lanes.
Devido a isso e à latência, acho que é bom saber-se o que está ligado ao primeiro chipset e ao segundo. Só ligar algo no segundo se não houver possibilidade de ligar ao cpu e, em seguida, se não houver possibilidade de ligar ao primeiro chipset.
alem do limite de BW tem a latência, coisas como rato/teclado não é bom ligar ás portas do segundo chipset.

Se bem que no fundo a ordem de prioridade de popular periféricos e IO é CPU -> chipset 1 -> chipset 2 para evitar problemas de latência e BW.

A B650 dá para + de 90% dos utilizadores e a X670 tendo só aquele link de 4 lanes para o chipset e a latência do segundo chipset, nem sei se a B650 não é uma solução quase tão válida que a X670 para HEDT.

Sem dúvida, limitar as boards B650 é parvo. Eu jamais irei utilizar o extra/IO que um X670 permite pendurar.

E o extreme overclocker é dos que menos usa tralha no PC, provavelmente preferiam uma board de extreme OC com A620, com apenas um slot x16 pro cpu, outro slot 16x @ 4x no chipset para meter uma GT 1030 para overclock de cpu extremo, 4 portas USB para teclado e rato e pen drive e 2.0 1-2 portas SATA... lolol

quem pode usar tanta coisa é prosumer e não overclocker/entusiasta.
 
Última edição:
Queria dizer 2 slots x16 claro que x8 de link cada.
Eu pergunto-me é se, na vida útil destas motherboards, quantos consumidores irão tirar partido de 16 Lanes Pci-Ex Gen5, mesmo com gráficas de topo ou múltiplos SSDs Gen 5.
Nunca é mau ter disponibilidade de IO, mas se não se tirar partido e houver uma boa diferença de preços, acho que não vale a pena para a grande maioria das pessoas.
outro slot 16x @ 4x no chipset para meter uma GT 1030 para overclock de cpu extremo
E só precisa da 1030, se o iGPU limitar esse OC extremo.
E o extreme overclocker é dos que menos usa tralha no PC, provavelmente preferiam uma board de extreme OC com A620
Para OC Extremo, nem sequer é preciso a A620. Os actuais Ryzens funcionam sem Chipset. Há uma boa probabilidade destes também funcionarem sem Chipset.
 
PCIE 5.0 é useless nos proximos tempos, provavelmente nem é nenhum drama não ter board com PCIE 5.0 no tempo de vida da plataforma.

Eu nem SSD 4.0 tenho, fui para um 3.0 mesmo por questão de custo vs capacidade vs aquecimento.

Um dos motivos de colocarem a GT 1030 no chipset é tirar stress do SoC do CPU :D E sim mesmo com iGPU fazem isso.

Isso quando é para obter recordes de CPU claro.
 
Bem, pelos benchmarks que andam por aí, o Zen4 parece-me que vai deixar muito a desejar.
Os 15% são com memórias DDR5 6000 (CL30), e apenas no cinebench.

32GB de DDR5 6000 (CL32), custam 600€+.

As for the general performance uplift, AMD is claiming a 15% single-threaded performance jump for its Ryzen 7000 Desktop CPUs versus the Ryzen 5000 Desktop CPUs. This was evaluated using the Cinebench R23 (1T) benchmark test where a Ryzen 7 5950X was compared to a pre-production Ryzen 7000 16-core chip using DDR5-6000 (CL30) memory on an AM5 reference X670 board.

Depois falam que tem até +31% de performance, em content creation, em relação a um 12900k, no entanto, também tem mais 33% de threads... (32 vs 24)

AMD also showcased a rendering demo of its pre-production Ryzen 7000 Desktop CPU against the Intel Core i9-12900K. The new CPU delivered up to 31% faster performance than the competition however no clock speeds or power numbers were disclosed during the demo. Also, note that the Zen 4 chip does offer 33% more threads (32 vs 24) so the performance difference is to be expected.

Ou seja, os Zen4 nem vão bater os Alder Lake em termos de performance, pelo menos a nível de thread vs thread.

Estava à espera de bem mais. Quem tem um 5000, mais vale estar quieto, ainda para mais com o custo de DDR5.

source
 
Última edição:
Um pouco estranho os numeros que apresentaram. Estamos a falar de uma mudança na litografia, um boost no plafond de transistores, um aumento significativo nos clocks e só temos um incremento de 15% de performance em ST?

Vou aguardar até começarem a aparecer as engineering samples por essa selva para tecer julgamentos
 
AMD não anunciou preços, pois não?
Pelo preço dos alder lake e das memórias ddr4, zen4 não fará sentido nesta altura do campeonato.
 
Não anunciou preços nem anunciou datas concretas tirando o Outono, que pode ir desde Setembro até praticamente as vesperas do Natal.
 
Um pouco estranho os numeros que apresentaram. Estamos a falar de uma mudança na litografia, um boost no plafond de transistores, um aumento significativo nos clocks e só temos um incremento de 15% de performance em ST?

Também estou a achar muito estranho, mas estes números são da própria Amd, certo? Por norma até costumam é tentar puxar os números para cima e não o oposto.
 
Para quem já tem zen3 o upgrade não me parece apetecível (para gaming), se os ganhos de IPC forem mesmo apenas 15% em benchmarks como cinebench isso ainda se deve traduzir para menos em jogos.
E depois também existe o 5800X3D, que nem sei onde fica metido no meio disto, a não ser que os novos cpus tenham todos 3d cache que não foi algo que vi mencionado.

Isto é basicamente os "first steps" em DDR5 da AMD.
 
15% de IPC mais ~10% de frequência (alegadamente 5.5Ghz) traduzir-se ia num aumento efectivo de 26,5%, ou seja, num jogo CPU bound em que Zen3 a 5ghz dê 100fps, num zen4 terias 126,5 FPS.

Isto contas de merceeiro, mas se assim for, acaba por ser positivo. Também não sabemos as diferenças que o novo iod trará em termos de Infinity fabric, overclock nas memórias, latências etc...
 
Também estou a achar muito estranho, mas estes números são da própria Amd, certo? Por norma até costumam é tentar puxar os números para cima e não o oposto.

Os numeros não fazem sentido se forem só 15% de uplift ST.

Aliás nos slides não falavam em "até 15% de uplift" mas sim ">15%". A apresentação foi algo vaga e pareceu mais um teaser. Mas também é normal tendo em conta que os Raptor Lake devem sair para o mercado primeiro.
 
Back
Topo