anonimato na net??

No_Kode

Power Member
Olá a todos.

Tenho uma duvida em relação ao anonimato que temos (ou não) quando fazemos qualquer coisa na net.

Por exemplo, nos mails que enviamos, de um qualquer servidor tipo Hotmail, quem recebe esse mail consegue identificar quem o envia (fisicamente)??
Ou seja, consegue-se chegar á pessoa que o enviou? Presumo que o que deve ser possivel de uma maneira +- fácil é descobrir o IP certo? Mas isso traduzido para uma identificação real da pessoa não está ao alcance de qualquer um, estou certo?

Fiquei curioso com a protecção que existe em relação aos nossos direitos de confidencialidade. Claro que existe aquela situação das ilegalidades, tipo a pirataria, em que por ordem judicial conseguem ter acesso ao nome do titular de um IP (?!?), num certo servidor (cabovisão, sapo, etc).

Mas e fora dessas situações? Qualquer pessoa pode pegar num IP de origem de uma mensagem e descobrir a sua identidade? Ou isso passa sempre por uma autorização do servidor que tem essa conta, e em ultimo caso por uma ordem judicial??


Fiquei curioso depois de um "debate" com uns amigos sobre isso.

Obrigado.
 
Olá a todos.

Tenho uma duvida em relação ao anonimato que temos (ou não) quando fazemos qualquer coisa na net.

Por exemplo, nos mails que enviamos, de um qualquer servidor tipo Hotmail, quem recebe esse mail consegue identificar quem o envia (fisicamente)??
Ou seja, consegue-se chegar á pessoa que o enviou? Presumo que o que deve ser possivel de uma maneira +- fácil é descobrir o IP certo? Mas isso traduzido para uma identificação real da pessoa não está ao alcance de qualquer um, estou certo?

Fiquei curioso com a protecção que existe em relação aos nossos direitos de confidencialidade. Claro que existe aquela situação das ilegalidades, tipo a pirataria, em que por ordem judicial conseguem ter acesso ao nome do titular de um IP (?!?), num certo servidor (cabovisão, sapo, etc).

Mas e fora dessas situações? Qualquer pessoa pode pegar num IP de origem de uma mensagem e descobrir a sua identidade? Ou isso passa sempre por uma autorização do servidor que tem essa conta, e em ultimo caso por uma ordem judicial??


Fiquei curioso depois de um "debate" com uns amigos sobre isso.

Obrigado.

possível será sempre... pode é ser mais ou menos difícil chegar lá dependendo de como uma pessoa "anonimiza"
em último caso será sempre necessária uma ordem judicial para que o ISP forneça os dados... o problema é que muito provavelmente os teus dados não estarão só na posse do ISP... existem registo em inúmeros sites que vamos fazendo ao longo da vida... e tudo depende da política de privacidade desses sítios
 
Se o sitio de onde recebeste o mail foi o sitio de onde ele foi realmente enviado, é "relativamente" fácil. Não podes é garantir sempre que sabes isso com toda a certeza.

Até à bem pouco tempo não havia um unico ISP que não pudesses spoofar o sender de um email desde que fosse um email real dessa rede. Atm já requerem auth, mas dantes era um regabofe total.

E contas/boxes comprometidas? São milhares por dia. Se quem comprometeu a conta/box te mandar um email tu não chegas a ele e sim a um pobre coitado que não sabe de nada.

É tudo muito bonito e muito giro, mas como se trocou a segurança pela simplicidade/facilidade nunca vai ser assim tão preto no branco como se poderia pensar.

E quem disse que era só na informática? Vai aos correiros e compra uns selos, à papelaria e compra umas cartas. Escreve a carta e escolhe dois nomes/endereços na lista telefónica. Mete no marco de correiro e puff, fez-se chocapic. Alguem recebe uma carta de outra pessoa. E quem a mandou não foi a pessoa que está no remetente... E tu és quem? Um ilustre desconhecido...

Logo, anonimato? Sim, não, talvez, depende. Rasto existe sempre, mas pode ser tão longo e dificil de seguir que se "perde".
 
Back
Topo