Análise DECO Proteste

Bom dia,

A deco fez uma análise muito interessante aos serviços de telecomunicações (fixos e móveis). Os resultados dão uma imagem tão positiva da Vodafone que até parece tendencioso, mas revejo-me em algumas conclusões (e 3P por €25 é fantástico).

eis o meu contributo :) -

Download da análise da DECO: http://postimg.org/gallery/2aa2phbl4/

Page_1_telecomunicacoes.jpg
 
Comparativo interessante. E não vejo onde é tendencioso. Visto que isso são resultados de inquéritos e não a opinião deles. Logo, eles apenas interpretaram os resultados dos inquéritos.

O serviço da Vodafone, em Fibra principalmente, é quase imbatível em termos de qualidade e preço. É o único serviço sem TS/PUA na Internet, qualidade de imagem para mim a melhor, telefone sem problemas e o único ponto menos positivo são as funcionalidades da box que ficam uns furos abaixo do Meo. Mas sendo que os pontos inquiridos foram: Qualidade de imagem, Internet e Telefone a Vodafone destaque-se claramente neles.

Já no móvel tinha ideia que a Optimus, atual NOS, era a melhor operadora. Mas agora com a história do WoW e a natural adesão em massa de clientes as coisas podem ter mudado (para pior).
 
Os resultados dão uma imagem tão positiva da Vodafone que até parece tendencioso

No mínimo há umas divergências entre o texto e os dados. Por exemplo dizem que na parte de TV a qualidade de imagem e o número de canais são os factores mais importantes e depois mostrar um gráfico em que a Vodafone aparece em primeiro lugar é bastante estranho dado que a Vodafone tem menos dezenas de canais do que a Nus e o Meo e em termos de qualidade de imagem tenho a impressão que a maioria do pessoal diz que a Nus é melhor, basta ler o que se escreve por estes lados :)
Na parte móvel também me parece que o terreno está inclinado para o lado da Vodafone... era giro era mostrarem os dados discriminados para cada um tirar as suas próprias conclusões.
 
O que se escreve por estes lados é que quem experimentou diz que a vodafone tem melhor imagem... Há é muita gente que só experimentou nos e meo e diz que a nos é melhor...
As dezenas de canais é relativo... A meo tem uns 50 canais de rádio enquanto que a vodafone terá pouco mais que uma dúzia... A nível de canais de televisão a diferença não é muita, embora meo e nos tenham alguns canais exclusivos interessantes...
 
O que se escreve por estes lados é que quem experimentou diz que a vodafone tem melhor imagem...

No fórum aqui da Vodafone é algo frequente os ex-clientes Nus queixarem-se da qualidade de imagem... já sei, os tugas nunca estão contentes com o que têm e o operador do vizinho é sempre melhor que o dele ;-)

A nível de canais de televisão a diferença não é muita, embora meo e nos tenham alguns canais exclusivos interessantes...

Em termos de canais nacionais a Vodafone é uma enorme pobreza e tem zero exclusivos: não tem canais como o Canal Q, A Bola TV, CMTV, SIC Caras, Regiões TV, mvm, Canal 180, etc. Em termos de canais internacionais tem outras ausências de peso como a versão HD do Hollywood e canais de documentários e séries que existem noutros operadores. E já nem falo do número baixissimo de canais com gravações automáticas (20 contra 70+ da concorrência). Obviamente que alguém que preze o número de canais vai dar uma péssima nota à Vodafone...
 
As queixas que tenho lido tem sido de alguns clientes que têm problemas na imagem analógica (problemas na instalação por falta de potência de sinal, talvez)... Eu tenho nos e acho que nenhum canal tem imagem decente no analógico... No digital são raros os que acham a imagem da nos melhor que da vodafone, e até têm digital e HD sem box...
A questão é que, dos canais que mencionaste, só a CMTV tem audiências decentes... Outros, apesar de serem portugueses, chegam a ter alturas com audiência zero!
As gravações automáticas já têm cerca de 40 canais e têm os principais de cada temática...

Resumindo: Nada que justifique as diferenças de preços tabelados, o que leva os clientes a deixarem meo e nos se não lhes forem oferecidos preços atractivos pelos departamentos de retenção...
 
A questão é que, dos canais que mencionaste, só a CMTV tem audiências decentes...

Por exemplo o Canal Q é muito pedido no fórum deles, quem gosta, gosta mesmo muito e sente a falta quando muda de operador. O Hollywood HD decerto também a maioria dos clientes iriam querer, e por aí adiante. A lista de canais que a concorrência tem e a Vodafone é suficiente extensa para quem mudar de operador sentir a falta de um ou outro canal que lhe é importante.

As gravações automáticas já têm cerca de 40 canais e têm os principais de cada temática...

Contei-os mesmo agora na box (sou cliente Vodafone): são 21! E não, não tem as principais temáticas. Nem sequer canais importantes como a RTP Memória ou o Eurosport têm gravações automáticas.


Resumindo: Nada que justifique as diferenças de preços tabelados, o que leva os clientes a deixarem meo e nos se não lhes forem oferecidos preços atractivos pelos departamentos de retenção...

Certo mas não é isso que se discute mas sim as conclusões da Deco (ver mensagens anteriores).
 

Sim, se contares com os canais pagos. "Livres" são só 21, na Nus tinha uns 70.

Para terem uma ideia fala-se que a PT paga 1 milhão e 300 mil € ao Sporting para ter o SportingTV na grelha. É muita fruta.

Penso que o valor pago tenha relação directa com o número de clientes, daí estarem todos nas mesmas condições. O que me parece é que a parte de TV é a menos prioritária - o que se reflecte também no actual software cheio de bugs.
O enorme crescimento dá-lhes razão: ao contrário do que escreveram os tontinhos da Deco, a maioria das pessoas não quer saber do número de canais, o preço é de longe o que conta mais. E claro que também não ligam peva à qualidade de imagem, senão o Meo nunca teria chegado aonde chegou.
 
Já tive tvtel, clix, nos e agora vodafone. Destas a que me pareceu ter melhor qualidade de imagem foi a clix sendo a seguir a vodafone. Mas as diferenças não são nada de especial. Falam da qualidade de imagem do Meo como se estivessem a falar de uma stream de 240p do youtube ou coisa parecida. Isso é pura loucura. A qualidade de imagem do Meo pelo que vi também é boa. Aliás na minha opinião não há nenhum operador que se destaque por ter a qualidade de imagem que faça a diferença. A maior diferença está na cabeça dos clientes. Se meteram na cabeça que a qualidade do Meo não presta e as outras são melhores não há volta à dar.

@jorge.antunes como o @tigerpunk disse de certo estas a confundir a qualidade de imagem via RF vs Box. De facto também li alguns comentários por aqui em relação à qualidade de imagem RF da Vodafone, mas é importante que se saiba que essa qualidade está dependente de factores externos à Vodafone. Como por exemplo a qualidade da rede que o cliente tem em casa. Eu para prevenir quando rescindi com a NOS e meti Vodafone antes deles cá virem refiz a rede coaxial completa. E estou satisfeito com a qualidade de imagem via RF. É pena que as TVs onde está com RF não sejam HD e não possam usufruir dos canais digitais. As TVs FHD aqui de casa estão ambas com box.

O problema é que muitas pessoas lêem tanta coisa por aqui que depois acreditam que o pedaço minúsculo de clientes que por aqui participa representa a realidade. E depois quando levam com estes comparativos baseados em clientes "out of box" apanham um choque de realidade.

O serviço da Vodafone é bom e barato. Isto resume o serviço. Peca na falta de alguns canais é verdade e no software da box que ainda não está no "ponto" mas que tem potencial para isso ou a plataforma não fosse a mesma do Meo.

E o preço obviamente que é muito importante. Mas a qualidade do serviço também é. A Vodafone até podia oferecer o serviço se este estivesse sempre a falhar quem o queria? Mas a verdade é que é barato e bom como disse. Dois factores que raramente andam de mãos dadas, mas neste caso andam e espero que assim continue.
 
Última edição:
Eu já tive

TV Tel

TV Cabo / NOS

Vodafone, atualmente


estou melhor servido com o que tenho agora, tanto na net, na imagem tv, então no preço nem se fala.



A Vodafone, podia ter 1000 canais TV

A NOS, 2000 canais

A MEO 5000 canais


Mas qualquer pessoa serve-se somente de cerca de 10 canais, o resto é tudo conversa de treta.

Para que quero eu os canais russos, espanhóis, árabes, etc, só para dizer que tenho muitos canais.


agora cada qual é como é.
 
@arpin não é bem assim. O Meo e a NOS têm canais exclusivos que podem fazer a diferença para alguns clientes. Agora para a maioria, e é isso que este comparativo demonstra, esses canais exclusivos não fazem a diferença.
 
Back
Topo