Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

AMD Corrects Socket AM5 for Ryzen 7000 Power Specs: 230W Peak Power, 170W TDP​


"AMD would like to issue a correction to the socket power and TDP limits of the upcoming AMD Socket AM5. AMD Socket AM5 supports up to a 170W TDP with a PPT up to 230W. TDP*1.35 is the standard calculation for TDP v. PPT for AMD sockets in the “Zen” era, and the new 170W TDP group is no exception (170*1.35=229.5).

https://www.tomshardware.com/news/a...zen-7000-power-specs-230w-peak-power-170w-tdp


OH wait...

:whistle:
 
Que confusão. Provavelmente a origem desta confusão é os Ryzens Zen 4 não irem ter 170 W de TDP (125?) e isso estar reservado para futuro.
Estão a preparar o socket AM5 para ter 64+ cores no futuro..
:)
Mais de 64 cores com Big Cores (total ou parcialmente) usando só 2 Chiplets?
Estou para ver isso........
 
Mais de 64 cores com Big Cores (total ou parcialmente) usando só 2 Chiplets?
Estou para ver isso........
A 1.4nm, porque não? :D

Mais a sério, acredito que possa ir ao 64 cores. 32 cores de certeza que vai, 64 é provável que vá, nem que seja versão capada em frequência vs Threadripper com mesmo número de cores.

A questão com numero de cores elevados é também a ram, já será com DDR5 mas terá o dual channel ddr5 do am5 bandwidth q.b. para 'alimentar' 64 cores Zen5-6?
 
A 1.4nm, porque não? :D

Mais a sério, acredito que possa ir ao 64 cores. 32 cores de certeza que vai, 64 é provável que vá, nem que seja versão capada em frequência vs Threadripper com mesmo número de cores.

A questão com numero de cores elevados é também a ram, já será com DDR5 mas terá o dual channel ddr5 do am5 bandwidth q.b. para 'alimentar' 64 cores Zen5-6?
Do Zen ao Zen3, em Socket AM4, a AMD passou de um máximo de 8 Cores para 16 Cores e acho que não havia muitas pessoas, no inicio, que achassem que a AMD alguma vez lançaria um Ryzen AM4 com 16 Cores. Eu não esperava ver 16 Cores em AM4.
Agora em AM5, passariam de 16 para 64 Cores ou mais e ainda teriam versões com VCache? Acho pouco provável. 24 Cores é provável, talvez 32 Cores. Talvez até um pouco mais com Little Cores.

Pelo menos em Zen4 acho que não passa dos 16 Cores. Nem estou a ver como é que colocam mais de 16 Cores Zen4 naquele package.
Se tiverem que fazer um Refresh com o Zen4, podem aumentar o TDP (OC de fábrica) e lançar versões com VCache.
 
3D ainda dever demorar e provavelmente limitado ao 7800X ou lá como ser chamado o single CCD 8 cores.

Até aposto que estes zen4 não devem ser melhores em gaming que o 5800X3D
 
Melhores que o 5800X3D vão ter que ser, caso contrário o lançamento dos zen4 não faz sentido.

Acho que o 5800x3d vai ganhar em muitos jogos stock vs stock. Os 20% single threaded não compensam a falta da cache, especialmente quando combinado com a latência extra de ddr5.
Zen já tem problemas de latências graves ao ser chiplet, adicionas ddr5, fabric clocks mais baixo 1:2 = LAGGY AF CHIP

Mesmo assim se comprasse novo ia para zen 4.
 
Última edição:
3D ainda dever demorar e provavelmente limitado ao 7800X ou lá como ser chamado o single CCD 8 cores.
Porquê? Por questões de custo? As versões 12 e 16 Cores já devem ter maiores margens que os de 8 para baixo. Se colocarem VCache e cobrarem um Premium por isso, nas versões 12 e 16 Cores, provavelmente ainda terão maiores margens.
Com dual channel, quanto mais Cores tem o CPU, mais lógico se torna ter versões com VCache.

Tecnicamente eles têm Vcache em múltiplas dies nos Epyc. Não vejo razão para não terem no Ryzen.
Além disso, penso que só estão a usar 1 die de SRAM por Chiplet e há a possibilidade colocarem até 8.

Outro detalhe que reparei, numa das entrevistas de Video que a AMD deu, é que eles pretendem continuar a aperfeiçoar a tecnologia e obter maiores Clocks e habilitar OC nos CPUs com VCache.
Até aposto que estes zen4 não devem ser melhores em gaming que o 5800X3D
Curiosamente, em Linux é um pouco ao contrário, a questão dos ganhos em jogos e programas workstation. É muito variável nos jogos, mas em programas Workstation, tem ganhos em quase todos.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd-5800x3d-linux&num=2
https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=5800x3d-part-two&num=1

Se repararem, há grandes ganhos em compressão, edição de imagem e encoding de audio, que não são assim usos tão pouco comuns.
Se o Windows por agora não mostra grandes ganhos, poderá vir a tê-los no futuro.
 
Sim eu percebo que os zen4 vão ter que levar com DDR5 e ficam limitados à latência da mesma, enquanto que o 5800x3d até com um kit básico de DDR4 3200mhz corre quase tudo sem penalidade nenhuma por ter ram mais lenta.

Mas também ainda não temos informação acerca da L3 nem dos clocks do Infinity Fabric desta geração. Houve a informação que seriam os mesmos, mas também ouvi o Robert Hallock esta semana a dizer coisas interessantes sobre o ratio do FCLK e da DDR5, portanto ainda não sei muito bem o que esperar disto tudo. Mas duvido que a AMD tivesse lançado o 5800X3D se não conseguisse ganhos na geração seguinte relativamente a esse SKU. Até porque ainda é uma tecnologia algo verde, não aguenta voltagens que permitam OC no core por exemplo.
 

Phison E26 PCIe Gen 5 SSD Controller Seen In Action on ASUS ROG X670E HERO Motherboard With AMD Ryzen 7000 CPU, Up To 12.5 GB/s Read Speeds​

 

Artigo completo aqui:

https://www.techpowerup.com/review/amd-zen-4-ryzen-7000-technical-details/

Mais Robert Hallock:


E aqui lá para o final do video ele diz que: "16 cores é o máximo para o lançamento da AM5, mas conseguimos +40% de performance com essa configuração."
Vejo muita gente a subestimar e com muito mocking aos Zen4! Creio que vão ter uma bela surpresa. Ele referiu que os 5.5Ghz all core são fáceis de atingir em Zen 4. Os 5Ghz+ anunciados são conservativos, porque em toda a linha certamente os 7600 andarão nos 5.2/3, os 7800 5.4/5.5 e daí para cima nos 5.5/6/7. O MLID adiantou recentemente que viu +5.6Ghz. Há que referir que isto são valores ALL CORE e não um uma ou duas cores a atingir tal pico. Os 15%+ em ST também são conservativos pois há software que não escala dessa forma, mas preparem-se para ver casos de +40% em vários aplicativos. O Robert adiantou também que face ao que sabe de Raptor Lake, está confiante que Zen 4 terá lead em ST e possivelmente em MT, isto caso não haja uma mudança de última hora da Intel em modo desperate. De qualquer forma não vejo conseguirem adicionar uns 400/500Mhz ao processo de fabrico existente sem o power escalar absurdamente. Zen 4 é a plataforma de consolidação de clock frequency boost, que traz efetivos aumentos de IPC e que tanto faltava à AMD.
 
Back
Topo