"Andar" em modo de suspensão!

Boas,
Já pesquisei durante a manhã toda e mesmo assim não cheguei à resposta que queria.
Portanto vinha perguntar a quem usa macbook, mbp, mb air, tanto faz, acho que a questão ronda qualquer portátil..
A minha dúvida é o modo de suspensão, talvez eu seja da velha guarda pois não me cabe na cabeça movimentar um computador estando este ligado, quanto mais um portatil dentro de uma mochila durante umas horas LIGADO :wow:. Bem não é bem ligado... é em modo de suspensão...
É que o modo de hibernação até compreendo.. ele fica desligado, apenas passa info para a memória...

Portanto só queria saber se praticam esta situação, isto é suspender o macbook, mete-lo na mochila e vamos apanhar o metro...
Não há receio de saltar qq coisa? :lol:

Abraço,
 
O modo de suspensão dos computadores Apple é bastante seguro. Quando ele suspende, o que acontece é que as agulhas do disco recolhem, e não como muitos portáteis em que ficam em cima do disco mas paradas. Em relação a isso não tens que te preocupar.
Se estiveres preocupado em relação a bateria, não estejas. No modo de suspensão os macbook's gastam extremamente pouco. Cerca de 1 a 2% de bateria de um dia para o outro (isto em experiência com o meu). A meu ver não tens que te preocupar com o modo de suspensão. Funciona muito bem e é sempre melhor quando abres a tampa do portátil e ele está apto para trabalhar. Não tens de esperar aqueles 1/2 minutos para ele ligar, etc.
Se ainda assim tiveres problemas de segurança, ou seja, ao abrires a tampa o mac inicia logo sem password como predefinição. Pode sempre ir as preferências do sistema, segurança e meteres a "check box" no primeira caixinha.
 
Última edição:
Era práticamente essa a dúvida, um colega disse-me que tinha suspendido durante quase 1 dia e apenas tinha gasto 1%, fiquei foi :wow: ao ver o macbook pro com a luzinha de suspensão a sair da mochila...
Mas essa segurança das agulhas, ja é da marca? Ou só surgiu nos mais recentes MB? E os outros pc's não têm?! Então o modo suspensão para pc é perigoso!!!
É que vejo bastante malta de portatil na mão a fechalo e sem olhar para as luzes, a andar por aí como de um livro se trata-se... sinto-me mesmo old school... mas este tipo de acções põe-me 8| e a pensar que o pessoal simplesmente não se preocupa. Neste momento ainda tenho um pc portatil e hiberno-o sempre, nem que seja para mudar de sala!!!
 
O meu sofre verdadeiros malabarismos mesmo ligado... então com a tampa fechada nem se fala :)

Até porque os Macbook têm um sensor de movimento que bloqueia as cabeças de leitura do disco quando há movimentos bruscos.
 
Acho que já há muito tempo que todas as marcas de discos implementam um parking automático quando a energia é cortada.

Oiço, claramente, o parking quando desligo, ou coloco em suspensão, o meu Toshiba, até se nota uma ligeira pausa entre o desligar da(s) lâmpada(s) do monitor e o desligar completo do portátil, exactamente na altura em que se ouve o "estalido" do disco. Mesmo desligando à bruta, ouve-se o "estalido" e o spin-down do disco.

Para existirem danos são preciso não sei quantos g's, mesmo com o disco a funcionar, não se preocupem muito com isso a não ser que tenham por hábito pontapear as máquinas.
 
Por acaso essa era outra, é que já não jogo futebol à muito, e queria comprar um MB, e sendo assim o meu actual satellite m70 deixa de ter utilidade... a n ser que servi-s de bola... lol
Até mesmo reibi na praia... era engraçado usar o portatil.... mmmh, se fizerem um portatil que aguente essas pancadas já tou a imaginar o anuncio... com a malta na praia... andebol, reibi... bodyboard!? lol
 
O meu em modo de suspensão já viajou para todo o lado, tanto dentro da mochila, como no carro durante 300 km, e mais uma infinidade de situações. No problem ;)
 
Em termos de "trambolhões" e "quedas" que ele dê dentro de uma mochila não tens de te preocupar. Eu utilizo sempre na Universidade e é simplesmente fechar a tampa e abrir quando começa uma aula nova. As vezes uma diferença de 5 minutos. Ele suspende sempre. É uma excelente máquina e a meu ver é bem melhor o sistema Mac para portáteis do que os Windows. Tem uma melhor gestão de bateria e de energia. Se estás a pensar em comprar um Mac aconselho!
Quanto a publicidade de TV, podes sempre fazer um teu e depois mandar para a Apple, ou mandar a ideia para eles. :P
 
Quando o computador fica em suspensão apenas as memórias RAM são alimentadas (e possivelmente a EFI ou qualquer controlo da mobo), de resto tudo fica igual à hibernação/encerramento
 
Última edição:
Tenham é cuidado de não fazer grandes saltos enquanto a luz não começa a piscar. Quando se fecha a tampa, o portátil ainda perde um tempo a escrever para o disco "também" (Chama-se SafeSleep). Isso pode ser desligado.
 
O meu mbpro já caiu (aberto) diante dos meus olhos da cama a baixo (que até é alta) sem que eu pudesse fazer nada... Quando peguei nele novamente estava perfeitamente normal, nem uma mossa, nem nenhum defeito no ecrã, nada!
 
Podem andar em modo sleep durante um período médio, de preferência curto, de tempo de não mais que meio dia, mas que não devem, não. Principalmente com as comunicações externas ligadas.

Ainda sou do tempo em que se ligavam sozinhos, mesmo em modo sleep. Falem com um técnico da apple e vejam o que ele vos diz.
 
O meu mbpro já caiu (aberto) diante dos meus olhos da cama a baixo (que até é alta) sem que eu pudesse fazer nada... Quando peguei nele novamente estava perfeitamente normal, nem uma mossa, nem nenhum defeito no ecrã, nada!

Por aqui passou-se o mesmo. Estava a ver um filme, congelou uns dois segundos e retomou como se nada fosse.

Mas é melhor não abusar da sorte :D

On topic: desconheço que haja problema. Era daquelas coisa q no ínicio me fazia confusão por vir de windows, mas começo a abusar cada vez mais da suspensão. Só não uso quando é para deixar o PC muito tempo sem uso.
 
O meu unibody caiu, de canto (lado do disco), quando tinha acabado de fechar a tampa (ainda estaria a entrar em sleep).. tem uma pequena mossa e disco com sectores danificados (mas que até agora tenho-o usado sem problemas). Uso e abuso do sleep.. só mesmo se for para não usar durante 1 dia!
 
Não há absolutamente problema nenhum em andar com o MBP em sleep mode. O de cá de casa já não conhece um shutdown há mais de 1 ano (a sério). Só restarts quando faz alguma actualização. Está sempre em sleep mode quando não está a ser usado, seja na secretária ligado à corrente, seja no saco de um lado para o outro. O consumo de bateria é mínimo e também não afecta nada a sua duração (está a 98% ao fim de 16 meses).
 
Bem, eu sinceramente no imac praticamente nunca o desligo! Só quando me ausento de casa mais que 2,3 dias..

Quanto ao macbook, tenho o hábito de o desligar! Não sei se é habito que trago dos windows, mas desligo-o 99% das vezes!!

Voçês nos vossos, põem em pausa e depois fecham a tampa, ou simplesmente fecham a tampa?
 
Back
Topo