1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

ANACOM lança tem.REDE? para verificar a cobertura das redes móveis

Discussão em 'ISPs' iniciada por Varredor, 20 de Outubro de 2020. (Respostas: 10; Visualizações: 1442)

  1. Varredor

    Varredor Power Member

    A ANACOM disponibiliza hoje ao público o tem.REDE?, uma aplicação que fornece informação sobre a cobertura das redes dos operadores móveis no território nacional, permitindo a qualquer utilizador saber onde é que os operadores têm cobertura para disponibilizar serviços móveis de “Voz, SMS e MMS” e de Internet móvel no território nacional.

    O tem.REDE? é uma iniciativa incluída no programa SIMPLEX que fornece informação sobre a cobertura das redes móveis com base na informação disponibilizada pela MEO, NOS e Vodafone. Nesta primeira fase, a aplicação tem.REDE? está otimizada para desktop.

    Hiperligação: https://anacom.maps.arcgis.com/apps/Cascade/index.html?appid=ad3f71dbb09541518f436aa828feb28e

    Cheers
     
  2. diogonogueira03

    diogonogueira03 Power Member

    não estou a conseguir usar no telemóvel..
     
  3. pm2lp

    pm2lp Power Member

    Completamente inútil.

    A informação é disponibilizada pelas operadoras utilizando métodos teóricos, não reais. Por exemplo, no exterior da minha casa, a 1.5m de altura (como eles indicam) nao tem rede nos e meo, seja qual for o tipo de rede. Aí diz que tem todos com cobertura boa e muito boa.
     
  4. Red_Acid

    Red_Acid Power Member

    "A informação disponibilizada é da exclusiva responsabilidade do operador"

    Está tudo dito quanto à fiabilidade destes dados. Na terra dos avós da minha esposa só existe MEO, Vodafone e NOS não têm qualquer tipo de sinal, mas aqui dizem que existe sinal aceitável/básico. Na terra dos meus pais a MEO diz que tem 4G muito rápida quando na realidade se apanhar um pouco de rede para fazer chamadas já é muito bom.
     
  5. Worst News

    Worst News Power Member

    Comédia de site :lol:

    Já agora façam um para redes fixas e depois metam la na minha terra que tem Fibra da MEO. :joker:
     
  6. no-comments

    no-comments Power Member

    Bizarro o regulador desenvolver um site e usar dados exclusivamente dos operadores. Escusado será dizer que também no meu caso os dados apresentados não correspodem à realidade (a Vodafone então nem se fala, tudo verde :rrotflm::rrotflm::rrotflm:)
     
  7. w@rrior

    [email protected] Power Member

    Mas já toda a gente devia saber que o "regulador" apenas serve os interesses dos operadores e fornece alguns bons empregos a uns quantos "amigos".:002:
     
  8. Shook

    Shook Power Member

    Esses dados é o que as operadoras americanas já disponibilizam há anos e pouco valem.

    A única coisa que esses modelos parecem ter em conta é o relevo do terreno. Não inclui obstáculos como árvores, edifícios entre outros, logo a informação que se tira daqui é extremamente imprecisa.

    Também já verifiquei vários lugares onde os valores aqui apresentados não correspondem à realidade. Um deles diz que tem 4G básico (amarelo) mas quando estive lá nem sinal de 4G tinha.

    A informação que serviços tipo nperf apresentam (apesar de não estarem sempre atualizados) são mais fiáveis que estes dados teóricos.

    Já agora, cuidado ao usar o mapa no site porque usa quantidades de RAM absurdas e a tab pode crashar em mobile se o telemóvel não tiver 8GB de RAM ou mais.
     
  9. Tagus2

    Tagus2 Power Member

    Estive a verificar locais onde estive recentemente no Distrito de Vila Real onde não há cobertura de rede móvel das várias operadoras, no entanto no Mapa indicam que a cobertura é boa ou aceitável em todas as tecnologias.

    Tive uma situação há 2 / 3 anos em que a altice Portugal | MEO alegava ter excelente cobertura 4G numa determinada localidade quando não existia qualquer cobertura 4G nessa freguesia, foram vários os contactos e a resposta era sempre que tinham uma boa cobertura, quando no local não existia cobertura. Tudo se devia ao facto de que nos mapas indicava que a localidade em questão tinha boa cobertura.

    São mapas interessantes, mas o mais interessante neste tipo de mapas seria indicarem como acontece em outros Países a localização dos sites / estações com a indicação da tecnologia que possuem e se possível as frequências utilizadas. No Brasil por exemplo esse tipo de informação é público.

    Fica a faltar nos mapas informação da cobertura indoor.
     
  10. hi71460

    hi71460 Power Member

    Bom seria criarem um mapa onde dessem as velocidades de down e up ao minuto
     
  11. polpol_123

    polpol_123 Power Member

    O importante em portugal é o consumidor nao fazer escolhas estando bem informado.
    Portanto isso que propoes nao é compativel com o esquema montado entre os operadores e a "entidade reguladora do sector" aka anacom.