Aplicações para netbooks

alakazan

Power Member
Este tópico serve para partilharmos as aplicações que usamos nos nossos netbooks.

De prefência freeware e "leves para o sistema".

Uso:

pdf's- Foxit Reader
editor de código - notepad++
msn- pidgin
browser - firefox
audio player - Billy
calculadora rápida - SpeedCrunch
monitorização de recurso - tinyresmeter

procuro:

Um browser mais leve, o firefox fica um bocado lento, então no youtube..... o flash puxa...
Um cliente para messenger mais leve que o pidgin também era bem vindo.

Tou também à procura de uma alternativa ao MATLAB gratuita mas compativel com scripts MATLAB.
Alguêm tem experiência no assunto que possa recomendar ? é que existem várias (scilab,octave,freemat,sage), mas nunca usei nenhuma o tempo suficiente para avaliar a compatibilidade.
 
Última edição:
Como browser, experimenta o Google Chrome. É extremamente leve (abre quase instantaneamente) e tem uma interface minimalista, porreira para ecrãs pequenos. Eu uso-o para fazer consultas rápidas na net, coisas mais simples. Navegador a sério, para mim, é e será sempre FF+"minhas queridas extensões" :P

Como cliente de IM uso o MSN 8.1. Não tão pesada e feiosa como as versões mais recentes, estável e, enfim, não preciso de andar cá a inventar com coisas novas.

De resto, o Foxit é essencial para pdf's (não só num netbook, mas em todos os pc's - livrem-se do acrobat JÁ!). Uso o Songbird como audioplayer, que é da autoria dos mesmos que criaram o Firefox, e também tem extensões!

Calculadora... a do Windows chega-me, e ás vezes até com Launchy. Já agora, o Launchy, um dos meus programas preferidos, é uma miniaplicação fabulosa que permite a abertura de programas com o simples teclar de duas ou três teclas. Querem abrir o Word? Escrevam "word" e voilá! Magnífico!
 
Sim, o GnomeDo e Launchy são muito semelhantes.

Em relação ao Songbird, gasta poucos recursos. Pode é demorar uns segundos a abrir (aqui demora 4 ou 5, com uma biblioteca de +5000 músicas), mas de pois de estar a correr é levezinho. Gosto dele pela facilidade de personalização e pelos extras que permitem não só mudar os temas mas, por exemplo, para visualizar a letra da música que está a tocar. E tem browser embutido :)
 
- 7zip (da praxe :D)

Software especializado mas leve, pode ser útil para alguém:
- ImageJ (análise de imagem)
- FullProf (cristalografia e afins)

Aproveito para perguntar se o Songbird tem equalizador...

Obrigado!

Cumprimentos,
 
O Songbird ainda não tem equalizador. Ainda é um player muito recente (uma espécia de Firefox 1.0).

Já agora, para edição de imagem não muito exigente, o Paint.NET.
 
Antes de mais queria dar os parabéns pelo tópico...

Tenho um portátil a pouco tempo, mas no meu desktop sempre tive o cuidado de usar os melhores programas funcionalidade/rapidez é o que eu defendo...

...Já conhecia o Google chrome mas nunca o tinha usado isto porque depois de conhecer o Mozilla Firefox, aos anos, nunca mais quis outro browser para Internet...tenho instalado no meu portátil o Vista Ultimate 64bits SP1...devo dizer que este Google chrome em relação ao FF é muito mais lento a aceder, ate a medir a velocidade adsl num daqueles sites tipo "abeltronica" ele da me um Ping muito mais elevado do que no FF... não sei porque!

o Songbird também nao conhecia, saquei e instalei gostei muito da organização e dos plug-ins que ele tras para ver mais informações do artista e etc...ta muito bom...sempre usei o Winamp para ouvir mp3, nunca fui amante do Windows Media Player...uso o classic para ver filmes, mas de eleição para divX no XP era o BSplayer...

Quanto ao Foxit já o tinha instalado num pc antigo que tenho como servidor (P3 500mhz) lol pois e muito leve e faz o que tem a fazer, também fiquei fã e instalei o aqui no Vista e portou-se bem ate ver...

Para comp./descomprimir sempre usei o WinRar...ate aparecer o 7 zip, mas por experiência neste SO que tenho o WinRar e bem mais estável, coloquei o 7zip de parte!
 
Deixo aqui mais uma aplicação, que diria excelente, muitas vezes, pelo menos na área em que estou, fazer gráficos ou uma ou outra conta mais complexa, rapidamente é essencial. Só que parte dessas vezes não se justifica abrir um programa pesado como o MATLAB....então num netbook....
Fica aqui esta sugestão:

SpeQ Mathematics

http://www.speqmath.com/index.php?id=1


A tem sintaxe própria no entanto muito simples. Dá para guardar os scripts.
É extremamente leve. Também tem uma versão portátil para download no site.
 
Última edição:
Back
Topo