Android One vs Android Puro vs outros

wesley_boy

Power Member
Boa noite.

Algum entendido que me consiga elucidar sobre as diferenças dos tipos de Android que vejo por ai ... :-(
Vejo alguns e não sei ao certo que tipo de diferencas se as há e qual a melhor opção..
Por norma uso sempre Huawei e sei que é Android Emui ..
Ou algo semelhante.
Estou em vias de optar por um smartphone brevemente e cada vez mais complicado escolher..
Por norma compro smartphone que dure em media 4 anos "semi actualizado " ...

Alguma ajuda na questão?
Mto obrigado
 
Boa noite.

Primeiro que tudo, não existe melhor opção...teoricamente existiria melhor opção que seria o android "puro" mas na prática não é isso que se verifica em inúmeros casos.

Vamos simplificar. Android puro é o android presente nos pixéis (que são os telemóveis da google e agora acho que já existe um tablet). Não existe qualquer outro dispositivo de momento que use android puro.

Android One teoricamente seria assim....a samsung/xiaomi/huawei/nokia/qualquer marca que exista faz o telemóvel e a google trataria do software. É portanto o sonho "molhado" das comunidades mais técnicas (ou era no passado, hoje em dia já estão mais escaldadas ou menos ingénuas se preferirmos pôr desta forma) porque teoricamente teríamos os updates todos a tempo e horas e o software seria um espectáculo em todos eles.

Só que afinal não, afinal não se percebe bem em alguns casos se é a google que trata deles, se são as marcas...é uma confusão. O que se sabe é que pelo caminho alguma coisa corre mal e as coisas não vêm muito afinadas com tendência a terem pouca estabilidade (não digam que não que tenho visto todos os tópicos de androids ones pejados com críticas). Como não é filho nem das marcas nem da google quase que dá a sensação que ninguém quer saber muito bem daquilo, são bastardos.

Os outros é isso que conheces...cada marca pega na versão de Android e modifica-a à sua maneira. Antigamente eram conhecidas por serem cheias de blotware, coisas inúteis (embora isto dependa do utilizador) que as tornavam pesadas, lentas etc etc etc. Hoje em dia já estão bem mais leves, rápidas, conseguem prestações tão boas ou melhores que o software presente nos pixeis (algumas) além de continuarem a acrescentar coisas que não vêm de origem, muitas dessas coisas úteis outras nem por isso.

Por último dizer que obviamente que as atualizações de versão android têm tendência a serem mais rápidas no android one (e mais rápidas ainda no stock claro) que nas versões das marcas mas que isso também se traduz normalmente numa instabilidade muito maior e maior número de problemas causados por software.

Eu pessoalmente agora já com mais idade e tendo experimentado alguns nexus pelo caminho a única coisa que sinto que possa ser realmente importante para um utilizador comum são as atualizações de segurança (embora não conheça ninguém que tenha tido o telemóvel pirateado devido a isso mas pronto, é sempre aquela cena). Agora o resto? Sinceramente e cada vez mais é uma questão de gosto. Praticamente qualquer uma delas não deixa ninguém mal mais segundo menos segundo.

Para a maior parte das pessoas eu até diria que é muito mais provável encontrar algum software que não gostem (esteticamente) do que um que gostem. Diria que quase toda a gente se habitua ao que vem instalado e pouco mais muda adquirindo o gosto com o tempo. Já se não gostar não gosta mesmo, é mais determinante. Eu por acaso com os nexus tive azar, todos os que recomendei foram devolvidos porque não gostaram de android stock nem por nada e um dos nexus que tive foi devolvido em menos de nada devido a inúmeros problemas no que eu chamo um lançamento "à google" (não gosto de ser beta tester). Portanto também não contes comigo para ser 100% imparcial :p embora não tenha dito nenhuma mentira lá para trás.:winknu:
 
Boa noite.

Por aquilo que percebi o Android One é um projecto novo da Google de tentar levar a versão deles do android aos clientes de telemóveis gama média, e criar assim alguma uniformidade. Eles fazem o software em parceria com as várias empresas e gerem as actualizações. Podes encontrá-lo nos Xiaomi mi A2, os Nokia, Motorola One, etc. Isso permite a algumas empresas maior facilidade em entrar em certos mercados, tipo Xiaomi na Europa e à Google controlar melhor o seu produto e levá-lo a mais gente.

Depois há o Android dos pixel. Produzido em exclusivo pela Google e lança em primeiro lugar as inovações e é gama alta não ao alcance de todos porque o preço não é para quem quer é para quem pode.

Quando falas em android puro, ou android stock, eu não sei exactamente o que é. Para mim são as máscaras do android que as várias empresas fazem, tentando manter o Android o mais básico possível, com poucas aplicações agregadas, para agradar as consumidores que não gostam tanto de sistemas operativos muito elaborados com muitas coisas. Mas não é a Google que faz isso.

Não há um android que seja melhor que o outro, há é preferências diferentes.
 
Muito mas muito obrigado...
Melhor que isto seria impossível.

Acho que consegui entender , apesar de ainda ir ler um pouco mais com atenção

Att
 
Uma nota, atualmente nos Android One as atualização estão a cargo dos fabricantes não da Google. Android One refere-se a terminais com Android stock + apps Google e promete atualizações de segurança 3 anos após o lançamento.

Como android puro entendo o AOSP (Android Open Source Project) ou seja a versão android open source sem a camada de apps da Google, pode ser usada, mas nenhum telemovel é vendido com AOSP, pois seria bastante limitado, o que acontece são os fabricantes com base no AOSP adaptarem os seus sistemas operativos e cada um à sua maneira, dai existirem inúmeras variantes Samsung Experience, EMUI, MIUI, COLOROS, entre milhares de outros, a base é a mesma, Android AOSP, o resto é diferente, a maioria dos fabricantes pelo menos cá na Europa incluem os Google Play services que permitem usar todas as aplicações da Google, mas em outros mercados tal não acontece.
 
(...)

Android puro
é o android presente nos pixéis (que são os telemóveis da google e agora acho que já existe um tablet). Não existe qualquer outro dispositivo de momento que use android puro.

(...)
O novo tablet Pixel Slate corre o Chrome OS (e não Android).
 
Obrigado a todos pelas ajudas.
Pensei que fosse algo mais "especifico" ...
Uma outra questão sempre tive Huawei com o seu Emui ...
Mas agora estou meio inclinado para um Xiaomi e tenho algo receio que não seja tao bom ou que seja menos "facil" ...
Mas tb me chateia a situação dos Huawei e das actualizações que "dificilmente" aparecem ...
Apesar que qdo aparecem sao 100% estáveis...
Uma ajudinha?
Obrigado
 
Obrigado a todos pelas ajudas.
Pensei que fosse algo mais "especifico" ...
Uma outra questão sempre tive Huawei com o seu Emui ...
Mas agora estou meio inclinado para um Xiaomi e tenho algo receio que não seja tao bom ou que seja menos "facil" ...
Mas tb me chateia a situação dos Huawei e das actualizações que "dificilmente" aparecem ...
Apesar que qdo aparecem sao 100% estáveis...
Uma ajudinha?
Obrigado
Não vale a pena complicar, qualquer pessoa com 2 palmos de testa em pouco tempo manuseia bem e adapta-se facilmente a qualquer android, seja android one, emui, Miuim touchwiz ou seja lá o que for.
 
Obrigado...
Tbem tinha essa ideia, mas como havia algumas dúvidas quanto a isso.
Mas com as explicações facilmente entendi a questão...

Agora só falta tentar entender a melhor opção entre os meus " preferidos "
...
Não vale a pena complicar, qualquer pessoa com 2 palmos de testa em pouco tempo manuseia bem e adapta-se facilmente a qualquer android, seja android one, emui, Miuim touchwiz ou seja lá o que for.
 
Eu até agora acho que prefiro o MIUI dos Xiaomi. A questão das aplicações poderem ser clonadas dá jeito, também a gestão de redes wireless dá jeito (dá para guardar password mas não conectar automaticamente, ao contrário do meu OnePlus), e certamente muitas mais coisinhas.
 
Uma nota, atualmente nos Android One as atualização estão a cargo dos fabricantes não da Google. Android One refere-se a terminais com Android stock + apps Google e promete atualizações de segurança 3 anos após o lançamento.

Como android puro entendo o AOSP (Android Open Source Project) ou seja a versão android open source sem a camada de apps da Google, pode ser usada, mas nenhum telemovel é vendido com AOSP, pois seria bastante limitado, o que acontece são os fabricantes com base no AOSP adaptarem os seus sistemas operativos e cada um à sua maneira, dai existirem inúmeras variantes Samsung Experience, EMUI, MIUI, COLOROS, entre milhares de outros, a base é a mesma, Android AOSP, o resto é diferente, a maioria dos fabricantes pelo menos cá na Europa incluem os Google Play services que permitem usar todas as aplicações da Google, mas em outros mercados tal não acontece.
Nem quis ir por aí para não complicar mas sim, tecnicamente nem a versão Android da Google é pura. Nem é assim tão raro apanhar pessoal que considera o Android da Google cheio de lixo também, com as suas apps google play filmes, livros, etc etc, algumas nem dando para desinstalar. Mas normalmente perdoa-se este “lixo” quando é no stock e não se perdoa quase nada nos outros :).

O novo tablet Pixel Slate corre o Chrome OS (e não Android).
ok desconhecia, obrigado pela informação :). Então desistiram de vez dos tablets usando Android.
 
Nem quis ir por aí para não complicar mas sim, tecnicamente nem a versão Android da Google é pura. Nem é assim tão raro apanhar pessoal que considera o Android da Google cheio de lixo também, com as suas apps google play filmes, livros, etc etc, algumas nem dando para desinstalar. Mas normalmente perdoa-se este “lixo” quando é no stock e não se perdoa quase nada nos outros :).
o problema e que as gapps ( gmail, google, filmes etc) acho que nem outros consegues tirar por isso essas sao quase um dado adquirido
 
o problema e que as gapps ( gmail, google, filmes etc) acho que nem outros consegues tirar por isso essas sao quase um dado adquirido
Por vezes desactivo algumas dessas. Sempre ficam fechadas e reverte-as para a versão original, libertando algum espaço. É o compromisso possível. (Tenho tido Moto G's e agora tenho um Nokia 8)
 
Tem a ver com a forma como o Android é "vendido", qualquer fabricante pode pegar no AOSP e utilizar, é open source, no entanto para terem a Play Store necessitam de seguir as regras da Google que inclui a pré instalação dos Google Play Services e mais uma série de apps, ou seja para nós cá em Portugal Android Puro = Android com Google Play services + Google Apps. No entanto em outros mercados como a China, por exemplo, os telemóveis Android não são vendidos com os Google Play Services, mas sim com serviços próprios.
 
Exatamente :). Aliás, se não me engano até existe uma empresa portuguesa que tem uma store que tenta ser alternativa à playstore.
 
Back
Topo