1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aplicações para netbooks

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por alakazan, 13 de Abril de 2009. (Respostas: 11; Visualizações: 1375)

1. alakazan

alakazan Power Member

Este tópico serve para partilharmos as aplicações que usamos nos nossos netbooks.

De prefência freeware e "leves para o sistema".

Uso:

pdf's- Foxit Reader
    editor de código - notepad++
    msn- pidgin
    browser - firefox
    audio player - Billy
    calculadora rápida - SpeedCrunch
    monitorização de recurso - tinyresmeter

procuro:

Um browser mais leve, o firefox fica um bocado lento, então no youtube..... o flash puxa...
    Um cliente para messenger mais leve que o pidgin também era bem vindo.

Tou também à procura de uma alternativa ao MATLAB gratuita mas compativel com scripts MATLAB.
    Alguêm tem experiência no assunto que possa recomendar ? é que existem várias (scilab,octave,freemat,sage), mas nunca usei nenhuma o tempo suficiente para avaliar a compatibilidade.

Última edição: 14 de Abril de 2009
  2. Jikul

Jikul Power Member

Como browser, experimenta o Google Chrome. É extremamente leve (abre quase instantaneamente) e tem uma interface minimalista, porreira para ecrãs pequenos. Eu uso-o para fazer consultas rápidas na net, coisas mais simples. Navegador a sério, para mim, é e será sempre FF+"minhas queridas extensões" :P

Como cliente de IM uso o MSN 8.1. Não tão pesada e feiosa como as versões mais recentes, estável e, enfim, não preciso de andar cá a inventar com coisas novas.

De resto, o Foxit é essencial para pdf's (não só num netbook, mas em todos os pc's - livrem-se do acrobat JÁ!). Uso o Songbird como audioplayer, que é da autoria dos mesmos que criaram o Firefox, e também tem extensões!

Calculadora... a do Windows chega-me, e ás vezes até com Launchy. Já agora, o Launchy, um dos meus programas preferidos, é uma miniaplicação fabulosa que permite a abertura de programas com o simples teclar de duas ou três teclas. Querem abrir o Word? Escrevam "word" e voilá! Magnífico!

3. alakazan

alakazan Power Member

isso do Launchy é do género GnomeDo né?

Como é o Songbird em termos de consumo de memória e uso do processador ?

cumps

4. Jikul

Jikul Power Member

Sim, o GnomeDo e Launchy são muito semelhantes.

Em relação ao Songbird, gasta poucos recursos. Pode é demorar uns segundos a abrir (aqui demora 4 ou 5, com uma biblioteca de +5000 músicas), mas de pois de estar a correr é levezinho. Gosto dele pela facilidade de personalização e pelos extras que permitem não só mudar os temas mas, por exemplo, para visualizar a letra da música que está a tocar. E tem browser embutido :)

5. Bensan

Bensan Power Member

- 7zip (da praxe :D)

Software especializado mas leve, pode ser útil para alguém:
    - ImageJ (análise de imagem)
    - FullProf (cristalografia e afins)

Aproveito para perguntar se o Songbird tem equalizador...

Obrigado!

Cumprimentos,

6. Jikul

Jikul Power Member

O Songbird ainda não tem equalizador. Ainda é um player muito recente (uma espécia de Firefox 1.0).

Já agora, para edição de imagem não muito exigente, o Paint.NET.

7. Ralf23

Ralf23 Power Member

8. alakazan

alakazan Power Member

desconhecia o FullProf . thanks ;)

9. _MiNd__

_MiNd__ Power Member

Antes de mais queria dar os parabéns pelo tópico...

Tenho um portátil a pouco tempo, mas no meu desktop sempre tive o cuidado de usar os melhores programas funcionalidade/rapidez é o que eu defendo...

...Já conhecia o Google chrome mas nunca o tinha usado isto porque depois de conhecer o Mozilla Firefox, aos anos, nunca mais quis outro browser para Internet...tenho instalado no meu portátil o Vista Ultimate 64bits SP1...devo dizer que este Google chrome em relação ao FF é muito mais lento a aceder, ate a medir a velocidade adsl num daqueles sites tipo "abeltronica" ele da me um Ping muito mais elevado do que no FF... não sei porque!

o Songbird também nao conhecia, saquei e instalei gostei muito da organização e dos plug-ins que ele tras para ver mais informações do artista e etc...ta muito bom...sempre usei o Winamp para ouvir mp3, nunca fui amante do Windows Media Player...uso o classic para ver filmes, mas de eleição para divX no XP era o BSplayer...

Quanto ao Foxit já o tinha instalado num pc antigo que tenho como servidor (P3 500mhz) lol pois e muito leve e faz o que tem a fazer, também fiquei fã e instalei o aqui no Vista e portou-se bem ate ver...

Para comp./descomprimir sempre usei o WinRar...ate aparecer o 7 zip, mas por experiência neste SO que tenho o WinRar e bem mais estável, coloquei o 7zip de parte!

10. alakazan

alakazan Power Member

Deixo aqui mais uma aplicação, que diria excelente, muitas vezes, pelo menos na área em que estou, fazer gráficos ou uma ou outra conta mais complexa, rapidamente é essencial. Só que parte dessas vezes não se justifica abrir um programa pesado como o MATLAB....então num netbook....
    Fica aqui esta sugestão:

SpeQ Mathematics

http://www.speqmath.com/index.php?id=1

A tem sintaxe própria no entanto muito simples. Dá para guardar os scripts.
    É extremamente leve. Também tem uma versão portátil para download no site.

Última edição: 14 de Abril de 2009
  11. netbokeiru

netbokeiru Banido

Deixo aqui um software chamado SharpKeys. O que faz é modificar as teclas do netbook. Se compro um netbook inglês com este software posso mudar as teclas ao meu gosto. Digamos que meto o xp português e a seguir sou eu que vou ditar qual a tecla para o ^ a tecla para o ç etc.. Uso-o há bastante tempo e é muito útil. http://www.randyrants.com/2006/07/sharpkeys_211.html

12. alakazan

alakazan Power Member

Um browser bom e bastante leve é o k-Meleon, dá 10-0 ao ff em termos de consumo de recursos no meu eeepc 1000he.

Partilhar esta Página