Antergos

petersaints

Power Member
Nova distro baseada em Arch (mas mais user-friendly). É uma continuação do Cinnarch que foi abandonado porque dava muito trabalho manter o Cinnamon up to date no Arch. Agora o default passou a ser GNOME Shell mas o instalador gráfico permite mais algumas opções.

After a month since our last release under the name “Cinnarch”, we’re glad to announce the new name of our project and our first release being out of beta. We’re stable enough to make this step.
We’ve choosed “Antergos”, a galician word to link the past with the present.
Moving forward, all our services are now working with the new name. You’ll have your Cinnarch forum user in our Antergos forum.
We’re very excited with this new release, we have some things to show you.

[h=4]Starting with our graphical installer:[/h] Cnchi has now the ability to install your favorite desktop. Right now you can choose between a Gnome, Cinnamon, Xfce or Razor-qt installation, being Gnome the default choice.

Every desktop comes with the best software to fit its spirit and you will have differents Desktop Managers with each desktop environment. Being GDM with Gnome or LXDE to be more lightweight with Cinnamon or Xfce.
You may wonder why Razor-qt and not KDE. Well, this one was just like an experiment with QT desktops, actually, selecting Razor-qt will install also KDE because we still have to figure it out some QT packages to use. The most difficult choice is with the network manager UI. This is because KDE’s networkmanager needs kdebase-workspace, so for this first release, Razor-qt is working with KWin instead of Openbox (the recommended choice) and KDM is the Desktop Manager
Also, translations were included in Cnchi, but we need translators to work with the new strings.
Several things were fixed in Cnchi:

  • Fixed: Having home in a different drive wasn’t being correctly handled while generating the fstab file
  • Fixed: While having several devices, grub was attempting to be installed in the last device and not in the user selected drive
  • Fixed: Texts were changed to “Justify FILL” and some strings were changed to work correctly with translations
  • Implemented: Automatic login. This feature will configure the several DMs that we have to allow you to log in directly to you account.
  • Fixed: Cnchi wasn’t using user’s keymap selection in the installation. Now it is fixed.
  • Fixed: Username input fixed when writing long usernames
  • New art and slides
  • Other minor bugfixes
The Antergos ISO was prepared to be password-less. You won’t be asked for a password when mounting partitions in Nautilus and like it used to be, also using sudo.
In our services, our current mirrors will be available in Antergos, so don’t you worry if you see that your german/french/chinese… mirror is pointing to a server with the word cinnarch in the URL.
Everyone using Cinnarch must switch to the new Antergos configuration.
Fonte: http://antergos.com/antergos-2013-05-12-were-back/
Website: http://antergos.com/

Alguém já experimentou? Como gosto do conceito de Arch, mas falta-me a pachorra de instalar à pata (coisa que já fiz duas vezes) até era capaz de experimentar. Não sei é se é muito aconselhado usar isto como distro do dia-a-dia. Opiniões?
 
Sim. Mas o Manjaro usa repos próprios que vão-se sincronizando com o Arch (podem ter um tempo considerável de atraso). Este usa os mesmos repositórios do Arch (e mais uns extra próprios).
 
Resolvi testar essa distro e me desanimou muito alem de ser o mais básico dos básicos a instalação é demorada e não funciona de primeira a Rede local mesmo instalando o samba ele se recusa a ligar na rede local...
Então resolvi testar outra distro com base no Arch a distro que estou testando e gostando é Manjaro "com OpenBox" muito pratica de se usar baixo consumo de Ram sua instalação pode ser um pouco confusa mas nada que a gente não consiga instalar.

Abraços.
 
O Manjaro é baseado em Arch Linux mas tem repositórios próprios que sincronizam com os do Arch Linux e sobre os quais são feitas algumas modificações (um pouco como acontece com o Ubuntu que tira snapshots aos repositórios do Debian e realiza modificações, se bem que MUITO menos frequentes do que o Manjaro que é rolling release). Já o Antergos usa os mesmos repositórios do Arch Linux mais alguns repositórios extra (isto é mais o estilo do que acontece com o Mint e o Ubuntu, em que os repositórios base do Mint são os mesmos do Ubuntu mas algumas coisas extra são fornecidas através de repositórios adicionais).

Infelizmente parece-me que Arch Linux (e distros derivadas) não são a melhor solução para quem queira um sistema fácil de usar, estável e simples. Serão eventualmente para quem quer um sistema minimalista e muito personalizável que se mantém bastante actualizado em relação às versões upstream. Mas tirando este nicho muito específico parece-me que são mais as desvantagens do que as vantagens desta família de distros.
 
Eu sou um fã de Debian mas também gosto de ver e testar o trabalho dos outros... Eu estou gostando muito de usar o Manjaro é muito rápido e nunca vi um reboot e desligar do PC mais rápido...
Outra distro que estou adorando usar no meu netbook é CrunchBang com base em Debian meu netbook voa com esta distro é das melhores que usei nele alem de usar apenas 70Mb de Ram.

Abraços.
 
Acabei agora mesmo de instalar no meu portátil, já a bastante tempo que estava para passar do Ubuntu para Arch mas o processo de instalação sempre me pareceu longo e demasiado aborrecido... Aproveitei a oportunidade.
 
Instalei há poucos dias. É a minha primeira incursão pelo mundo Arch apesar de não ser Arch puro.
Gosto especialmente do conceito do AUR que torna desnecessário andar a adicionar ppa's sempre que queremos um programa fora dos respositórios oficiais. Ainda por cima podemos ativar ou não o AUR, fica ao nosso critério.
 
Back
Topo