Google Play Store

Ah, então não. E da maneira como a app tem acesso á nossa lista telefónica para algo que afinal nem dá assim tanto jeito, parece-me estupidamente perigoso.
 
alguma app (sem ser preciso root) ou maneira de bloquear certas apps de aceder á net?
(por exemplo, o mx player, se tiver ligado á net, ele mostra publicidade (tanto aqueles rectangulos em cima e em baixo - que não chateiam tanto - mas pior, aqueles videos full screen) mas se desligar o wifi/dados, já nao mostra, e eu queria nao ter que desligar/ligar o wifi para ver séries)
 
alguma app (sem ser preciso root) ou maneira de bloquear certas apps de aceder á net?
(por exemplo, o mx player, se tiver ligado á net, ele mostra publicidade (tanto aqueles rectangulos em cima e em baixo - que não chateiam tanto - mas pior, aqueles videos full screen) mas se desligar o wifi/dados, já nao mostra, e eu queria nao ter que desligar/ligar o wifi para ver séries)

Experimenta um Adblock de sistema tipo blockada ou adguard.
 
Enviar uma mensagem ou mail a perguntar se aceitas a partilha dos teus dados era o mínimo que deviam fazer.
Por exemplo o meu número e nome estão na base de dados sem qualquer aprovação minha .

Lol ya, 1 biliao de numeros, iam mesmo confirmar com 1bilião de pessoas se queriam ter lá o número..

Qualquer pessoa que metesse lá um contacto devia legalmente poder ser atropelada à bruta por um cilindro de pavimentar estradas. Será uma coisa que passa pela cabeça qd se acorda? Tipo, "Epá hoje vou ser uma besta e enfiar os meus contactos numa base de dados logo antes de acabar a torrada!"

https://sync.me/optout/ - Fill in the fields below and we will remove your information from Sync.ME within 24 hours


Atropelados por um cilindro de pavimentar estradas. à bruta?! Não.. atropelados sim, mas delicadamente! então? ...


lol
 
Última edição:
nao é preciso ser radical, mas o que o sync.me faz não é correto e, por uma questão de respeito aos nossos contactos, não devemos usar o sync.me. Provavelmente pelo menos alguns deles preferiam nao estar na bd do sync.me mas é isso que acontece se usarmos a app, e sem sequer lhes perguntarem nada.
Podem fazer o optout mas implica cada pessoa ir lá ao site pedir isso.
 
Exatamente. Eu quando usei a app achava que era como a CoSy, só para ligar as fotos do Facebook aos contactos, não sabia que eles gravavam os contactos. Achas bem que alguém divulgue o teu número sem o teu consentimento? O consentimento tem de vir da pessoa, não de terceiros. E agora com a história da proteção de dados, nem sei como isto fica...
 
Sim, porque é só porque existe o Sync.ME que existem bases de dados de números ‍*facepalm*

Vou repetir o que já disse anteriormente, o problema não é eles terem acesso aos números, o problema é eu, que não te conheço de lado nenhum ter acesso facilitado ao teu número de telefone, nome, Facebook, so porque sei um desses, e com a mesma facilidade sei os mesmos dados dos teus familiares e amigos.

É como uma espécie de lista telefónica (aqueles calhamaços de antigamente) onde tinhas o nome do proprietário da linha, mas agora é para qualquer pessoa, juntamente com o Facebook, email, etc.

Ora era possível dizer que não queríamos o número nessa lista telefónica, mas com o sync.me das tu os teus dados a todo mundo, como os de todos os teus contactos, e essa parte é que está mal.
 
A partir do momento em que as permissões de uma aposta são públicas e claras, só aceita quem quer. Não concordo com a opinião de que a culpa é da APP quando o utilizador é claramente informado da aceitação das permissões.
 
Mas os utilizadores que estão nos contactos de outro qualquer marmanjo que decida usar a App é que não têm culpa nenhuma mesmo. E como a App facilita isso, claro que a culpa também é da App.
 
Tem tanta culpa a app como o tipo que a usa.
Um porque pede para aceder aos contactos e os partilha a nível global e o outro porque partilha esses mesmos contactos sem a autorização dos "proprietários".
Os únicos que não têm culpa nenhuma são aqueles cujos contactos são partilhados sem permissão.
Isto para mim é muito claramente uma violação dos meus dados e uma violação ao RGPD.

Há inclusivamente uma carta enviada pela Comissão Europeia ao Truecaller (serviço similar ao Sync.me) que até hoje não teve qualquer efeito.

Podem ver aqui, no final da página "Letter of the Chair of the ART 29 WP to Truecaller" -> https://ec.europa.eu/newsroom/article29/item-detail.cfm?item_id=610173

Edit: A Apple, por exemplo, já baniu este tipo de serviço da App Store:
https://www.theverge.com/2018/6/12/17454736/apple-app-store-developers-contacts-list

Seria boa ideia da Google fazer o mesmo na Play.
 
Última edição:
Que piores motivos?

edit: ya o facto de ter acesso aos numeros de toda a gente. Mas isso é quase óbvio, de que outra maneira poderia fazer o que faz?
Continua a ser uma aplicação do caraças.

Exatamente, uma aplicação gratuita muito útil que ganha muito dinheiro á nossa conta e que de momento possui uma base de dados invejável e muito útil a muitas empresas ou pessoas com intensões umas mais outras menos duvidosas.

Já agora, onde o Sync ou outro, vai buscar o nome dos números de tlm?

Aos nomes que associas aos teus contactos.
Por exemplo, o número de telemóvel do meu sogro está nesse site com o nome "TIO".
Resumindo, a personagem que instalou essa app será um dos poucos sobrinhos que o meu sogro tem!
 
Exatamente, uma aplicação gratuita muito útil que ganha muito dinheiro á nossa conta e que de momento possui uma base de dados invejável e muito útil a muitas empresas ou pessoas com intensões umas mais outras menos duvidosas.

Já me lembrei de fazer uma aplicação que usa-se o sync para criar a minha propria copia da lista telefonica que eles têm. Basta pesquisar todos os numeros possiveis e guardar o resultado como 1 contacto.
910 000 000 - 910 000 001 - 910 000 002 etc etc.
Por 20 euros no fiverr pagas a um indiano que te crie essa aplicacao.
 
Fiquei extremamente desiludida ao ver que a app Android Auto não está disponível em Portugal apesar de estar em muitos países. Para mim era um must para ligar o telemóvel ao carro.. Não percebo pk fazem isto.. Alguém sabe de uma outra app que seja possível usar em Portugal ou como contornar o problema acima ?
 
Back
Topo