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AOLYNK DR814 - Valores ADSL

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por ScanneR, 31 de Agosto de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 901)

  1. ScanneR

    ScanneR Power Member

    Alguem que tenha o router Aolynk DR814 pode postar os seus valores da ligação ADSL (Status -> Ports -> dsl)?
    Tenho Sapo ADSL e há uns meses, se não me engano em Maio, tive imenso problemas e acabaram por reduzir o tráafego de 4Mbit para 3Mbit. Ficou tudo bem desde então mas agora estou a ter de novo problemas semelhantes.
    Neste momento o router tem os seguintes valores:

    Connected = true
    Operational Mode = G.Dmt
    State = Showtime
    Tx Bit Rate = 256000
    Rx Bit Rate = 3072000
    Local SNRMargin = 17.0 dB
    Local Line Attn = 46.5 dB
    Local Tx Power = 11.9 dB
    Remote Line Attn = 26.5 dB
    Remote SNRMargin = 29 dB

    Não queria ter de voltar para a Netcabo mas, se a PT se lembra de dizer que tem de tornar a reduzir a velocidade, vai mesmo ter de ser :(

    Thanks.
     
    Última edição: 1 de Setembro de 2006
  2. ScanneR

    ScanneR Power Member

    Mais ninguém tem este modem ligado ao Sapo? Ou mesmo a outro ISP?
    Precisava de confirmar os valores porque ando há 3 semanas com "freezes" na ligação que parecem ser com uma periodicidade, quase precisa, de 5 minutos e do Sapo dizem que não há problemas na ligação. Para eles não há problemas porque dizem que tenho ligações com longa duração, e de facto é, a ligação não vai abaixo mas tenho as tais paragens que me faz cair dos servidores de jogos online. Como se ligar este modem em outros clientes Sapo não dá problemas (afastando assim avaria do modem), e se for durante o dia também não há problemas, queria validar os valores para ver se há algum "fora do sitio".
    Suspeito que o "responsável é o " Local SNRMargin " porque se estiver acima dos 18 tá tudo bem mas se passar para baixo (e ultimamente tenho 16.5db à noite) começam os problemas.
    Obrigado.
     
  3. nunovski

    nunovski I'm cool cuz I Fold

    Tens uma SNR baixa e uma Attenuation alta. Penso que isso são sinais de fraca qualidade da linha, pelo menos para altas velocidades. Podes estar longe da central, ou o cobre estar deteriorado. Espera por alguém mais entendido para te dar explicações mais detalhadas ;)
     
  4. ScanneR

    ScanneR Power Member

    O que não entendo é que esteve cá o técnico da PT e disse que estava bom. Que até devia poder ir até aos 6 mil e tal (devia estar a referir-se a >6Mb). E eu estou já a 3Mb porque em Maio tive problemas semelhantes e os Sapos decidiram reduzir de 4Mb para os 3Mb. A partir dessa altura deixei de ter problemas, até há cerca de 3 semanas :( que recomeçou, desta vez apenas ao fim da tarde.
    Outra coisa que o técnico disse era que eu estaria a cerca de 3,5Km da central.
    Por último, só acontecer à noite parece relacionar a quantidade de utilizadores à redução do SNRMargin (se calhar estou a dizer asneira mas ...)

    PS Estou a fazer um download "grande" e podem ver as "quebras" que aparecem no grafico do getright:
    [​IMG]
     
    Última edição: 15 de Setembro de 2006
  5. nunovski

    nunovski I'm cool cuz I Fold

    3,5Km já é um bocado longe. Isso de à noite o SNR alterar se calhar é possível. A tua central pode estar "atafulhada" de pacotes e a velocidade eventualmente diminuirá. Mas não sou um perito nesta área, não sei se estou a falar correctamente. Mas olha eles reduziram-te a velocidade para 3Mb? Impossível, tu se calhar podes é só conseguir receber 3Mb, mas eles não te podem limitar a 3Mb, se tens uma velocidade superior contratada.
     
  6. ScanneR

    ScanneR Power Member

    Ele reduziram de facto para 3Mb, como podes ver nos dados que obtive do modem. Se reduziram, se bloquearam ou fizeram outra coisa, não sei (sou ignorante nesta matéria :( ). Inclusive um dia recebi um SMS a dizerem que o problema estava resolvido (não estava mas eles diziam que sim) eu decidi então mandar logo um mail a dizer se não seria agora possivel tornar a ter os 4Mb e recebi como resposta :

    "Relativamente à questão apresentada, informamos que foram efectuados testes exaustivos à sua linha telefónica, tendo-se verificado que por questões de ordem técnica e logística a mesma não suporta a velocidade de 4 Mbps / 256 Kbps, pelo que por forma a garantir a estabilidade da ligação a velocidade de acesso foi reconfigurada como 3072 / 256 Kbps."

    Por isso é que estou inclinado em mudar de ISP mas como se for ADSL todos os ISPs usam a linha da PT, terei sempre a mesma dor de cabeça se a origem for cablagem/distância e não problema nas "maquinas" do Sapo. É que alem de ADSL só resta NetCabo e há uns anos tive uma má experiência com eles :( e não queria ter de voltar a usar o serviço deles.


    Thanks.
     
  7. nunovski

    nunovski I'm cool cuz I Fold

    Pois, parece que só te podes virar para o cabo. Ou então sem fios, Zapp por exemplo :P
     
  8. ScanneR

    ScanneR Power Member

    Pelo menos até ao final do próximo mês tenho de ficar no Sapo pois só se pode cancelar o serviço até ao dia 10 para que o mesmo se efective no final desse mês :(
    Ainda estou com esperança que isto vá ao sitio. Vou ter de mandar mais 1 mail ao "suporte" mas queria mandar o máximo de dados comparativos para ver se com a papinha toda feita eles vão lá das canetas.
    Quando a Zapp não é alternativa porque as velocidades/limites tráfego são baixas para o uso que faço :( O Zapp parece ser bom é para quem ande "de um lado para o outro" com o seu portátil e assim tem sempre net à mão, ao contrário do Wi-Fi da PT onde só há nos seus spots e é quando funciona. Não é à toa que a promoção de acesso grátis do Wi-Fi PT se vem prolongando há mais de 1 ano (agora é até Março do próximo ano), quase ninguém deve usar aquilo :)
     

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