Android até ~250€ future proof - Muitas dúvidas e muito indecisa

cocax

Membro
A negrito vão as opções que prefiro ou que considero mais fundamentais ou que uso mais

Orçamento / Tipo de compra:


250€(max)

[x] Loja Online (desde que não tenha problemas com a garantia nem com a alfandega ou assim)
[x] Loja Física
[x] Aparelho Usado

Rede:

Livre
MEO (ex-TMN)

Estilo:

Touchscreen de ~5'' no min

Sistema Operativo:

Android



Tipo de Utilização:

Moderada (Utilização entre 3 a 5h de utilização por dia.)
Intensiva (Utilização entre 6 a 8h de utilização por dia.)

Características / Uso:

[ ] Outra (Indicar na descrição)

Além das básicas/óbvias:
4G
Development / Comunidade (Suporte after-market)
Quad Core
Octo Core
2gb ram

Dual-Sim
Flash (Câmara)
GPS
USB
USB OTG
Videochamada (=câmara frontal razoável para fotos)

Uso: chamadas e sms, email, facebook, youtube, restantes redes sociais, bastante navegação na net com vários separadores por vezes, jogos apenas ocasionais e básicos (candy crush, 2048, por aí), pdfs e docs, ebooks, música, fotos, alguns vídeos, e algumas aplicações médicas e são um pouco pesadas (em tamanho/conteúdo e na execução)


Então é assim: tenho um orçamento de 250€ (já esticado de um orçamento original de 200€) para comprar um telemóvel novo. O problema é que não consigo decidir qual será a melhor opção; tenho-me fartado de pesquisar e de ver coisas, mas já estou um pouco confusa.

Ora, eu tenho atualmente um Huawei Ideos X5 com 3 anos (e 4.0.4 - graças à comunidade, senão ainda estava no 2.3) que já se arrasta por todos os lados e crasha até com chamadas e sms, por isso tenho um pouco de pressa em substitui-lo. Quero um telemóvel com não menos que 5'' (vou até aos 4.7'' se necessário), uma câmara razoável (o suficiente para fotografar documentos e fotos de ocasião), a bateria basta que me dure entre sair de casa de manhã e chegar à noite, o dual-sim dava-me bastante jeito (caso contrário terei de andar com outro telemóvel só para o cartão vodafone receber sms), o microSD também (uma vez que não tenho dados ilimitados e preciso de ter músicas, fotografias e alguns livros e documentos no telemóvel) e, e isto é o mais importante, que seja fluido e o mais future-proof possível. É daí a minha exigência num bom processador e nos 2gb de ram: não poderei trocar o telemóvel por no mínimo 3 anos (possivelmente mais) e não queria que chegasse ao estado em que o meu está há quase um ano...

Até há pouco tempo estava completamente decidida no BQ E5 FHD: é dual-sim, tem 5'', 2gb de ram, microSD, boa câmara, etc., além do que eu achava que era um ótimo processador. Só me chateava a falta de 4G pela questão de future-proof que falei acima (atualmente não uso, mas daqui a 3 anos pode ser algo básico). O problema é que com os comentários aos Mediatek fui pesquisar e aprendi algumas coisas:

-a falta de confiança muito generalizada que há na marca (na Mediatek, não na BQ) e da sua fama de ter componentes de baixa qualidade (problemas com GPS, com a antena de telefone, com a antena de WiFi, etc)

-a questão de ser desonesta e não cumprir o GPL ao não libertar o source code já me põe de pé atrás (não gosto de marcas que têm práticas desonestas, pelo menos demasiado óbvias), mas para além disso é o facto de isso dificultar as atualizações futuras e, principalmente, por ter lido que o próprio código em si está muito "mal feito", o que interfere com a performance e otimização do software para um telemóvel com MTK (e que pode ser a origem de muitos dos problemas que são relatados nos chipsets da Mediatek)

-apesar de o processador ser octa, os núcleos em si são fracotes e que, tirando o browser - uso muito poucos jogos no telemóvel - seriam muito poucas as apps que uso que conseguiriam usar mais que 1 ou dois núcleos, pelo que fiquei com medo que com estes núcleos a performance não fosse grande coisa a longo-prazo e mais valesse menos núcleos mas mais potentes.

Com tudo isto fiquei com muito medo que o telemóvel não se aguente 3 anos ou mais. O problema é que com o meu orçamento não tenho muitas outras opções:

-Moto G: agrada-me muito a questão das atualizações da Google, mas é pequeno, só tem 1gb de ram, não tem microSD e o processador não me parece espetacular também.
-Nexus 5: adorava ter um nexus pelo hardware, atualizações e comunidade, mas 400€ é muito caro (a versão de 16gb não me chegava de certeza se microSD)
-OnePlus One: por este até esticava o meu orçamento até aos 300€, mas aquilo parece que não está para breve, a questão dos convites irrita-me muito e já são tantos os atrasos e dificuldade em largarem os convites face à procura gigantesca, que estou com receio que cheguem ao fim e digam que não conseguem cumprir
-LG Maximo G: este está muito barato na ***** e, apesar da falta de dual-sim e microSD, era capaz de pensar nele. Mas já saiu há quase dois anos e por isso tenho receio de estar a comprar um telemóvel tão "antigo" quando preciso que ele me dure tanto tempo... O processador acho que é bom, mas já saiu há bastante tempo... E a nível de atualizações, vai agora receber o ***** e duvido que receba muitas mais.

Dúvidas:
-O BQ é efetivamente uma boa opção para mim e devia deixar-me de minhoquices ou com as minhas exigências é melhor partir para outra ou esperar?
-O S4 Pro do LG é melhor ou pior que o processador do Moto G? Dá para o meu uso? E continuará a dar daqui a uns anos? Como se compara com o do E5 FHD? Não em potência pura ou benchmarks, mas para o uso real.
-Como é a comunidade do LG? Tem suporte da CM, MIUI ou assim?
-Têm mais alguma sugestão além destas? Podem até sugerir um telemóvel mais caro mas que achem que era bom para mim (não é que o vá comprar, mas sempre ficava com uma ideia do que procurar no futuro)

Obrigada desde já e desculpem a composição!
 
Eu sei xD O LG tb não é, só o BQ. Se eu exigir dual-sim, então é que não posso fugir do BQ, por isso estou disposta a abdicar disso se for para melhorar noutros aspetos

EDIT: Aliás, estive a pesquisar mais um pouco e se clahar nem preciso de dual-sim de todo... Eu só preciso do cartão vodafone para receber sms. Receber chamadas, enviar sms e fazer chamadas será do cartão meo (mesmo para responder às que são enviadas para o 91), por isso basta que arranje uma app que reencaminhe as sms do vodafone para o meu não?
 
Última edição:
Por acaso não sabia desse... Mas acho o Moto G um bocado para o fraquinho para mim... Eu preciso de um telemóvel que faça bem multitasking, pq muito frequentemente preciso de ter várias apps e separadores no browser abertos :/
 
Experimenta ver umas reviews no youtube e vais constatar que este snapdragon 400 não é tão fraco como te parece. E 1G de ram é mais que suficiente tendo em conta as optimizações que o android actual apresenta.

O BQ E5HD é equivalente ao moto em termos de processador apesar dos seus 2G de ram lhe darem vantagem nesse aspecto. Atenção que equivalente não significa igual.
 
Humm, vou ver isso, obrigada ;) Mas se eu só preciso do cartão vodafone para receber sms, vale mesmo a pena comprar um dual sim? Não há alguma app que possa reencaminhar as sms, nem que o vodafone fique em casa no meu android antigo?

E se comparares o Snapdragon 400 com o S4 pro, qual é o melhor? É que estive a ver comparações entre o MTK e outros processadores (sem ser benchmarks tipo antutu que conseguem fazer uso dos cores todos ao contrário da maioria das apps, mas que comparam no uso real com outras coisas como caches e mais não sei o quê - não sou propriamente entendida no assunto xD) e o MTK ficava sucessivamente atrás do 600 e assim e outros soc mais antigos (mas arranjei pouca info com o S4 pro), mas o 400 ficava significativamente atrás do MTK...
 
O LG parece o que preenche maior parte dos requisitos...mas por outro lado, já tem dois anos de vida, e a comunidade já deve ter atingido o auge há muito tempo, o desenvolvimento de custom roms deve estar quase morto. Agora em detrimento de melhor desempenho/melhor ecrã/melhor câmara só o Moto G, garante melhor comunidade um hardware mais recente e pouco mais em comparação ao LG.

No entanto espera até amanhã que é dia de aderente na *****, pode ser que haja algum bom negocio.
 
Última edição:
Para o que queres o moto G da perfeitamente, está descansada que ele não se arrasta em nada. Se gostas de roms não vás para dual sim porque normalmente as roms nunca funcionam nas variantes dual sim.
 
Se quiseres mesmo o dual SIM há o Moto G dual SIM, bq Aquaris E5 FHD, etc. Se queres o LTE tens o novo Moto G 4G, que tem slot de micro SD. Por 300€ já arranjas um Nexus 5 na Amazon espanhola, penso.

Já agora, acho (acho!) que li há algum tempo que a Mediatek se iria tornar mais open-source. Mas daqueles lados pouco é de acreditar.

Como o user acima disse, há poucas ROMs para dual SIM, mas para isso é que existe o Xposed Framework, agora depende do que queres.
 
O que acham do LG E975 MAXIMO G não será um melhor opção que as apresentadas. Também ando a cheirar o BQ E5HD, mas a BQ não tem grande suporte, e preciso de um telemóvel que de para por ROMs para daqui a uns 3 anos não andar ainda com o KitKat no telemóvel. Este LG também apresenta melhor performance que o BQ, e está actualmente à venda a 230€ (saiu penso que 400 e tais). E é um S4 Pro a 1.5. gps e glonass (a nível de GPS será muito melhor que o BQ).
 
Última edição pelo moderador:
LG G com sorte encontras a 199.90 na ***** .

É superior ao BQ E5 hd em quase tudo Qualidade de contrução materiais camara ecrã som gps ..




O BQ ganha no Dual sim e no micro sd slot e nos updates oficiais que deve ter de futuro ...

Infelizmente o suporte da LG não deve tardar a desaparecer o aparelho vai fazer 2 anos... o ultimo update deve ser o 4.4 que vai ser disponibilizado este verão sequndo li..



Claro que depois há sempre Roms não oficiais para manter o aparelho atualizado .
 
Última edição:
pois foi o que eu pensei.

Mas o BQ daqui a 2 anos também é provável que já não tenha suporte, e Roms para o BQ é complicado. Enquanto que para o LG sempre vai haver.

Obrigado pela opinião

O HTC já está muito fora do orçamento

Descobri agora o LG G2 à venda na meo a 300€, pelo que vi é o melhor equipamento que se consegue obter pelo preço.
É um equipamento superior ao Galaxy S4 em quase tudo.
O único senão a meu ver é não existir a possibilidade de por cartão externo. Logo temos 16GB no max (o que se for bem gerido também não deve ser muito problemático).
 
Última edição pelo moderador:
Já nem me lembrava desse LG G2 está com 30% desconto só hoje aproveita isso certamente não arranjas melhor ..

Mesmo comparando com um S V não perde por muito ..
 
O Moto G não se arrasta com várias apps... A única lentidão até hoje é o keyboard official da google... sabe-se lá porque, às vezes encrava.

Pelo preço, não se pede mais. o N5 é uma bomba atómica com um ecrã e camera bastante boa. Mas custa bastante mais.

Cumps
 
Back
Topo